Líder de assentamentos é assassinado a tiros no portão de casa no Pará
15.12.2018

Adonias Silva, G1

Gilson Maria Temponi, líder de assentamentos em Placas, na região da Transamazônica, foi assassinado a tiros em Rurópolis, por dois homens chegaram de moto.

leia mais



Judiciário autorizou 150 ações de despejo contra MST em 2018
12.12.2018

Juca Guimarães, Brasil de Fato

Terrenos com produção agroecológica, ocupados há mais de 20 anos, têm sido alvos de perseguição judicial.

leia mais



Dois Sem Terra são assassinados na Paraíba
09.12.2018

MST

Dois militantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST-PB): José Bernardo da Silva, conhecido por Orlando, e Rodrigo Celestino foram brutalmente assassinados por capangas encapuzados e fortemente armados. .

leia mais



Sem Terra são despejados de acampamento no Ceará
06.12.2018

MST

30 famílias estão sendo despejadas do Acampamento Zé Wilson, localizado no município de Lavras da Mangabeira.A área já está em processo de desapropriação pelo governo do Estado.

leia mais



Justiça suspende reintegração de posse no Quilombo Campo Grande, em Minas
01.12.2018

Brasil de Fato

O Tribunal de Justiça de Minas Gerais suspendeu a reintegração de posse da antiga usina Ariadnópolis, no sul do estado de Minas Gerais. No local ocupado há 20 anos por camponeses sem-terra, vivem cerca de 450 famílias, mais de 2 mil pessoas.

leia mais



Tribunal de Justiça do Paraná condena Syngenta pelo assassinato de agricultor sem-terra
29.11.2018

Ednubia Ghisi e Franciele Petry, Terra de Direitos

A empresa suíça transnacional Syngenta S.A foi condenada pelo Tribunal de Justiça do Paraná pelo assassinato de Valmir Mota de Oliveira, conhecido como Keno, e pela tentativa de assassinato da agricultora Isabel Nascimento de Souza. O assassinato ocorreu em um campo de experimentos ilegais de transgênicos, na cidade de Santa Tereza do Oeste.

leia mais



Pistoleiros aterrorizam moradores de distrito de Nova Mamoré (RO)
26.11.2018

CPT

A Comissão Pastoral da Terra de Rondônia tem recebido denúncias reiteradas de que um grupo de jagunços sediados na Fazenda de Jorge Bispo está circulando na região ameaçando vizinhos.

leia mais



Agricultores de acampamento do MST no Ceará evitam reintegração de posse
21.11.2018

Rede TVT


O clima ainda é de incerteza e receio entre as 150 famílias.



Após 20 anos de produção, juiz manda despejar famílias do acampamento Quilombo Campo Grande
08.11.2018

MST

Com essa decisão serão destruídos 1.200 hectares de lavoura de milho, feijão, mandioca e abóbora, 40 hectares de horta agroecológica, 520 hectares de café, centenas de casas, e currais.

leia mais



Juiz de Buritis (RO) manda despejar na rua agricultores e agricultoras
07.11.2018

CPT

A decisão atinge 35 famílias da ocupação Nova Conquista, situada dentro do Distrito de Jacinópolis, no município de Nova Mamoré, Rondônia.

leia mais



Famílias produtoras do café Guaií sofrem ameaça de despejo
03.11.2018

Matheus Teixeira Batista e Geanini Hackbardt, MST

São 450 famílias, que vivem há mais de 20 anos na usina falida Ariadnópolis, em Campo do Meio, Minas Gerais. Atualmente a área é chamada de Quilombo Campo Grande, possui vasta produção de alimentos e colhe 510 toneladas de café por ano.

leia mais



Organizações sociais do Mato Grosso denunciam possibilidade de novo massacre na região de Colniza
01.11.2018

FDHT-MT, CPT

O conflito que acontece na Fazenda Agropecuária Bauru ou Fazenda Magali nos preocupa. São quase 200 famílias que ocuparam parte da área, e que após um mandado de despejo da juíza da Vara Agrária de Cuiabá, estão na mira de pelo menos 30 pistoleiros.

leia mais



Acampamento do MST é incendiado no Ceará
31.10.2018

Brasil 247

O acampamento Comuna Irma Dorothy localizado em Tamboril (CE), foi incendiado. De acordo com os acampados, quatro homens se aproximaram, atearam fogo próximo aos barracos e saíram correndo aos gritos, pegando suas motocicletas; as 150 famílias acampadas viveram momentos de terror, mas conseguiram controlar o fogo.

leia mais



Acampamento do MST é atacado por eleitores de Bolsonaro no Mato Grosso do Sul
28.10.2018

MST

O acampamento Sebastião Billar, localizado no município de Dois Irmãos do Buriti (MS), foi alvo de ataques e teve um de seus barracos incendiado por um grupo que gritava o nome de Jair Bolsonaro.

leia mais



Líder sem-terra é assassinado no sul do Pará
12.10.2018

Fabiano Maisonnave, Folha de S.Paulo

O líder do Sindicato de Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura Familiar, Aluisio Sampaio foi assassinado dentro de casaem Castelo dos Sonhos, município de Altamira. O sindicalista estava ameaçado de morte. Sua organização, mantém uma disputa com grileiros da região.

leia mais



Atentado político destrói rádio comunitária Gurupá FM do Pará
10.10.2018

Angelo Madson, Idade Mídia - Comunicação para Cidadania

A Rádio Comunitária Educadora de Gurupá FM, 87,9Mhz, na região da Ilha do Marajó, foi invadida, teve equipamentos roubados e o seu estúdio completamente destruindo num incêndio criminoso.

leia mais



Publicação “Conflitos no Campo Brasil 2017” disponível para download
01.10.2018

CPT

A Comissão Pastoral da Terra (CPT) disponibiliza para download gratuito sua publicação anual, "Conflitos no Campo Brasil 2017".

leia mais



PM reprime camponeses que se preparavam para ir ao ato #EleNão em Brasília
29.09.2018

Brasil de Fato

Um ônibus com 13 mulheres integrantes do acampamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) na região de Brazlândia, no Distrito Federal, foi detido pela Polícia Militar.

leia mais



Conselho de Direitos Humanos da ONU aprovou a Declaração sobre os Direitos dos Camponeses
28.09.2018

Jamil Chade, Estadão

O Brasil foi o único país latino-americano a não votar a favor da resolução que visa lutar contra a violência rural e garantir o direito à terra.

leia mais



Casa de militante do MST é alvo de incêndio criminoso no Paraná
31.08.2017

Rene Ruschel, CartaCapital

Wellington Lenon Ferreira Lima, coordenador da Brigada Nacional de Audiovisual do MST, estava em Brasília participando do registro da candidatura de Lula, ao lado da companheira Juliana Cristina de Mello, quando receberam a notícia de que a sua casa no acampamento Herdeiros da Terra, em Rio Bonito do Iguaçu (PR), foi alvo de um incêndio criminoso.

leia mais



Famílias Sem Terra sofrem despejo em Tocantins
30.08.2018

MST

Há mais de um ano que as famílias acampadas sofrem ameaças de mortes e ataques, seja por ações violentas de pistoleiros, seja pelo aparato policial.

leia mais



Liderança de ocupação rural é assassinada no Pará
17.08.2018

CPT

O título de propriedade expedido O trabalhador rural Juvenil Martins Rodrigues, 59 anos, era uma das lideranças da ocupação da Fazenda Pontal, localizada no município de Santa Maria das Barreiras, extremo Sul do Pará (PA). Ele foi assassinado a tiros, por dois homens que pilotavam uma motocicleta e o abordaram na Vila Espírito Santo, no município de Redenção.

leia mais



Força-tarefa resgata 86 pessoas de trabalho escravo em fazenda no interior de Goiás
14.08.2018

IHU

Em fazenda no município de Sítio D’Abadia, trabalhadores dormiam no chão, com mulheres e crianças, e eram expostos a agrotóxicos quando estavam na colheita do café, sem qualquer equipamento de proteção individual. Não havia banheiros suficientes.

leia mais



Pesquisa da UFPI detecta agrotóxico glifosato em amostras de leite materno no Piauí
07.08.2018

Cida de Oliveira, Rede Brasil Atual

Agrotóxico no leite da mãe, abortos e filhos com baixo peso ao nascer são comuns até onde não há produção agrícola. Suspeita é de abuso no uso ou contaminação da água consumida pela população.

leia mais



Café amargo: Fazenda certificada pela Starbucks é flagrada com trabalho escravo
03.08.2018

Daniela Penha, Repórter Brasil

Ação resgatou 18 trabalhadores de fazenda Córrego das Almas, em Piumhi, no interior de Minas Gerais, que tinha dois dos mais importantes selos de boas práticas do mundo.

leia mais



Titulação de fazenda Santa Tereza no Pará foi resultado de uma fraude
31.07.2018

CPT

O título de propriedade expedido pelo ITERPA referente à Fazenda onde pistoleiros atacaram famílias do MST no Pará, foi resultado de uma fraude grosseira. Analisando o procedimento administrativo 2011/76613 que tramitou no ITERPA, constatamos inúmeras ilegalidades.

leia mais



Pistoleiros atacam comunidade camponesa em Barra do Ouro (TO)
30.07.2018

CPT

Nas últimas duas semanas, casas e roças das famílias da comunidade camponesa Tauá foram destruídas por pistoleiros supostamente a mando dos grileiros Emílio Binotto e seu filho, Edilson Binotto, empresários cuja família tenta expulsar há mais de uma década trabalhadores e trabalhadoras da comunidade tradicional.

leia mais



No Pará, Acampamento Hugo Chávez é atacado por pistoleiros
28.07.2018

MST

450 famílias do Acampamento Hugo Chávez, localizado na fazenda Santa Tereza, em Marabá, Sudeste do Pará, foram atacadas por pistoleiros que atiraram várias vezes contra as famílias e atearam fogo nos barracos e na estrada, interditando a única via de acesso.

leia mais



Ao menos dois posseiros e um PM morrem em confronto em Rondônia
26.07.2018

CPT

Policiais militares e posseiros entraram em confronto na região da Linha 29 C, em Nova Mamoré (RO). Foram confirmadas as mortes de dois posseiros, mas número pode chegar a seis. Há também a informação preliminar de um desaparecido.

leia mais



CPT e a RENAP entram com petição de Amicus Curiae na ADI 5771 que discute a constitucionalidade da chamada “Lei da Grilagem”
23.07.2018

CPT

A sociedade está chamando a Lei nº 13.465/2017 de “Lei da Grilagem”, por entender que facilita uma série de ilegalidades e irregularidades. A CPT em articulação com a RENAP entrou com pedido de habilitação como Amicus Curiae na ADI 5771 de iniciativa do Ministério Público Federal, que questiona a constitucionalidade de essa Lei.

leia mais



Comunidades de fundo e fecho de pasto da Bahia
03.07.2018

Jessica Mota e Carolina Motoki, Repórter Brasil

Comunidades centenárias veem os rios secando enquanto são ameaçadas de expulsão pelas mesmas fazendas que desviam as águas.

leia mais



Mais de 400 famílias sofrem ameaça de despejo em Jaciara (MT)
02.07.2018

MST

Centenas de polícias estiveram no acampamento Padre José Tenente Cate, em Jaciara, Mato Grosso do Sul, para uma ação de despejo contra 400 famílias, por pedido da prefeitura municipal. As famílias estão na área há dois anos e meio plantando e cultivando alimentos.

leia mais



Advogada denuncia caráter policialesco de reunão com camponeses em Pará
22.06.2018

Luciana Oliveira

“Pressão psicológica pela presença ostensiva da polícia na sala de reunião: filmando, fotografando, identificando as pessoas e apontando ostensivamente o armamento de fogo”.

leia mais



Justiça "atropela" Incra e despeja ribeirinhos assentados no Marajó
21.06.2018

Lilian Campelo, Brasil de Fato

Valdely Moraes de Souza, 36 anos, viu sua casa de madeira ser destruída no lote de assentamento rural situado na Ilha dos Carás, em Afuá (PA), por homens que cumpriam ordem judicial do juiz da vara única da comarca.

leia mais



Violência do Judiciário - TRF 1ª Região emite ordem de despejo a 96 famílias em MT
18.06.2018

CPT

Situação de injustiça e desumanidade estão sofrendo as famílias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Nova Conquista II.

leia mais



Sem Terra denunciam represália contra acampamento Gabriel Pimenta, em Minas Gerais
09.06.2018

Rozana Maria, MST

Grande imprensa da região de Barbacena criminaliza a luta pela terra e gera insegurança para trabalhadores que vivem em acampamento no município de Antônio Carlos.

leia mais



Nota Pública sobre a possibilidade de despejo de 96 famílias do Assentamento Nova Conquista II (MT)
08.06.2018

CPT

O assentamento das famílias já está consolidado, o INCRA já criou a portaria de criação (nº. 607), bem como demarcou e cortou todos os lotes, porem, as famílias foram surpreendidas com a absurda decisão da desembargadora Daniele Maranhão Costa, do TRF da 1ª Região – Brasília, onde a mesma determina a “suspensão da execução da sentença”. Essa decisão, caso cumprida pelo juízo da 1ª Vara da Justiça Federal de Sinop, irá acarretar o despejo das 96 famílias.

leia mais



Juradas de morte: como sobrevivem lideranças rurais em meio ao aumento da violência no campo
05.06.2018

Daniel Camargos, Repórter Brasil

Trabalhadores rurais que não abrem mão da terra são ameaçados por madeireiros, fazendeiros e até empresas mineradoras por todo o país. Enfraquecimento na política de reforma agrária é apontado como principal fator para escalada de assassinatos.

leia mais



Metade dos assassinatos no campo em 2017 foram chacinas
04.06.2018

Rute Pina, Brasil de Fato

De acordo com o relatório da CPT, das 71 mortes registradas em 2017, 31 ocorreram em massacres; ou seja, 44% das vítimas de conflitos políticos no campo foram assassinadas em chacinas.

leia mais



Assassinado Katison de Souza liderança camponês no Pará
02.06.2018

MPA

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) denuncia o assassinato de Katison de Souza. Ele ia para a casa de seu pai onde trabalhava, no caminho foi abordado e assassinado por vários golpes de facão. O líder camponês foi encontrado à beira da estrada já sem vida em Santa Izabel (PA). Katison vinha recebendo ameaças desde o ano passado.

leia mais



Grileiros e madeireiros anunciam a morte de agricultores na região oeste do Pará
29.05.2018

CPT

Osvalinda e Daniel Pereira são agricultores familiar e estão ameaçados há seis anos por madeireiros e latifundiários do município de Trairão, no oeste do Pará. Ao saírem de casa para fazer a colheita de maracujá, encontraram duas covas que trazem o prelúdio de suas mortes.

leia mais



Jagunços armados tentam invadir acampamento no interior de São Paulo
27.05.2018

Brasil de Fato

Moradores do Acampamento 8 de Março, do município de Riversul, em São Paulo, são ameaçados por posseiros e jagunços, que, armados, tentam entrar no local.

leia mais



Como o Pará se tornou o território dos massacres no campo
23.05.2018

Maria Teresa Cruz, Ponte

“A corrida por terra em cidades como Conceição do Araguaia, Redenção, Santana, Santa Maria das Barreiras começa a partir da abertura da construção da rodovia Belém-Brasília. Quando se instaura o governo da ditadura militar, essa dinâmica aumenta”.

leia mais



Sem Terra sofrem despejo violento no Sertão do São Francisco em Pernambuco
09.05.2018

Rozana Maria, MST

A reintegração de posse dos acampamentos aconteceu a pedido da (CODEVASF) e foi executada pela polícia juntamente com seguranças do projeto de irrigação.

leia mais



Pistoleiros aterrorizam grupo de famílias sem-terra no município de São João do Araguaia (PA)
07.05.2018

CPT

Pistoleiros fortemente armados promoveram uma sessão de violência contra um grupo de 10 famílias que estavam acampadas às margens do Rio Araguaia. Durante quase uma hora os trabalhadores foram vítimas de uma sessão de torturas. Atiraram em redes com crianças dentro, além de derrubarem e pisotearem crianças no chão.

leia mais



Repudio á ofensiva do judiciário contra a luta pela terra no RJ
02.05.2018

MST

Na ocupação do latifúndio em Rio das Ostras pelo MST, onde as famílias que ainda permaneciam aguardando o deslocamento para a nova área, receberam voz de prisão pelo oficial de justiça. "Trata-se de clara tentativa de criminalização da luta por terra e moradia. As famílias já estavam saindo pacificamente quando a oficial provocou o conflito."

leia mais



Assassinado Marcos Antônio Galdino, acampado no Norte do Rio de Janeiro
30.04.2018

MST

Marco estava acampado há cerca de um ano nas terras da extinta Usina Cambahyba em Campos dos Goytacazes, sua morte "é resultado da violência do latifúndio, da impunidade das mortes dos Sem Terra e da lentidão do Incra para assentar as famílias e fazer a Reforma Agrária, o medo existente e a violência são os efeitos da inoperância e do descompromisso com a Reforma Agrária".

leia mais



Acampamento do MST é atacado por milícia no Pernambuco
26.04.2018

Rozana Conceição, MST

O acampamento Lula Livre IV Engenho Planalto, no município de Paudalho, foi atacado por um grupo de 20 a 25 milicianos, que chegaram com muita violência atirando e destruindo todos os barracos.

leia mais



Anapu (PA), um barril de pólvora minado pelo latifúndio
18.04.2018

Patricia Fachin, IHU

“Na região sudeste do Pará, o município de Anapu tem sido muito cobiçado pelo latifúndio porque essa é a última fronteira agrícola do Pará”, informa padre Paulo Joanil da Silva.

leia mais



Ao denunciarem latifúndio, trabalhadores Sem Terra sofrem ameaças do coronelismo da Bahia
18.04.2018

Voz do Movimento

Direção do MST na Bahia denuncia as práticas de pistolagem e de ameaças constantes que as famílias Sem Terra acampadas estão sofrendo.

leia mais



Assassinatos em coflito por terra no campo batem novo recorde
16.04.2018

CPT

A Comissão Pastoral da Terra tornou públicos os dados de assassinatos em conflitos por terra no campo ocorridos no ano de 2017, que bateu recorde, e atingiu o maior número desde 2003, com 70 assassinatos.

leia mais



Dois anos após massacre de Quedas do Iguaçu, no Paraná, nenhum PM foi punido
11.04.2018

Daniel Giovanaz, Brasil de Fato

Agricultores mortos em 7 de abril de 2016 homenageados pelo MST no local dos assassinatos.

leia mais



Três mulheres de Barcarena: ameaçadas, perseguidas e intimidadas
22.03.2018

Catarina Barbosa, Amazônia Real

Três mulheres estão ameaçadas de morte em Barcarena, no nordeste do Pará. Duas Marias e uma Ludmilla. Mulheres pobres, negras, ribeirinhas. Estão intimidadas, perseguidas e atemorizadas porque denunciaram a contaminação dos mananciais por resíduos sólidos da produção de bauxita da maior mineradora do mundo, a Hydro Alunorte.

leia mais



Lideranças fogem de assentamento do Incra após ameaças de morte no Pará
22.03.2018

Fabiano Maisonnave, Folha de S.Paulo

Após sua comunidade riberinhas expulsar garimpeiros ilegais, Francisco Firmino Silva, 68, e Ageu Lobo Pereira, 36, sofreram ameaças de morte e fugiram de um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) na região de Itaituba, oeste do Pará.

leia mais



Sem Terra sofrem despejo no norte da Bahia
18.03.2018

MST

Cerca de 400 trabalhadores Sem Terra, que ocupavam a sede da empresa Frutmag, do Grupo Magnesita, foram despejados nesta quinta-feira (15) do acampamento Márcio Matos.

leia mais



Morte de liderança expõe clima de terror em Barcarena
12.03.2018

Catarina Barbosa, Amazonia Real

A morte de Paulo Sérgio é a segunda de uma liderança da Cainqueama nos últimos três meses e expõe o clima de medo e terror contra os integrantes da associação. Em 22 de dezembro foi assassinado Fernando Pereira, também a tiros, em Barcarena. Desde 2015, as lideranças denunciam crimes ambientais das mineradoras e conflitos fundiários na região.

leia mais



Líder que denunciava Hydro e teve proteção de vida negada pelo Governo é assassinado
12.03.2018

Diário Online

Paulo Sérgio Almeida Nascimento, 47 anos, foi morto com quatro tiros. Paulo era um dos representantes da Associação dos Caboclos, indígenas e Quilombolas da Amazônia (CAINQUIAMA), que desde de 2017 já havia cobrado da prefeitura de Barcarena se a empresa Hydro possuía autorização para construção das bacias de rejeito.

leia mais



Coordenadora geral das Quebradeiras de Coco Babaçu sofre tentativa de homicídio no Piauí
07.03.2018

CPT

Francisca Nascimento, coordenadora geral do Movimento Interestadual das Quebradeiras de coco babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins (MIQCB), sofreu uma tentativa de homicídio no município de São João do Arraial, no Piauí.

leia mais



O veneno que vem pelo céu
02.03.2018

MST

No assentamento Luiz Beltrame, interior de São Paulo, as famílias denunciam a situação de violência, os problemas de saúde, a contaminação da água, da terra e do ar provocadas pelos produtos químicos, que também atingem uma estação ecológica.

leia mais



Acampamento de Sem Terra é atacado por pistoleiros no Rio Grande do Norte
24.02.2018

MST

Cerca de 50 famílias do acampamento Independência Camponesa, localizado as margens da barragem de Tabatinga, no município de Macaíba, foram atacado por pistoleiros encapuzados. Os trabalhadores foram ameaçados por disparos, dentre os quais atingiram os pneus de um carro de um acampado, anunciando que as famílias tinham uma semana para sair do acampamento.

leia mais



No Cerrado piauiense, comunidades sofrem violências e perdem seus territórios
22.02.2017

CPT

As entidades que compõem a Articulação dos Povos Impactados pelo Matopiba e a Campanha Nacional em Defesa do Cerrado, apoiadas por movimentos e organizações nacionais e internacionais, vêm novamente a público denunciar o alarmante aumento da violência e de violações de direitos às comunidades do Cerrado no Piauí, presentes na região de implementação do Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba (PDA MATOPIBA).

leia mais



Imobiliárias agrícolas transnacionais e a especulação com terras na região do MATOPIBA
15.02.2017

Rede Social de Justiça e Direitos Humanos

Publicação da Rede Social de Justiça e Direitos Humanos, com apoio de "Land Research Action Network - LRAN".

leia o livro



Tribunal de Justiça suspende despejo da Comunidade do Engenho, no Maranhão
14.02.2018

Renato Santana, Ascom/CIMI

Conforme a vontade do juiz, os habitantes não deveriam mais ocupar a terra que sempre lhes pertenceu; e a posse seria entregue para o sujeito que se autointitulou dono. Mas, a Defensoria entende que a comunidade está há bastante tempo no local e recebe fomentos de bancos oficiais para atividades de agricultura familiar. Caso a reintegração fosse levada adiante, a comunidade “pode vir a sofrer danos irreparáveis”..

leia mais



Assassinato de líder de assentamento pode ter ligação com disputa de terras, diz polícia em MT
09.02.2017

CPT

O assassinato de Carlos Antônio da Silva, de 51 anos, líder de um assentamento rural, pode ter motivação relacionada à disputa de terras em Mato Grosso. Ele foi morto a tiros em frente à Prefeitura de Paranatinga. A vítima havia registrado em 2017 boletins de ocorrência a respeito de ameaças.

leia mais



Entidades repudiam norma que facilita aprovação de transgênicos
07.02.2018

Cida de Oliveira, Rede Brasil Atual

Resolução da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) simplifica ainda mais a entrada de biotecnologias pouco estudadas e que põem em risco a saúde, o meio ambiente e a soberania alimentar.

leia mais



Trabalhadores rurais e agente da CPT são ameaçados de morte por protestarem contra lixão em assentamento
06.02.2017

CPT

Os assentados no Povoado Remanso, situado no município de Grajaú, no Maranhão, reivindicam que a Prefeitura Municipal encontre outro destino para depositar o lixo da cidade que não seja no território da comunidade, mas relataram que receberam intimidações e ameaças de morte. Lutam para defender o último pedaço de terra que o latifúndio ainda não dominou.

leia mais



Projeto de lei proibe o livre plantio, armazenamento e distribuição de sementes
06.02.2017

eCycle

O projeto de lei (PL) 827/2015 de autoria do deputado Dilceu Sperafico (PP-PA), conhecido como Projeto de Lei de Proteção aos Cultivares, quer estabelecer pagamento de royalties pelos agricultores que plantem as chamadas cultivares.

leia mais



Acampados de São Joaquim do Monte (PE) sofrem com despejo violento
31.01.2018

MST

Mais uma vez o Estado usou toda a violência e todo o tipo de humilhação e destruição contra famílias acampadas há 18 anos na fazenda Jabuticaba no município de São Joaquim do Monte, Agreste de Pernambuco.

leia mais



Em cada 10 deputados federais, 6 têm atuação desfavorável ao meio ambiente, indígenas e trabalhadores rurais
30.01.2018

Ana Magalhães e Reinaldo Chaves, Repórter Brasil

Pelo menos 313 deputados federais, ou 61% da Câmara, têm atuação parlamentar desfavorável à agenda socioambiental. Eles votam e elaboram projetos que têm impacto negativo para o meio ambiente, povos indígenas e trabalhadores do campo.

leia mais



“Embora eu seja brasileiro, eles me excluem”
27.01.2018

Repórter Brasil

Oito comunidades tradicionais que durante muito tempo se beneficiaram de certa invisibilidade e usaram estratégias silenciosas de relacionamento com o resto da sociedade para permanecerem nos territórios que ocupavam. Hoje gritam a sua existência. Dar nomes aos seus modos de vida é um jeito de combater o avanço de invasores sobre suas terras e sobre suas águas.

leia mais



Momento do sepultamento de Marcinho Matos, líder do MST da Bahia
26.01.2018

Revista Fórum

leia mais



No Rio Grande do Norte, famílias sem-terra sofrem despejo
26.01.2018

Janaína Lima, Brasil de Fato

Cerca de 800 famílias que vivem em seis acampamentos em Rio Grande do Norte são despejadas.

leia mais



Toda nossa rebeldia quando matam um Sem Terra
25.01.2018

Voz do Movimento

É com pesar e revolta que recebemos a triste notícia do assassinato do companheiro Márcio Matos (33), dirigente do MST e referência política na luta pela terra no estado da Bahia. Marcinho, como era conhecido, foi morto em sua casa, localizada no Assentamento Boa Sorte, em Iramaia, na região da Chapada Diamantina.

leia mais



Desapropriação de agricultores em Manacapuru (AM)
13.01.2018

Adauto Siva, Noticias@.com


Desapropriação de 180 famílias feita para os donos da Fazenda Exata.



Defensor de direitos humanos foi assassinado no Pará
12.01.2018

Rede Brasil Atual

Valdemir Resplandes, liderança da luta pela reforma agrária, foi morto a tiros em Anapu, cidade é a mesma em que a missionária norte-americana Dorothy Stang foi morta, em 2005.

leia mais



Balanço da questão agrária brasileira em 2017
12.12.2018

CPT Regional Nordeste 2

O ano de 2017 começou e terminou sangrento; vimos consolidar no Brasil – através de uma sucessão de ataques a direitos conquistados historicamente pelo povo brasileiro – um sombrio ciclo de retrocessos políticos.

leia mais



Sumiço de trabalhadores no sul do Amazonas pode ter relação com disputa de terra pública com empresa
12.01.2018

CPT

A Polícia Civil do Amazonas procura dois funcionários de uma fazenda acusados de suposto envolvimento no desaparecimento de três trabalhadores rurais, entre eles uma mulher, da ocupação Comunidade Igarapé Araras, no município de Canutama, no sul do Amazonas.

leia mais



Trabalhadora Sem Terra é assassinada no extremo sul da Bahia
26.12.2017

Voz do Movimento

A Sem Terra Damiana Farias, 46 anos, moradora do Acampamento Gildásio Sales Ribeiro, entre o povoado de Vera Cruz e o município de Porto Seguro, foi assassinada na estrada que liga o lote, onde trabalha, à sede do acampamento. As famílias acampadas ficaram revoltadas e trancaram a BR 367 por quatro horas e exigiram justiça.

leia mais



Desaparecimento das lideranças sem-terra Flávio de Lima de Souza, Marinalva Silva de Souza e Jairo Feitosa Pereira em Canutama (AM)
21.12.2017

CPT Roraima

O desaparecimento das três pessoas deixou toda a comunidade e os familiares das vítimas revoltados. Mais de cem pessoas fecharam a BR-319 para exigir das autoridades dos estados de Rondônia e Amazonas que tomem as providências cabíveis o mais rápido possível. Os manifestantes também pedem que seja expedido um mandado judicial para que as buscas aos desaparecidos também sejam realizadas na sede da fazenda Shalom. Os desaparecidos são lideranças da ocupação Igarapé Araras que foram ameaçadas por latifundiários.

leia mais



Pescadores tradicionais sufocados por deserto verde da Fibria S.A temem pelo futuro
20.12.2017

Thomas Bauer, CPT Bahia

Os monocultivos de eucalipto, controlado pela Fibria S.A ameaça a sobrevivência de pescadores tradicionais da região Sul da Bahia, que são criminalizados por defender seus direitos territoriais e a RESEX Cassurubá.

leia mais



Sobre os despejos de camponeses/sas no Paraná e outros estados
20.12.2017

CONIC

Foi com indignação e assombro que assistimos ao vídeo da ação de despejo realizada contra camponeses e camponesas. As imagens das pessoas tendo suas casas derrubadas por máquinas, sem ao menos conseguirem retirar seus pertences, são chocantes.

leia mais



Estrondo: a imposição da força do agronegócio na Bahia!
19.12.2017

Thais Lazzeri, Repórter Brasil

Sequestro relâmpago, cerceamento de liberdade e instalação de cercas elétricas nos quintais de comunidades tradicionais geraizeiras. Essas são algumas das acusações contra o megaempreendimento administrado pelo ex-banqueiro Ronald Levinsohn.

leia mais



Com policiais soltos, sobreviventes do massacre de Pau d'Arco temem mais repressão
19.12.2017

Júlia Dolce, Brasil de Fato

Os camponeses estão receosos com a decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Pará que determinou a soltura dos policiais envolvidos na massacre, porque “essa decisão reforça mais ainda esse medo de algum tipo de repressão, porque eles conviviam e convivem com uma pressão psicológica que pode resultar em uma pressão física. Isso reforça mais ainda a questão da impunidade. Reforça mais ainda que o poder público é totalmente pró-latifúndio em detrimento dos trabalhadores e da luta pela reforma agrária".

leia mais



Acampamento Paulo Freire sofre incêndio criminoso, na Paraíba
18.12.2017

Thaís Guedes, MST

O acampamento Paulo Freire, localizado no município de Sumé, na região do Cariri Paraibano, sofreu um incêndio criminoso. As 30 famílias acampadas as margens da BR 412 foram surpreendias com o fogo. Com a ajuda da vizinhança as chamas foram contidas, entretanto 5 barracos foram queimados, tendo 9 famílias perdidos todos os seus pertences e alimentos.

leia mais



Repudiam ação de despejo no acampamento Hugo Chávez, no Pará
14.12.2017

MST

O governo do estado do Pará colocou na rua 300 famílias Sem Terra e 150 crianças, a 10 dias do Natal. O despejo contra o Acampamento Hugo Chávez, em Marabá, Pará, foi realizado na manhã de hoje por um grande aparato policial, apesar do apelo feito pelas organizações, movimentos e entidades sociais nacionais e internacionais, religiosos e artistas para que a ação fosse suspensa.

leia mais



Jagunços tentam assassinar dirigente do MST em Minas Gerais
06.12.2017

Geanini Hackbardt, MST

Dois homens armados cercaram o dirigente do MST, Silvio Netto, apontando armas contra sua cabeça. Silvinho, como é conhecido, voltava da área Quilombo Campo Grande, onde é assentado, quando os homens o obrigaram a parar o carro. O crime não se efetivou porque outro veículo passou pelo local e os pistoleiros fugiram.

leia mais



Intervenção federal despeja mais de 100 famílias no interior do Paraná atendendo pedido da indústria madeireira Zattar
01.12.2017

Porém.net

Duas comunidades rurais de mais de 25 anos de existência foram surpreendidas por um grande aparato policial no município de Pinhão, centro-sul do Paraná. Mais de 100 famílias foram expulsas de suas casas por ordem do Supremo Tribunal de Justiça.

leia mais



Após mais de duas décadas, MST conquista área emblemática no Pontal do Paranapanema
30.11.2017

Gerson de Souza, Brasil de Fato

A Fazenda Nazaré, localizada em Marabá Paulista, foi transformada no assentamento Irmã Gorete.

leia mais



Em Rondônia: 290 famílias de pequenos agricultores despejadas pela PM do assentamento denominado Flor do Amazonas, deixadas em ginásio do Candeias do Jamari
30.11.2017

Gizelle Freitas, Esquerda online

Em menos de quinze dias, o Estado de Rondônia, através de sua Polícia, efetiva atos de violências por duas vezes às mesmas famílias.

leia mais



Acampamento Marcelino Chiarello sofre despejo em Santa Catarina
29.11.2017

Juliana Adriano, MST

Cumprindo decisão da juíza da 1ª Vara de Chapecó, 180 famílias são despejadas pela Polícia Militar. As famílias estão sendo obrigadas a sair da área ao longo do dia. A tristeza e indignação é profunda.

leia mais



MST e MPA denunciam incêndio criminoso no Acampamento União, em Ponto Novo (BA)
28.11.2017

Voz do Movimento

O Acampamento União, localizado numa área abandonada da empresa Sito Barreiras, em Ponto Novo, no norte da Bahia, foi incendiado. A área é ocupada por 100 famílias do MST e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que denunciam o caráter criminoso do incêndio, cujo objetivo, segundo as organizações é coibir a luta, intimidar os trabalhadores e obrigar a saída das famílias.

leia mais



Pará: Mais de 700 famílias produtoras rurais ficam sem ter para onde ir após despejo
27.11.2017

Lilian Campelo, Brasil de Fato

Por ordem do Tribunal de Justiça do estado do Pará, o Comando de Missões Especiais (CME) da Polícia Militar destruiu casas e plantações do acampamento camponés Helenira Rezende, localizado às margens da BR -155, no Km 52, entre Marabá e Eldorado do Carajás.

leia mais



Violência no Pará: a parte que te cabe deste latifúndio
23.11.2017

Júlia Dolce, Brasil de Fato

O aumento dos conflitos agrários e dos assassinatos de camponeses no Sul e no Sudeste do Pará. “Aqui o poder é que impera, o latifúndio está ‘se achando’”.

 leia mais



“Não corre senão vai morrer todo mundo”, relembra sobrevivente do Massacre de Pau D’Arco, no Pará
20.11.2017

Elvis Marques, CPT

“A dona Jane falava: ‘não faz isso com os meninos não’. Eles falavam ‘sua velha, gorda, era tu que a gente queria mesmo’. E batiam nela. Depois, atiraram muitas vezes nela. Escutava ela gemendo. Eu escutei os meninos chorando. ‘Não, por favor, a gente não vai correr não, senhor. A gente está quieto’. Os policiais falavam: ‘bota a mão na cabeça seus vagabundos. Deita no chão e bota a mão na cabeça para dormir’. E aí começaram a atirar, bastante.”

 leia mais



Justiça de Pará decide despejar 2,8 mil acampados do MST no Marabá
23.11.2017

Brasil de Fato

O Tribunal de Justiça do Estado do Pará determinou a reintegração de posse do acampamento Helenira Rezende, onde vivem 700 famílias em Marabá, município localizado no Sul do estado. Movimento ocupa área desde 2010.

 leia mais



Mais de duas mil famílias perderão suas casas e plantações no Pará
06.11.2017

MST e CPT

Cerca de oito mil pessoas estão sendo expulsas de suas casas e tendo suas plantações destruídas em uma mega operação de despejo que iniciou em Marabá, Pará, no início da semana passada. 115 policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar, permanecerão nos municípios próximos de Marabá para cumprir liminares da Vara Agrária e do Tribunal de Justiça do estado.

 leia mais



MST se posiciona contra criminalização midiática e pela defesa dos territórios em Correntina (BA)
06.11.2017

Voz do Movimento

O MST denuncia publicamente a má apuração dos fatos ocorrida por diversos veículos de comunicação a respeito da ocupação e manifestação de comunidades agrícolas nas fazendas Igarashi e Curitiba, no distrito de Rosário, em Correntina, oeste de Bahia. Não há envolvimento do MST nessa mobilização, porem, reiteramos que apoiamos as ações de denúncia ao agronegócio, principalmente quando existe um processo de privatização de recursos naturais e estão secando os rios.

 leia mais



Pistoleiros, policiais e pecuarista são condenados em Rondônia por morte de sem-terra e tentativas de assassinato
30.10.2017

CPT

O julgamento dos acusados das mortes de dois jovens sem-terra – Ruan Hildebran Aguiar, 18 anos, e Alysson Henrique Lopes – e da tentativa de assassinato de outras três pessoas na Fazenda Tucumã, na Linha 114, no município de Cujubim (RO), no dia 31 de janeiro de 2016, foi concluído com a condenação a 30 anos de Rivaldo de Souza (executor); 30 anos de Moisés Ferreira de Souza (executor); 28 anos e perda de farda ao cabo da Polícia Militar Jonas Augusto dos Santos (executor). Quanto aos mandantes, o pecuarista Sérgio Sussuma Suganuma foi condenado a 08 anos e 04 meses de prisão por intermediar a contratação dos executores.

 leia mais



Ocupação do MST consegue suspender despejo em Limeira, no interior de São Paulo
21.10.2017

Mariana Pitasse, Brasil de Fato

“É uma vitória, parcial ainda, mas bastante importante. Não vai ter despejo por enquanto, mas eles ainda podem voltar atrás, por isso temos que continuar atentos. Pouco a pouco, esperamos continuar conquistando novas batalhas até conseguir a área definitivamente”, afirma Selma Santos, da Frente de Massas do MST.

 leia mais



No Extremo Sul baiano, Sem Terra é assassinado em casa no Assentamento Cruz do Ouro
15.10.2017

Voz do Movimento

Um homem encapuzado, ainda não identificado, invadiu a casa do trabalhador Sem Terra João Ferreira dos Santos (56), mais conhecido como João do Ouro, no Assentamento Cruz do Ouro, localizado em Itamaraju, Extremo Sul baiano, e efetuou disparos com uma arma de fogo matando ao camponés e ferindo a seu filho, de apenas 16 anos.

 leia mais



Usina Petribú, em Pernambuco, impede que família camponesa tenha acesso à energia elétrica
06.10.2017

CPT Nordeste 2

Cercada pela plantação de cana, família camponesa, que vive há décadas em sítio no estado de Pernambuco, aguarda ansiosa por rede de energia elétrica - uma luta antiga.

 leia mais



Ameaças e violência em comunidades do Cerrado piauiense
22.09.2017

APIM

Clima de ameaças, insegurança e medo que reina em comunidades dos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Santa Filomena, Gilbués, Bom Jesus, Currais e Monte Alegre. Adaildo José da Silva, morador do povoado Morro D’água, no município de Baixa Grande do Ribeiro (PI), ao sair de sua casa para levar os filhos para a escola, foi vítima de uma emboscada, em que foi ameaçado de morte com o uso de um facão e agredido física e verbalmente.

 leia mais



A história do colégio que ficou sem terra
13.09.2017

Cristina Chacel, Projeto Colabora

Governo autoriza mas Justiça despeja escola de trabalhadores rurais em MG. O juiz titular da Vara Agrária de Minas, a primeira do Brasil, criada em 2002, é Octávio de Almeida Neves – casualmente primo do senador Aécio Neves.

 leia mais



MST condena a criminalização por Reforma Agrária no estado de SP
13.09.2017

MST

O MST do estado de São Paulo informa sobre a situação atual dos presos políticos e resistentes à prisão, e também denunciar o processo de criminalização decorrente dos conflitos sociais gerados pelo Agronegócio e pelo Estado.

 leia mais



O Procurador-geral da República pede inconstitucionalidade da "chamada '"lei da grilagem"
02.09.2017

Rede Brasil Atual

A Ação Direta de Inconstitucionalidade pede ao STF a suspensão imediata da lei pelos prejuízos que pode causar. “A lei impugnada tem o efeito perverso de desconstruir todas as conquistas constitucionais, administrativas e populares voltadas à democratização do acesso à moradia e à terra e põe em risco a preservação do ambiente para as presentes e futuras gerações”.

 leia mais



Tortura e cárcere privado praticado por família de fazendeiro em Nova Guarita (MT)
25.08.2017

CPT e Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso

As famílias do Assentamento Raimundo Viera III (Lote 10) - Gleba Gama, situado em Nova Guarita- MT vivem sob ameaças constantes e uma violência que não está tendo limites, cometidas pela família Braga (Izairo Batista Braga, Carlos Raposo Braga e esposa, netos, cunhados, genros, sobrinhos), que vão desde ameaças de morte, tortura, cárcere privado, queima de casas, cortes de cercas, envenenamento por pulverização aérea de agrotóxicos, disparos de armas de fogo nas casas e veículos.

 leia mais



Justiça Federal proíbe Incra e União de adotar medidas que paralisem a Reforma Agrária
25.08.2017

Iris Pacheco, MST

O Ministério Público Federal (MPF), por meio do procurador regional dos Direitos do Cidadão, Fabiano de Moraes, desde maio deste ano ajuizou o processo, cuja liminar foi emitida pela juíza Clarides Rahmeiero, contra a decisão do Tribunal de Contas da União (TCU) em 2016, que determinou, por meio do Acórdão 775, a paralisação do programa de Reforma Agrária em todo o País.

 leia mais



Denúncia do despejo na comunidade de Canabrava, em Buritizeiro (MG)
24.08.2017

Conselho Pastoral dos Pescadores

A Policia Militar (PM-MG) chegou e destruiu todos os barracos que a comunidade havia reconstruído. As famílias estão refugiadas na ilha da Esperança, e, durante o dia, na atividade de pesca, mesmo estando no canal do rio, tiros são disparados desde a margem onde os jagunços do fazendeiro estão fazendo guarda.

 leia mais



Na Justiça do Pará, dano patrimonial pesa mais que morte de sem terra
21.08.2017

Rodrigo Martins, Carta Capital

Há dez meses, 22 camponeses estão presos por depredar uma fazenda. Os policiais envolvidos na chacina de Pau D'Arco estão soltos.

 leia mais



MST denuncia a criminalização na luta pela terra em São Paulo
17.08.2017

MST São Paulo

O MST vem à público denunciar mais uma vez as perseguições e tentativas de criminalização da luta por Reforma Agrária. Tais ações acarretam na decretação de prisões preventivas arbitrárias contra agricultores e lideranças sociais, em virtude da luta desempenhada para que as terras que não cumprem sua função social sejam destinadas à Reforma Agrária. A resistência se transforma de pólo protetor fundamental para seguirmos em luta.

 leia mais



Vigília pela justiça e pela paz no campo em Rondônia
16.08.2017

CPT Rondônia

Os movimentos sociais e igrejas promoveram na cidade de Ariquemes (RO) uma vigília de oração ecumênica pela justiça e pela paz no campo. A ação denunciou a impunidade e a morosidade no julgamento de pelo menos 56 casos de assassinatos registrados nos últimos três anos no estado, destacando especialmente o adiamento no julgamento de mortes na fazenda Tucumã, em Cujubim.

 leia mais



Incêndio criminoso em acampamento Sem Terra no Tocantins
15.08.2017

Leonardo Fernandes, MST

O acampamento Padre Josimo, em Carrasco Bonito, na região do Bico do Papagaio, Tocantins, foi incendiando. As 80 famílias acampadas foram surpreendidas com o incêndio de grandes proporções que queimou mais de 50 barracos.

 leia mais



Massacres no Campo
12.08.2017

CPT

A CPT lança página especial na internet que torna públicos os registros de massacres no campo, de 1985 a 2017. Esse tipo de crime sempre ocorreu no campo brasileiro, apesar de apenas alguns terem ganhado destaque no cenário nacional. Nesse período, a CPT registrou 45 massacres que vitimaram 214 pessoas em nove estados brasileiros.

 leia mais



Pistoleiros estão rondando e ameaçando a comunidade Cana Brava em Minas Gerais
06.08.2017

CPT e MST

As famílias estão correndo risco de vida e estão desprotegidas. Caso ocorra outra chacina o Estado é o responsável pois há muitos anos as famílias vivem para regularizar seu território. O MST e a CPT expressaram sua solidariedade à Comunidade Tradicional Pesqueira/Vazanteira de Cana Brava. As famílias vivem há mais de 12 anos nesta Comunidade, na beira do Rio São Francisco, no Município de Buritizeiro.

 leia mais



Manifesto sobre o Aumento da Violência no Campo, nas Florestas e nas Águas
03.08.2017

Articulação Nacional de Agroecologia

Houve elevação expressiva do número de assassinatos no campo. No ano de 2017 já se contabiliza 48, sendo mais que o dobro dos assassinatos do ano passado para o mesmo período.

 leia mais



TRF4 decide pela nulidade dos títulos da empresa Araupel no Paraná
02.08.2017

Geani Paula de Souza, MST

Hoje os acampamentos Dom Tomás Balduíno e Vilmar Bordim, do município de Quedas do Iguaçu, Paraná, amanheceram com alegria e com a convicção de que a vitória está próxima e que o sangue derramado dos companheiros tombados na luta não será em vão. A área está localizado no imóvel Rio das Cobras, que foi grilado pela empresa Araupel.

 leia mais



Corpo carbonizado, testemunha assassinada e jornalista perseguido: o caso que expõe 'guerra' nas margens da Amazônia
27.07.2017

Amanda Rossi, BBC

Pela morte dos dois homens e a tentativa de homicídio contra os outros três, o Ministério Público de Rondônia pediu a condenação de um pecuarista, do gerente de sua fazenda, do presidente de uma associação rural local e de dois integrantes da Polícia Militar de Rondônia. Os cinco acusados, que se dizem inocentes, estão presos preventivamente.

 leia mais



Abuso e prisão de militante na reintegração de posse das famílias do Açu (RJ)
26.07.2017

MST

O MST no estado do Rio de Janeiro torna pública sua denúncia sobre o processo de reintegração de posse que atingiu trabalhadores rurais na região Norte do estado, no Porto do Açu. Uma batalha jurídica vinha se desenrolando há meses, desde que os trabalhadores que haviam sido expulsos pela chegada da empresa OLX, de Eike Batista, decidiram reocupar suas terras.

 leia mais



Pará: Casal de agricultores que estava em lista de ameaçados foi assassinado
26.07.2017

Brasil de Fato

Segundo dados da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetagri-PA), até o momento, 22 pessoas foram assassinadas no campo esse ano, o que representa um aumento de 366,7% em relação a 2016. Os dados foram apurados a partir da contabilização feita pela Comissão Pastoral da Terra (CPT).

 leia mais



Capangas incendeiam território da comunidade tradicional de Canabrava, em Minas Gerais
21.07.2017

CPT

Comunidade pesqueira e vazanteira de Canabrava, no Norte de Minas Gerais, sofreu ataque: Um grupo armado foi até o território, onde várias casas foram queimadas e plantações destruídas.

 leia mais



Fazendeiro ataca acampamento na Zona da Mata mineira
18.07.2017

Geanini Hackbardt, MST

O Acampamento do MST localizado na Fazenda São José-Liberdade, parte do complexo de Fazendas Reunidas HD, em Coronel Pacheco, foi atacado por um fazendeiro, apoiado pela Polícia Militar de Minas Gerais.

 leia mais



Lindomar Fernandes Martins, quilombola, foi assassinado em comunidade do município de Lençóis, Bahia
17.07.2017

CPT

Mais um crime envolvendo trabalhador rural quilombola aconteceu na Bahia. Dessa vez na região da Chapada Diamantina.

 leia mais



Brutal despejo de acampados Sem Terra em Conceição da Barra, Espírito Santo
17.07.2017

MST

Os acampados, que transformaram um canavial abandonado em 50 hectares de produção saudável de alimentos, viram suas casas e lavouras serem destruídas por tratores e uma tropa de choque.

 leia mais



Acampamento Hugo Chávez sofre ataque de pistoleiros no Pará
17.07.2017

MST

O acampamento Hugo Chavez localizado no município de Marabá, no Pará. sofre ataques por parte de pistoleiros armados. O primeiro ataque começou na noite do sábado. Uma caminhonete com homens armados passou em frente e disparou vários tiros em direção na entrada do acampamento. No domingo, o tiroteio recomeçou e os pistoleiros atearam fogo ao redor do acampamento e nas roças de feijão e mandioca plantadas pelas famílias.

 leia mais



Líder camponês Junior Mota foi assassinado na Bahia
14.07.2017

MPA

O líder camponês e quilombola, José Raimundo Mota de Souza Júnior foi assassinado a tiros no quilombo de Jiboia, interior do município de Antonio Gonçalves (BA), enquanto trabalhada no campo com um irmão e um sobrinho.

 leia mais



Justiça manda reintegrar o INCRA na posse dos lotes comprados pelo mandante do assassinato do casal de extrativistas
14.07.2017

CPT

O juiz da 1ª vara federal de Marabá determinou através de sentença a reintegração do INCRA na posse dos lotes 40 e 41 do projeto de Assentamento Praia Alta Piranheira. Esses dois lotes foram comprados ilegalmente por José Rodrigues Moreira, mandante do assassinato do casal José Claudio e Maria do Espírito Santo.

 leia mais



Massacre de Pau D'Arco: lista de marcados para morrer leva organizações a pedir intervenção federal e proteção na região
12.07.2017

CPT, Justiça Global e Terra de Direitos

Denunciam as ameaças de morte sofridas por trabalhadores rurais e parentes das vítimas do Massacre de Pau D’Arco. Contudo, solicitam que o governo federal inclua essas pessoas no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos e que a Polícia Federal garanta a segurança do acampamento e dos ameaçados.

 leia mais



Pescador é assassinado no Maranhão em conflito por território
12.07.2017

CPT

O pescador e agricultor de vazante Zé Menino, em em Araioses (MA), foi mais uma vítima dos inúmeros casos de violência no campo, que em 2017, até o momento, somam 46 assassinatos. Vaqueiros de fazenda próxima de onde os pescadores plantavam iniciaram um tiroteio depois que Zé Menino e seu irmão foram expulsar o gado que estava invadindo a plantação deles.

 leia mais



Suspeito de articular massacre em Colniza exporta madeira
11.07.2017

Alceu Luís Castilho e Izabela Sanchez, De Olho Nos Ruralistas

A Promotoria de Justiça de Colniza o considera mandante da chacina, mas está foragido desde então. Enquanto estava foragido, suas madeireiras exportavam seus produtos.

 leia mais



Terra e Sangue em Rondônia: até quando?
10.07.2017

CPT Rondônia

A Comissão Pastoral da Terra em Rondônia (CPT-RO) denuncia mais um assassinato no campo no estado, Ademir de Souza Pereira, de 44 anos, e exige a imediata segurança para a sua esposa e seus familiares, que têm recebido ameaças.

 leia mais



Latifúndio e omissão do Estado fazem nova vítima em Pau D’Arco
08.07.2017

Mario Campagnani, Justiça Global

Pouco mais de 40 dias após o Massacre de Pau D’Arco (PA), que tirou a vida de 10 trabalhadores rurais, Rosenildo Pereira de Almeida, conhecido como Negão, de 44 anos, foi executado a tiros na noite de ontem, na cidade de Rio Maria, cerca de 60km de Pau D´Arco. Ele era uma liderança do acampamento da fazenda Santa Lúcia, palco da chacina, e havia deixado o local horas antes porque estava sendo ameaçado e perseguido.

 leia mais



Ademir Souza Pereira, líder da LCP é executado a tiros na Zona Sul de Porto Velho
07.07.2017

Toni Francis, G1 Rondônia

O camponês estava na esquina das ruas Algodoeiro com Viçosa, no bairro Conceição, quando foi surpreendido por dois homens que estavam em um carro preto. Ademir correu, mas foi alvejado e, depois de cair, foi executado com um tiro na nuca. A vítima é um dos líderes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. O militante, sua esposa e outras três pessoas estavam em Porto Velho para participar de uma reunião com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 leia mais



Mais de 2 mil imóveis irregulares em terras públicas na Amazônia podem ser legalizados por “MP da grilagem”
05.07.2017

Étore Medeiros, Ciro Barros e Iuri Barcelos, Agência Pública

Levantamento revela que ampliação de limites do Terra Legal pode levar uma área semelhante à do estado do Rio de Janeiro às mãos de ocupantes privados em terras públicas não destinadas na Amazônia Legal. Pela redação anterior, apenas imóveis de até 1.500 hectares poderiam ser regularizados, mas agora esse limite poderá ser ampliado para 2.500 hectares. Muitas destas áreas estão em disputa por populações indígenas, ribeirinhos, quilombolas e trabalhadores rurais sem-terra.

 leia mais



Estamos vivendo a generalização da violência no campo no Brasil”, afirma Darci Frigo, presidente da CNDH
04.07.2017

CPT Nordeste 2

A violência no nos últimos meses tem se intensificado, com várias denúncias de assassinatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais. No ano de 2012, foram 36 pessoas assassinadas no campo. Em 2016, de acordo com os dados da CPT, o número subiu para 61 trabalhadores/as assassinados/as. E só nos cinco primeiros meses de 2017, já temos o registro de 37 assassinatos em conflitos agrários. Então, a violência no campo nos preocupa muito, ainda mais porque ela está associada também à completa paralisação das políticas públicas.

 leia mais


Violência no campo segue mapa de expansão do agronegócio, diz dirigente do MST
04.07.2016

Lilian Campelo, Brasil de Fato

O caso dos Gamela no interior do Maranhão, onde mais de 20 indígenas ficaram feridos, era uma disputa territorial. No caso de Colniza, no Mato Grosso, também a disputa fundiária é o elemento central. O caso do massacre de Pau D'Arco também demonstra uma disputa territorial e um conjunto de outras violações que acontecem com os indígenas e os camponeses no interior da Amazônia. "O avanço da fronteira agrícola promovido pelo grande capital, pelo agronegócio, patrocinado pelo Estado brasileiro, no nosso entendimento, essa é a grande força que arrasta os conflitos no campo no Brasil".

 leia mais



Aumento da violência no campo anuncia cenário de guerra em 2017
23.06.2017

Thais Lazzeri, Repórter Brasil

A crueldade dos ataques choca, mas não surpreende quem acompanha a escalada dos números sobre a violência no campo. Para seguir esse cenário, lançamos o especial multimídia Campo em Guerra. Nele, investigamos as motivações dos ataques, o contexto em que as ilegalidades proliferam, as histórias por trás dos números e as ligações dessa violência com os setores produtivos que abastecem as grandes cidades do Brasil e do mundo.

 leia mais



Policiais ameaçam famílias de posseiros em Cujubim, Rondônia
14.06.2017

CPT

Algumas camponesas relatam que quando foram tentar retirar umas motos apreendidas em uma reintegração de posse, policiais teriam ligado para fazendeiros, que foram até o quartel para fotografá-las. Na Delegacia, os policiais falaram, conforme as mulheres, que não era para entrarem novamente nas "Áreas do Galo Velho", e, se caso isso acontecesse, todos morreriam. Depois, um policial sem farda teria falado: “Vocês não voltem lá, caso contrário acontecerá igual ao Pará”. Policiais de Cujubim já foram presos no ano passado acusados de integrarem um grupo que assassinou dois sem terra, aparecendo o corpo de um deles carbonizado. Dois fazendeiros também foram presos, assim como pistoleiros. Um dos acusados permanece foragido, o sargento da reserva Moisés.

 leia mais



Trabalhadores e povos do campo sob ataque
12.06.2017 

Marina dos Santos, MST

Trabalhadores e povos do campo vêm sofrendo ataques de todos os lados, não somente recebendo nas costas a conta da crise capitalista através das mudanças de legislações e medidas de cortes promovidas pela coalisão golpista, mas sendo novamente alvos de ameaças, agressões e assassinatos. Nos últimos meses tem aumentado a frequência com que chegam relatos chocantes dos rincões deste país, com cenas de brutalidade e violência para com trabalhadores rurais, povos indígenas, comunidades quilombolas e demais populações do campo.

 leia mais



Crime ou conflito?
08.06.2017 

Ciro Barros, Agencia Pública

Usada contra o MST no Paraná, Lei de Organizações Criminosas permite juntar acusações e imputá-las a supostos líderes; prisões preventivas de sete militantes foram revogadas depois de mais de seis meses de cadeia. O processo, no entanto, está longe de acabar. 30 mil hectares estão em poder de alguns fazendeiros e da madeireira Araupel. É por esse pedaço de chão que se trava o atual conflito.

 leia mais



Fim da Reforma Agrária e grilagem de terras legalizada na Amazônia
06.06.2017 

CPT

Na noite do dia 31 de maio, o plenário do Senado aprovou, por 47 votos a 12, a Medida Provisória - MP 759, que se tornou o Projeto de Lei de Conversão, PLV 12/2017. O foco da mudança é favorecer o mercado de terras, inclusive com as áreas de Reforma Agrária, ao impor a liquidação dos créditos concedidos às famílias assentadas. É o que está por trás do objetivo de legalizar a grilagem. Os pequenos avanços, duramente conquistados, com suor e sangue, pelos povos indígenas e comunidades camponesas, são desmontados e tornados pó.

 leia mais



Chacina no Campo: Vigília no Pará responsabiliza governo e judiciário
01.06.2017 

Fátima Bezerra, Vermelho

Dez cruzes e o derramamento simbólico de sangue em frente ao prédio do Tribunal de Justiça do Pará, foram a forma que os ativistas do Comitê Paraense de Combate à Violência encontraram para dizer o Judiciário paraense e os governos no estado são os grandes responsáveis pelos assassinatos de trabalhadores rurais que lutam por reforma agrária. Segundo um levantamento da Comissão Pastoral da Terra, este ano já houve 36 assassinatos no campo no Brasil, e 18 ocorreram no Pará.

 leia mais



Massacre no Pará
29.05.2017

Avener Prado e Fabiano Maisonnave, TV Folha

 veia mais



Sobreviventes de massacre no Pará descrevem execução e tortura
27.05.2017

Ana Aranha, MST

“A polícia chegou atirando”, dizem testemunhas que conseguiram fugir antes do massacre de 10 trabalhadores. Depoimentos contrariam versão de confronto da polícia.

 leia mais



Massacre no Pará: polícia chegou em fazenda para matar, dizem testemunhas
26.05.2017

Carlos Madeiro, UOL notícias

Familiares de vítimas da ação policial que terminou com dez mortes de trabalhadores rurais, na Fazenda Lúcia, em Pau D'Arco, sudeste do Pará, afirmam que a polícia chegou atirando e, em nenhum momento teria informado sobre o cumprimento de mandado judicial.

 leia mais



Pau d’Arco Urgente: testemunhas oculares do massacre reforçam tese de execuções
26.05.2017

Ciro Barros, Agencia Pública

Três testemunhas oculares ouvidas pelo Ministério Público do Pará e pelo Ministério Público Federal deram depoimentos que reforçam a suspeita do CNDH de que os posseiros mortos na fazenda Santa Lúcia, no município paraense de Pau D’Arco, foram executados.

 leia mais



Dez pessoas são mortas durante ação da Polícia Militar no Pará
24.05.2017

Fabiano Maisonnave, Folha de São Paulo

Nove homens e uma mulher foram mortos durante uma ação policial na zona rural do municipio de Pau D'Arco. O novo massacre ocorre em meio de uma escalada de violência ligada aos conflitos pela terra. Ao menos 17 pessoas morreram nas últimas semanas em Pará por causa das disputas agrárias.

 leia mais



Militante do MST foi executado no Vale do Rio Doce, Minas Gerais
24.04.2017

MST

Silvino Nunes Gouveia, dirigente regional do MST, foi brutalmente assassinado com dez tiros, o dia 23 de abril no Assentamento Liberdade, município de Periquito-MG. De acordo com relatos de vizinhos, Silvino estava em sua casa quando alguém o chamou, ele saiu com a lanterna e foi recebido com os disparos.

 leia mais


Os nove corpos das vítimas da chacina no MT têm sinais de tortura
24.04.2017

IHU

Os corpos dos nove trabalhadores rurais assassinados na área de Taquaruçu do Norte, a mais de 350 km da zona urbana de Colniza, município a 1.065 km de Cuiabá, apresentam sinais de tortura, segundo os técnicos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) que realizaram os exames de necropsia, no sábado 22 de abril.

 leia mais


Homens armados invadem hospital e executam trabalhador rural no Pará
20.03.2017

Brasil de Fato

Uma emboscada contra o acampamento Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu, região centro do Paraná, deixou dois mortos e pelo menos 6 feridos, conforme informações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). De acordo com o Movimento, seguranças e jagunços da madeireira Araupel participaram da ação, junto com a Polícia Militar.

leia mais



Temer antecipa 'pacote do veneno' e proíbe Anvisa de se manifestar sobre agrotóxicos
03.02.2017

Cida de Oliveira, Rede Brasil Atual

Ministério da Agricultura assume controle das informações sobre venenos já registrados. Pasta dirigida por Blairo Maggi vai excluir Anvisa e Ibama e controlar sozinha registro de novos agroquímicos. O Ministério de Agricultura divulgou que foram registrados 277 novos agroquímicos, um recorde histórico.

leia mais



Policia invade Escola Nacional Florestan Fernandes do MST
04.11.2016

MST

Os policiais civis chegaram a Guararema, São Paulo, em 10 viaturas por volta das 9 y 25 h, pularam o portão da Escola e a janela da recepção e entraram atirando em direção às pessoas que se encontravam no local.

 leia mais


Emboscada a acampamento do MST no Paraná deixa dois mortos e vários feridos
07.04.2016

Brasil de Fato

Uma emboscada contra o acampamento Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu, região centro do Paraná, deixou dois mortos e pelo menos 6 feridos, conforme informações do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). De acordo com o Movimento, seguranças e jagunços da madeireira Araupel participaram da ação, junto com a Polícia Militar.

 leia mais



Observatório das Violências Policiais e dos Direitos Humanos
Rua Monte Alegre 984 - Perdizes -  Prédio Novo - 4º andar - Bloco A - Sala 4E08 - CEP 05014-901 - São Paulo - SP