Moradores procuram por corpos na mata do Complexo da Penha em Rio
21.08.2018

O Dia

Segundo relatos, corpos estariam espalhados pela mata. "Lideranças comunitárias, moradores e moto táxis foram resgatar os corpos. Mas, o Exército não quer deixar a família enterrar".

leia mais



Com respaldo de juízes, PMs acessam celulares sem precisar de autorização
21.08.2018

Jeniffer Mendonça, Ponte

Pesquisa aponta que em mais de 75% das 49 abordagens ou flagrantes analisados PM ignorou ‘presunção de consentimento’ ao fuçar celulares.

leia mais



Rap e luto: mães compartilham histórias de violência do Estado em SP
19.08.2018

Kaique Dalapola, Ponte

Rap, lágrimas e histórias de mães que perderam os filhos vítimas da polícia de São Paulo tomaram o palco do teatro do CEU (Centro Educacional Unificado) Rosa da China, no bairro Jardim São Roberto, região de Sapopemba, na periferia da zona leste da cidade de São Paulo.

leia mais



Vereadora Talíria Petrone denuncia abuso de um PM em balsa da travessia Rio-Niterói
16.08.2018

Paloma Vasconcelos, Ponte

No primeiro dia de campanha, Talíria, que é de Niterói, acompanhada por mais quatro mulherespegou a balsa rumo a Praça XV, região central do Rio, onde faria panfletagem da sua candidatura como deputada federal pelo Psol (RJ). Um policial militar fardado, mas com a identificação tampada, abordou o grupo, de forma truculenta. O grupo foi encaminhado para o 4º DP do Rio.

leia mais



Grupo de 31 PMs é preso acusado de ajudar tráfico de drogas no interior de SP
14.08.2018

Maria Teresa Cruz, Ponte

Investigação do Ministério Público e da Corregedoria aponta que PMs avisavam os criminosos de operações planejadas da polícia extorquiam os traficantes para fazerem vista grossa à venda de drogas.

leia mais



Ouvidoria aponta excesso da polícia em 74% dos casos de mortes em SP
14.08.2018

Maria Teresa Cruz, Ponte

940 mortos pela polícia é o recorde depois de 1992. Levantamento traz dados de letalidade e vitimização policial do ano passado, e ouvidor considera grave também os 26 suicídios de agentes.

leia mais



Estado brasileiro é condenado a pagar indenização a vítima de violência do Exército
13.08.2018

Brasil de Fato

Homem foi baleado durante a ocupação do Exército na Maré em 2015 e ficou paraplégico. A indenização estabelecida pela 5ª Vara Federal Cível do Rio de Janeiro, Sergio Bocayuva Tavares Dias, foi de R$ 550 mil por danos estéticos e R$ 400 mil por danos morais.

leia mais



PMs pisam em suspeitos já rendidos e baleados em Santos (SP)
10.08.2018

Maria Teresa Cruz, Ponte

Em vídeo, policiais comemoram e debocham de dois suspeitos feridos no chão: “Vai morrer, hein, ladrão!”, Urrú!” e, por fim: “Endireita, aí, maluco. Pra morrer tranquilo”. Antes, em um tiroteio um PM ficou ferido e um terceiro suspeito foi morto.

leia mais



Brasil tem 175 assassinatos por dia, 14 cometidos por policiais, aponta estudo
09.08.2018

Arthur Stabile, Ponte

Letalidade policial aumentou 20% de 2016 para o ano passado, segundo Anuário do Fórum Brasileiro da Segurança Pública. Três mulheres são vítimas de feminicídio por dia e número de estupros cresceu 8,4%.

leia mais



“Foi uma bomba saber que 17 covardes sacrificaram meu filho”, diz mãe de Davi Fiuza
08.08.2018

Correio

Rute Fiúza foi uma das homenageadas pela Medalha Chico Mendes de Resistência de 2018, pela sua luta por justiça e esclarecimento do desaparecimento forçado e assassinato de seu filho, Davi. Polícia Civil indiciou 17 PMs.

leia mais



Guardas municipais usam spray de pimenta e gás lacrimogênio contra professores da Bahia
07.08.2018

VN


Vídeo de Taísa Ferreira

Em Salvador mais uma vez os professores em greve foram vítimas de agressão e truculência. Durante manifestação em frente à Secretaria Municipal de Educação GM enfrentou a categoria.

leia mais



PM mata mulher a tiros e depois se suicida no DF
07.08.2018

G1

O policial militar Epaminondas Silva Santos chamou á vitima, Adriana Castro Rosa Santos, de 40 anos, no portão, e atirou; casal tinha dois filhos, de 7 e 11 anos. Foi o 3º feminicídio no DF em menos de 2 dias.

leia mais



“PM me agrediu e arriscou vida de paciente grave”, afirma médica de 61 anos
05.08.2018

Fausto Salvadori, Ponte

A médica Edwiges Dias da Rosa narra como foi agredida por não entregar dados sigilosos de seu paciente a um sargento da PM, dentro da Unidade de Pronto Atendimento Baeta Neves, em São Bernardo do Campo, na Grande SP. Gestão Márcio França (PSB) chama agressão de “desentendimento”.

leia mais



É urgente que policiais envolvidos no desaparecimento forçado de Davi Fiuza sejam denunciados pelo Ministério Público
02.08.2018

Anistia Internacional

a Polícia Civil da Bahia teria encaminhado para o MP estadual o inquérito concluído sobre a investigação do desaparecimento de Davi Fiuza, desaparecido forçadamente após ser abordado pela Polícia Militar na cidade de Salvador, Bahia, no dia 24 de outubro de 2014. A conclusão do inquérito, no entanto, segue em sigilo.

leia mais



Prevenção à tortura: 5 anos da lei que introduz essa política pública
02.08.2018

Rafael Barreto, Justificando

A totalidade dos problemas enfrentados na esfera do sistema carcerário brasileiro se torna ainda mais alarmante quando os olhares se voltam à presença de pessoas com deficiência introduzidas nas prisões brasileiras em condições de franca desigualdade para com outros presos e sem a devida assistência e acessibilidade.

leia mais



Após 4 anos, polícia da BA conclui investigação sobre desaparecimento de Davi Fiuza
02.08.2018

Arthur Stabile, Ponte

“É misturar alegria, pela luta não ser em vão, com a quase certeza de impunidade”, diz Rute Fiuza, mãe do jovem de 16 anos que foi visto pela última vez em abordagem da PM.

leia mais



Polícia mata jogador de sinuca ao confundi-lo com criminoso
02.08.2018

Pragmatismo Político

Em ação desastrosa, polícia confunde tacos de sinuca com armas de fogo e atira contra grupo de jogadores que participariam de torneio. Competidor morreu e outros ficaram feridos.

leia mais



“Não deixaram levar nenhum pertence”, diz homem em situação de rua sobre ação da BM no Viaduto da Borges
02.08.2018

Fernanda Canofre, Giovana Fleck e Guilherme Santos, Sul21

O guardador de carros William Renan dos Santos, 27 anos, estava trabalhando quando testemunhou o início da ação que envolveu a Brigada Militar e o Departamento de Mobilidade e Limpeza Urbana (DMLU) para retirada das pessoas que ficavam embaixo do Viaduto Otávio Rocha, na Avenida Borges de Medeiros, no Centro de Porto Alegre..

leia mais



Reabertura de Caso Herzog abre margem para investigação de outras vítimas da ditadura
01.08.2018

Nathane Dovale, Ponte

“Essa decisão atinge todos os demais casos de tortura e desaparecimento da ditadura militar. Isso significa que não é apenas o caso de Herzog, mas todas os crimes ocorridos no período são imprescritíveis e não passíveis de anistia”.

leia mais



Vingança de policiais é um crime que se repete, diz Anistia Internacional
31.07.2018

G1

Moradores das favelas do Rio relatam abusos durante operações em busca de bandidos que mataram ou feriram policiais nas redondezas.

leia mais



Depois de condenação, caso Herzog é reaberto e desafia o Estado brasileiro
31.07.2018

Vitor Nuzzi, Rede Brasil Atual

Ministério Público retoma investigação após Corte Interamericana de Direitos Humanos condenar o Brasil pelo assassinato do jornalista, em 1975. Pela sentença, os crimes de tortura e execução do jornalista não prescrevem nem podem ser protegidos pela Lei de Anistia, pretexto usado recorrentemente para não levar adiante pedidos de ação.

leia mais



Pela primeira vez, Justiça condena Estado por abordagem violenta
27.07.2018

Arthur Stabile, Ponte

Jovem negro Nathan Firmo de 13 anos e seu pai tiveram armas apontadas para a cabeça antes de um jogo do Corinthians em 2010. A decisão da juíza Teresa Ramos Marques criou jurisprudência para casos de abuso policial e fez com que professores universitários usassem o caso como alvo de estudo.

leia mais



A história dos dez adolescentes queimados vivos em Goiás
26.07.2018

Yago Sales e Ton Paulo, O Dia

Dois meses depois de dez adolescentes morrerem queimados no Centro de Internação Provisória (CIP) para menores em conflito com a lei, conhecido como “cadeião”, instalado dentro do 7° Batalhão da Polícia Militar do Estado de Goiás, em Goiânia, ninguém consegue explicar o que aconteceu.

leia mais



Ao menos dois posseiros e um PM morrem em confronto em Rondônia
26.07.2018

CPT

Policiais militares e posseiros entraram em confronto na região da Linha 29 C, em Nova Mamoré (RO). Foram confirmadas as mortes de dois posseiros, mas número pode chegar a seis. Há também a informação preliminar de um desaparecido.

leia mais



PM que deu selinho em homem é ameaçado na rua: “Seus viados! Vão morrer”
23.07.2018

Arthur Stabile, Ponte

Soldado Leandro Prior estava passeando com parceiro quando ouviu a ameaça; ele já vinha sofrendo ataques na internet depois que o vídeo do beijo dado no metrô viralizou.

leia mais



“Fotografei detenção de mãe com bebê e fui obrigado a entregar meu celular à PM e ir para delegacia”
23.07.2018

Leandro Machado, BBC

Monica Aparecida de Souza cercada por quatro viaturas e dez policiais militares, detida após pedir dinheiro em frente a um supermercado. Eu, repórter, com o celular apreendido pelos PMs e sendo levado para a delegacia após tentar registrar a operação policial em fotos e vídeos.

leia mais



PM de folga teria matado homem por causa de um esbarrão em balada no interior de SP
22.07.2018

Guilherme Ramos Santos, Ponte

Na versão da família da vítima, o eletricista autônomo saiu de casa e foi morto pelo soldado de primeira classe do 3º Batalhão na capital, Antônio Carlos Torres, armado dentro de uma casa noturna na Estância Turística de Olímpia.

leia mais



O adolescente Ryan do Nascimento, de 16 anos, foi assassinado por vizinho policial
18.07.2018

Elenilce Bottari, O Globo

“Ele nem reclamou do barulho”, diz pai de menino morto por dos disparos feitos pelo policial militar Pedro Henrique Machado Sá, em Magalhães Bastos, na Zona Oeste do Rio. O PM confessou à que atirou porque estava incomodado com a “algazarra” dos jovens.

leia mais



GCM expulsa com violência refugiado do local de trabalho no centro de SP
18.07.2018

Maria Teresa Cruz, Ponte

“Foi um investimento de aproximadamente R$ 15 mil. Os recursos eram todos dele, de economias dele. E comprou equipamentos de cozinha para poder montar o negócio. Comprou estufas, o aparelho de Shawarma, fogão. Nesse período todo, não apareceu ninguém da prefeitura lá para dizer que o imóvel era deles”.

leia mais



Ex-recruta denuncia tortura e ameaças de morte na FAB: “Choques elétricos”
18.07.2018

José Claudio Pimentel, G1

Matheus Antonio Fernandes Caldas dos Santos, de 21 anos, diz que era acordado de madrugada com água gelada e recebia choques elétricos. Ele perdeu parte da capacidade respiratória.

leia mais



Delegada denuncia PMs da Rota por tentativa de agressão dentro de delegacia em SP
18.07.2018

Arthur Stabile, Ponte

Discussão começou quando militares estavam no estacionamento do 6º DP com três adolescentes e um homem, sem apresentar ocorrência à Polícia Civil. Sem saber do que se trata, a delegada questionou a presença dos PMs. A discussão começou e terminou com uma tentativa de agressão.

leia mais



GCM retira cobertores de moradores de rua na Cracolândia, denuncia pastoral
11.07.2018

Jeniffer Mendonça, Ponte

A Guarda Civil Metropolitana retirou cobertores de pessoas em situação de rua e dependentes químicos durante ação de zeladoria na Rua Hevéltia, região conhecida como Cracolândia, no centro de São Paulo. A denúncia foi feita por membros da Pastoral do Povo da Rua, que acompanharam a ação.

leia mais



Homem morre durante ação da PM na Luz, em São Paulo
15.07.2018

Jeniffer Mendonça, Ponte

Um morador de rua identificado como Lucas morreu, vítima de uma parada cardíaca, durante uma operação da Polícia Militar na Luz, região central de São Paulo. Segundo o depoimento de moradores e imagens obtidos pela Ponte, teria havido omissão de socorro.

leia mais



No Rio, centenas de pessoas vão às ruas pedir respostas sobre assassinato de Marielle
12.07.2018

Flora Castro, Brasil de Fato

A manifestação “Quantos mais tem que morrer para essa guerra acabar?” foi organizada pelas ex-assessoras da vereadora e diversos movimentos sociais. O ato também pediu o fim da violência das operações policiais e da intervenção militar e teve participação da família de Marielle e de familiares de vítimas da violência de Estado.

leia mais



Militares aterrorizam comunidades da Zona Sul e Norte do Rio
11.07.2018

Esquerda Diário

Em mais um dia de operações das Forças Armadas, a cidade do Rio de Janeiro amanhece com duas áreas afetadas pela ocupação de forças da intervenção militar. São mais de 4 mil homens, helicópteros sobrevoando de medrugada e disparos ao nascer do sol.

leia mais



“Choram marias e clarices no solo do Brasil”
07.07.2018

Vinicius Souza, Jornalistas Livres

Ivo Herzog, filho de Clarice e Vladimir, o jornalista torturado até a morte pela ditadura civil-militar no Brasil em 1975, escreve nota sobre a condenação do Brasil pela Corte Interamericana de Direitos Humanos.

leia mais



Jovem que teve namorada morta por PM em Poá denuncia intimidação de policiais
06.07.2018

Arthur Stabile, Ponte

Após policial de folga atirar e matar Brenda Lima de Oliveira, Rhuan Macedo alega que vizinhos têm tido celulares verificados e ‘presença ostensiva de viaturas’ o intimidando. Segundo o jovem, de 19 anos, policiais têm abordado moradores da região onde mora para verificar se eles possuem vídeos com imagens do policial atirando contra a moto em que o casal estava.

leia mais



Por beijar um homem, PM de SP é atacado por colegas de farda
05.07.2018

Paulo Eduardo Dias e Juliana Santoro, Ponte

Soldado Leandro Prior recebeu ameaças e se internou em clínica de repouso após a PM abrir investigação; governador Márcio França (PSB) disse que ‘farda tem que estar respeitada’.

leia mais



Ato de mães contra violência do Estado termina com uma detida em SP
02.07.2018

Jeniffer Mendonça, Daniel Arroyo e Sérgio Silva, Ponte

Mãe de Marcos Vinícius, morto em operação policial no Complexo da Maré, no Rio, participou de marcha na Avenida Paulista. A bandeira que Bruna Silva estendia com os braços esticados e firmes era a camiseta da escola ainda manchada de sangue de seu filho e, nas costas, a mochila escolar laranja Mulher afirma que foi assediada por PM e presa após tirar satisfação.

leia mais



Servidores do Rio são reprimidos por PM em ato contra reforma da previdência de Crivella
26.06.2018

Esquerda Diário

A manifestação em frente à Câmara Municipal foi duramente reprimida pela polícia. Um professor foi preso.

leia mais



PMs matam e recolhem cadáver por conta própria, mas são denunciados por legista
26.06.2018

Arthur Stabile, Ponte

Policiais militares ignoram civis e tentam investigar os homicídios cometidos pela própria corporação; "isso demonstra o total descontrole em que está a PM de SP", afirma desembargadora.

leia mais



Polícia comete um quarto dos homicídios em São Paulo
23.06.2018

Rute Pina, Brasil de Fato

A cada dois dias, três denúncias de mortes causadas por policiais foram protocoladas na Ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo. No total, o órgão recebeu 227 queixas de homicídio nos primeiros cinco meses deste ano. Aumento da letalidade policial não acompanha a redução da taxa de homicídios.

leia mais



Mãe de jovem morto no Rio: “É um Estado doente que mata criança com roupa de escola”
22.06.2018

Felipe Betim, El País

"Ele disse: 'Mãe, eu sei quem atirou em mim, eu vi quem atirou em mim. Foi o blindado, mãe. Ele não me viu com a roupa de escola?", conta Bruna.

leia mais



Professores relatam pânico em escola de aluno baleado no Rio
22.06.2018

Júlia Dias Carneiro, BBC

“Você está no meio da aula e começa o desespero”. Em instantes, estudantes de todas as turmas do Ciep Operário Vicente Mariano estavam sentados ou deitados no corredor enquanto os tiros soavam lá fora, vindos, segundo relatos de professores e moradores, de um helicóptero da Polícia Civil que sobrevoava.

leia mais



Mãe de adolescente morto na Maré faz desabafo
21.06.2018

Extra



Morre estudante baleado durante operação policial no Complexo da Maré
20.06.2018

Douglas Corrêa, Agência Brasil

Morreu no Hospital Getúlio Vargas, na Penha, o estudante Marcos Vinicius da Silva, de 14 anos, baleado na barriga por uma bala perdida, durante uma operação da Polícia Civil. Até o fim da tarde, antes da morte do estudante, já eram contabilizadas seis mortes decorrentes da operação.

leia mais



Feira de Santana (BA) sofre onda de homicídios após morte de policial
18.06.2018

Arthur Stabile, Ponte

Homicídio do soldado Wagner Silva Araújo que tentou evitar assalto é seguida de assassinatos nas periferias; este é segundo final de semana no estado com mortes posteriores à execução de um PM.

leia mais



Em dois dias, Bahia registra 31 assassinatos após execução de PM
14.06.2018

Arthur Stabile, Ponte

Indícios apontam para atuação de grupos de extermínio, que, segundo especialistas, agem especialmente em áreas periféricas quando um policial é assassinado.

leia mais



Por engano, a PM prendeu Juan. E por engano, o matou
14.06.2018

Leonardo Coelho, Ponte

Policial à paisana pensou que brincadeira de amigos era assalto e disparou cerca de 11 vezes contra o grupo; em março, Juan foi detido ao ser confundido com assaltante.

leia mais



Justiça paulista condena Estado a pagar R$ 5 mil a jornalista agredido por PM
03.06.2018

Arthur Stabile e Maria Teresa Cruz, Ponte

Major Paulo Sérgio Fabbris agrediu e prendeu o jornalista Galeno Amorim, que cobria uma reintegração de posse; policial já foi flagrado agredindo duas sem-teto, em 2011.

leia mais



Incêndio em batalhão da PM de GO mata 9 adolescentes e governo culpa os mortos
26.05.2018

Yago Sales, Ponte

Alojamento para jovens infratores abrigava 11, quando a lei limita um por espaço; capacidade de 50 adolescentes era desrespeitada: 80 estavam internados.

leia mais



Repudio ao uso de Forças Armadas para conter a mobilização de caminhoneiros
25.05.2018

Esquerda Diário

Temer acaba de anunciar o uso de Forças Armadas para conter a mobilização de caminhoneiros. Repudiamos a repressão.

leia mais



Um ano após massacre de Pau D'Arco, mandantes do crime seguem impunes
24.05.2018

Rede Brasil Atual

Investigação identificou 17 policiais como autores da execução de 10 trabalhadores rurais. Desde 1980, 846 camponeses foram mortos no Pará e apenas 14 mandantes foram condenados.

leia mais



Justiça de SP mantém anulação de júris do Carandiru e PMs terão novo julgamento
22.05.2018

Arthur Stabile, Ponte

O desembargador Ivan Sartori, da 4ª Câmara Criminal do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) manteve sua posição para anular os julgamentos dos 74 PMs que atuaram no massacre do Carandiru, ocorrido em 2 de outubro de 1992, com a morte de 111 pessoas. §por 3 votos a 0, os desembargadores mantiveram a decisão e os policiais passarão por novo júri. Ainda não se sabe se o julgamento será desmembrado.

leia mais



PM dá “gravata” em aluno em escola no interior de SP e é afastado
21.05.2018

Arthur Stabile, Ponte

Na escola estadual em Pirajuí, no interior de São Paulo, um vídeo, gravado por estudantes da Escola Estadual Alfredo Pujol, comprovou a agressão e gerou o afastamento de policial. De acordo com a corporação, ele está fora dos serviços de rua até o final das investigações.

leia mais



Assassino de Marielle e Anderson pode ser um caveira do Bope
16.05.2018

Sérgio Ramalho, The Intercept

A suspeita levou a Divisão de Homicídios, a DH, a solicitar ao comando do Bope a apresentação de todas as submetralhadoras HK MP-5 para a realização de exame de comparação balística, segundo duas fontes ligadas à investigação.

leia mais



“PM me arrancou de ônibus a caminho de reportagem”
12.05.2018

Fausto Salvadori, Ponte

Repórter da Ponte conta como foi arrancado à força de um ônibus por policiais rodoviários de Campinas (SP), a caminho de pauta sobre violência policial.

leia mais



Mães de Maio relembram filhos que a polícia matou – e uma mãe que tombou
12.05.2018

Fausto Salvadori, Ponte

Foi a primeira vez em 12 anos que as Mães de Maio relembraram o massacre dos seus filhos sem a presença de Vera Lúcia Gonzaga dos Santos, uma das fundadoras do movimento e a mais velha das Mães.

leia mais



Em todo o país, mães se organizam e pedem justiça por filhos assassinados pelo Estado
12.05.2018

Rute Pina, Brasil de Fato

Mulheres transformaram dor em militância e organizam rede de apoio e de denúncia. Para trocar experiências e propor ações em âmbito nacional, as mães realizam em Salvador (BA), III Encontro da Rede Nacional de Mães e Familiares de Vítimas do Terrorismo do Estado, que este ano é o caráter internacional: integrantes de coletivos dos EUA, da Colômbia e da Palestina terão representantes no evento.

leia mais



PM agride alunos com cassetetes e gás pimenta em escola de Santos (SP)
11.05.2018

John Silva, Ponte

Escola chamou PM para retirar epresentante de classe que havia discutido com coordenadora. Quando os policiais tentaram o jovem de 17 anos, parte dos estudantes foi para cima dos PMs, que reagiram com golpes de cassetete e spray de pimenta. Após exposição nas redes, estudante foi expulso e perdeu emprego.

leia mais



Dois PMs estavam no carro usado no assassinato de Marielle e Anderson, diz jornal
10.05.2018

Leonardo Coelho, Ponte

Pelo menos dois PMs participaram da execução de Marielle Franco e Anderson Gomes, segundo o Jornal O Globo. Um seria lotado no 16º BPM (Olaria) e outro seria um ex-PM do batalhão da Maré, o 22°BPM. A informação veio da mesma testemunha que já havia citado o envolvimento no crime do vereador Marcello Siciliano e do ex-PM Orlando Araújo.

leia mais



Após morte de policial, ação de grupos de extermínio mata mais de 60 em Belém
10.05.2018

Leonardo Coelho, Ponte

Doutora em ciências sociais, a tenente-coronel da reserva da PM paraense, Cristiane do Socorro Loureiro Lima, explica que, quando morre um policial, automaticamente os homicídios crescem, pela ação ilegal de policiais que passam a agir como matadores.

leia mais



A detenção de Teresa Gimenes Guarani Mbya pela Guarda Municipal de POA e o direito à diferença
01.05.2018

Conselho Estadual dos Povos Indígenas/RS

Os agentes da Guarda Municipal de prisão à Teresa por ter um macaquinho bugio como animal de estimação, conduzindo-a, juntamente com as crianças e o bichinho

leia mais



PM deixa fora da Justiça comum grupo de policiais pegos com ‘kits flagrantes’
30.04.2018

Arthur Stabile, Ponte

Corporação usa lei específica para as Forças Armadas, sancionada por Temer, para mandar réus à Justiça militar; de 11 presos, 8 já voltaram ao trabalho.

leia mais



Cavalaria invade Universidade de Brasília
26.04.2018

Paulo Henrique Amorim, Conversa Afiada

A Polícia Militar reprimiu com violência uma manifestação de estudantes da Universidade de Brasília (UnB), na Esplanada dos Minstérios. A cavalaria e a Tropa de Choque estavam presentes.

leia mais



Repúdio à detenção arbitrária de direitor do sindicato da USP
26.04.2018

Forum das Seis

Indignação frente a prisão arbitária de Marcelo Pablito. Durante uma movilização, horas antes do início da greve votada pelos trabalhadores da USP, a PM paulista prendeu o diretor do sindicato.

leia mais



Absurda repressão no ato dos professores da educação infantil em BH
23.04.2018

Esquerda Diário

Profissionais da educação infantil foram atacados com bombas, gás e jatos de água. Dois diretores do sindicato foram presos.

leia mais



“Não foi Operação Meduça, foi a operação medonha”
20.04.2018

Jornalistas Livres

Farsa da intervenção: elogiada por Temer, operação anunciou que prendeu 159 milicianos, mas aprisionou dezenas de inocentes que apenas curtiam shows de pagode. Sobreviventes denunciam chacina também!

leia mais



PMs invadem casas sem mandado durante ação em favela no centro de SP
20.04.2018

Arthur Stabile, Ponte

Testemunhas negam ligação dos três detidos com os quase 200 kg de drogas encontrados na Favela do Moinho; para advogado, ação foi abusiva.

leia mais



Obra vencedora do Jabuti é censurada por “crítica à PM”
17.04.2018

Caio Sandin, R7


A ilustração de Gidalti Moura Junior que foi censurada em Belém é capa do álbum Castanha do Pará

leia mais



Delegado viu pessoas baleadas ainda com vida no dia do massacre de Pau D’Arco
17.04.2018

Lilian Campelo, Brasil de Fato

De capuz e óculos de sol, para proteger a sua identidade, Valdivino Miranda da Silva foi o primeiro policial a ser interrogado durante a audiência de instrução e julgamento. Ainda serão interrogados 16 policiais réus pelo assassinato de 10 trabalhadores rurais na fazenda Santa Lúcia.

leia mais



Após 20 anos, comandantes são condenados por assassinato de canavieiro em Goiana/PE
17.04.2018

CPT

Luís Carlos da Silva, foi assassinado com um tiro na nuca, enquanto tentava fugir da emboscada planejada por Marcelo Renato da Silva e Sylvio Cláudio Coutinho, comandante da Polícia Militar e chefe de segurança da Usina Santa Teresa, respectivamente.

leia mais



Documentário “Auto de Resistência” traz história de mortos pela polícia no RJ
14.04.2018

Jeniffer Mendonça, Ponte

A diretora do filme, Natasha Neri publicou um livro com outros pesquisadores da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), em 2013, sobre autos de resistência entre 2001 e 2011. “Os casos que chegam a ter um processo são a exceção. A militância dos familiares ou por conta da existência de vídeos que caem nas redes sociais acabam influenciando a possibilidade de abrir um processo”, revela.

leia mais



Policial acusado de espancar Luana Barbosa volta a trabalhar nas ruas
12.04.2018

Pedro Borges, Alma Preta

Um dos policiais acusados de participar do espancamento de Luana Barbosa voltou a trabalhar em “atividade operacional” em Ribeirão Preto, interior de São Paulo, como informou a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do estado, em entrevista sobre os dois anos do caso.

leia mais



Corregedoria descobre combo de “kits flagrantes” e prende 11 PMs
12.04.2018

Arthur Stabile e Fausto Salvadori, Ponte

As drogas, armamento e armas de brinquedos apreendidos nos dormitórios seriam o que os policiais chamam de “kit flagrante”: objetos que servem para ser colocados em cenas de crime para mascarar execuções ou forjar ocorrências de tráfico de drogas.

leia mais



Duas pessoas são feridas em ação da PM e GCM na região da Luz (SP)
12.04.2018

Arthur Stabile, Ponte

Estilhaços de bomba atingiram o rosto de um homem, enquanto outro acabou ferido no braço. “Foram bater em um cara e o fluxo se revoltou. Não teve nenhuma prisão antes”, conta Raphael Escobar, da Craco Resiste. Além e umda pedra jogada, uma loja foi saqueada durante a revolta e um agência bancária foi depredada.

leia mais



Polícia Militar ataca manifestantes pro Lula em Curitiba e fere pelo menos 15 pessoas
08.04.2018

Forum

A vigília de milhares de pessoas em Curitiba foi reprimida de forma violenta e truculenta pela Polícia Militar durante a noite no momento em que o ex-presidente Lula chegava à capital paranaense. Bombas de efeito moral, gás lacrimogêneo, balas de borracha e cassetetes atingiram diversas pessoas. Quatro das feridas são crianças.

leia mais



PM impede assembleia sindical e prende presidente de Sintricom
31.03.2018

Causa Operária

A Polícia Militar impedeu uma assembleia dos trabalhadores da Engecampo, empreiteira que presta serviços para a Petrobras, na Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba. Foi preso Ivam Rodrigues, presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção do Mobiliário e Montagem Industrial de São José dos Campos.

leia mais



Polícia invade baile funk na Rocinha e mata oito jovens
24.03.2018

Esquerda Diário

Um dos rapazes, Matheus da Silva Duarte, de 19 anos, foi baleado pelas costas durante o tiroteio. Márcio, pai do jovem, afirmou que a polícia invadiu o evento batendo nos moradores por volta das 5h50 da madrugada. Julio Lima Moraes, 23 anos, foi baleado pela polícia e segundo a família o ocorrido foi durante o horário que ele saia para trabalhar em uma churrascaria. A versão da polícia é que houve troca de tiros com traficantes da região.

leia mais



Encontro de poetas de rua sofre violência policial e prisões abusivas
24.03.2018

Jornalistas Livres

O abuso da PM ocorreu no município de São José (SC), quando os poetas e poetisas realizavam a 18ª edição do Slam, que anunciava, em seu cartaz de divulgação, a homenagem a Carolina Maria de Jesus, mulher negra, favelada, catadora e moradora da favela do Canindé, considerada uma das primeiras escritoras negras do Brasil e uma das mais conhecidas no mundo.

leia mais



Ex-PM e quatro policiais são presos suspeitos de matar homem em Ceará
21.03.2018

G1

Homem foi morto na calçada de uma casa com mais de dez tiros em Jijoca de Jericoacoara.

leia mais



Polícia Militar manteve mulheres de ocupação do MST sob cárcere em ônibus
20.03.2018

Forum

Após realizar uma manifestação na sede da Nestlé, em São Lourenço-MG, para denunciar o processo de privatização das águas promovido pelo governo de Temer, a polícia segurou os ônibus numa rua, cercando-os com uma viatura. Após revistar as mulheres, os policiais apreenderam as chaves de 9 veículos e mantiveram mais de 400 mulheres presas nos ônibus.

leia mais



Policial rodoviário critica homenagem a Marielle em bar, e manda prender o dono do estabelecimento
19.03.2018

Kiko Nogueira, Diário do Centro do Mundo

Alfredinho do Bar Bipbip é “conduzido” para a delegacia por conta de uma confusão criada por um policial de folga, que chamou um carro da Policia Rodoviária Federal com 4 PRF armados com fuzis, para acompanhar sua briga de bar.

leia mais



Bebê de 2 anos e outras duas pessoas morrem em tiroteio no Alemão (RJ)
17.03.2018

Arthur Stabile e Leonardo Coelho, Ponte

O bebé Benjamin foi atingido por um tiro na cabeça. Balas perdidas de confronto entre PM e supostos assaltantes atingem moradores; além dos mortos, outros três ficaram feridos.

leia mais



Ameaças aterrorizam ativistas que denunciam violência policial em Acari (RJ)
15.03.2018

Maria Teresa Cruz e Daniel Arroyo, Ponte

Desde que o governo federal anunciou a intervenção federal militar na segurança do Rio de Janeiro, há um mês, as incursões do 41º Batalhão da Polícia Militar, considerado o mais letal do estado, tornaram-se mais constantes e violentas, segundo ativistas e moradores de Acari, na região norte do Rio. As mesmas vozes contam que quem ousa denunciar a truculência dos policiais passa a sofrer ameaças. Parte das denúncias veio da vereadora Marielle Franco.

leia mais



GCM e PM atacaram com bombas de gás, balas de borracha e bastões à protesta dos professores: 15 feridos
14.03.2018

Arthur Stabile, Ponte

Estado e município se unem em agressão a professores em São Paulo. Centenas de professores foram à Câmara dos Vereadores de São Paulo protestar contra um projeto de lei do executivo que altera a previdência dos servidores municipais.

leia mais



Dez maiores chacinas de SP tiveram participação de PMs
10.03.2018

Josmar Jozino, Ponte

Desde 1981, ataques a tiros com mais vítimas no Estado tiveram entre os assassinos policiais militares atuantes ou já fora da corporação.

leia mais



Prefeitura do Rio destrói quiosques em favela com ação militar e revolta ambulantes
09.03.2018

Marina Lang, UOL

Junto à Guarda Municipal e por meio da Secretaria de Ordem Pública, a Prefeitura do Rio de Janeiro fez uma ação na praça Miami, na zona oeste da cidade. Quiosques foram destruídos por uma retroescavadeira. "Que covardia! criei minha famiília aqui", dizia um dos atingidos.

leia mais



Agente da PF, vereador em Campo Grande diz que índios “têm que apanhar”
09.03.2018

De Olho nos Ruralistas

O vereador de Campo Grande André Salineiro (PSDB) disse na Câmara para polícia “descer o cacete mesmo” em indígenas que protestavam por saúde. “Quando tem uma interrupção dessa, tem que chegar lá o policiamento e, se não tiver conversa, tem que descer o cacete mesmo. Têm que apanhar porque eles vão revidar e aí é a hora de apanhar”, esbravejou na tribuna.

leia mais



Moradores de rua da Mooca, SP, denunciam violência sistemática da GCM e da PM
09.03.2018

Julio Renato Lancellotti



O Capitão armado com iuma pistola invadiu a agência dos Correios de Maricá no RJ e fez funcionários reféns
08.03.2018

O Fluminense

Um capitão do Exército rendeu funcionários dos Correios de Maricá e fez, por pouco mais de 40 minutos, funcionários e clientes reféns após descobrir que uma encomenda não tinha chegado na unidade.

leia mais



Militares confiscam e vasculham celulares de moradores dos morros cariocas
08.03.2018

Causa Operária

Na favela da Vila Kennedy, em Rio de Janeiro, mais uma denúncia do abuso das forças armadas foi feita essa semana: Os militares estão confiscando celulares e aparelhos eletrônicos dos moradores, os quais estão sendo vasculhados pelos soldados do exército.

leia mais



Jovem é agredido com tapa e soco de PM durante abordagem
08.03.2018

Glauco Araújo e Paulo Toledo Piza, G1

Estudante de 18 anos estava com amigos em frente a mercado na Zona Oeste da capital quando policiais os abordaram.

leia mais



PM espanca e detém ilegalmente jovem de favela, segundo testemunhas
06.03.2018

Arthur Stabile, Ponte

Segundo testemunhas, na Favela do Moinho, na região central da cidade de São Paulo. PMs da Força Tática agrediram e detiveram ilegalmente um rapaz que correu ao ver a viatura, além de invadir casa sem mandado.

leia mais



Mães de Maio denunciam letalidade policial de SP em audiência da CIDH
03.03.2018

Maria Teresa Cruz, Ponte

Movimento de mulheres que perderam os filhos vítimas do braço armado do Estado pede a reabertura das investigações dos crimes de maio de 2006.

leia mais



Polícia Militar volta a ameaçar líder comunitário
01.03.2018

Katia Passos, Jornalistas Livres

Conheça a história de Cícero Nascimento, morador de periferia de SP que denunciou policiais por abuso de autoridade.

leia mais



Intensificam repressão na Luz antes de inauguração de Complexo Júlio Prestes
01.03.2018

Sérgio Silva, Ponte

Entidades que atuam na área afirmam que violência aumentou; GCM usou bombas de gás e balas de borracha. “A ordem é não ficar ninguém lá, por causa da inauguração dos predinhos”, reiterou Júlio Lancellotti.

leia mais



Presidente do Sindicato é preso pela polícia
01.03.2018

Brasil 247

Na ocupação da fábrica Barontini, em São Caetano do Sul, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Carnes, Derivados e do Frio do Estado de São Paulo, Julio Marcelino, militante do Partido da Causa Operária, foi detido pela polícia. Trabalhadores estão sem salários e 13º desde dezembro de 2017. Os patrões decretaram falência para não pagar os atrasados.

leia mais



Jovem baleado por PMs grava própria morte com o celular
25.02.2018

Jornal da Band

Imagens filmadas pela vítima desmentem versão da Polícia Militar do Rio de Janeiro de que aconteceu um tiroteio no local e revelam que não houve confronto. Vários jovens conversavam na rua, quando foram surpreendidos por um blindado da policia militar que entrou na comunidade do palmeirinha, assustados correram para se proteger em casa, mas foram confundidos pela policia com bandidos e foram alvejados.

leia mais



“Fichamento de moradores de favelas parece prática da ditadura militar”
23.02.2018

Roberta Pennafort, Estadão

A Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro irá requerer informações às Forças Armadas pelas fotos de moradores de favelas da zona oeste de Rio de Janeiro, feitas por militares. O defensor público Daniel Lozoya, do Núcleo de Defesa dos Direitos Humanos, esclareceu que ninguém deveria ser fotografado após apresentar o documento de identificação civil.

leia mais



Ordem da PM determina revista em pessoas "da cor parda e negra" em bairro nobre de Campinas (SP)
23.02.2018

Eduardo Schiavoni, UOL

A Polícia Militar de Campinas (São Paulo) determinou, em uma Ordem de Serviço que seus integrantes abordassem jovens negros e pardos, com idade entre 18 e 25 anos, na região do bairro Taquara.

leia mais



"A abordagem de crianças por forças militares é injustificável"
23.02.2018

Ana Luiza Basilio, Carta Capital

Para especialistas, ação do Exército de revistar crianças durante operação no Rio infringe direitos assegurados em lei.

leia mais



Judoca olímpica Rafaela Silva é vítima de racismo da PM do Rio de Janeiro
22.02.2018

Forum

A atleta estava dentro de um táxi quando uma viatura da PM mandou parar e a fez descer do carro; policiais só a liberaram depois que souberam que ela era a "aquela atleta da Olimpíada".

leia mais



Menina de 7 anos é baleada em ação policial no RJ
21.02.2018

Esquerda Diário

A PM realizou operação em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, matando um homem e baleando a Gleciana Vitoria Albuquerque Viegas, de 7 anos. Os outros dois homens foram feridos e encaminhados para a mesma unidade de saúde. Gessy não resistiu e faleceu.

leia mais



Guarda Municipal de Icó (CE) agride professores que protestavam contra o corte de salários
20.02.2018

Ceará News

A prefeita de Icó, Ceará, Laís Nunes (PDT), autorizou a Guarda Municipal a atirar e usar spray de pimenta em professores que protestavam contra o corte, pela metade, de salários.

leia mais



PM osou balas de borracha contra blocos no Carnaval do Espírito Santo
18.02.2018

Jussara Baptista, Ponte

Famílias com crianças, mulheres e idosos foram atacadas na praia em Guarapari pela polícia. Criminalizaram a diversão do pobre, disse uma vítima.

leia mais



Polícia Militar agride e tortura famílias Kaingang no Rio Grande do Sul
17.02.2018

CIMI

12 famílias indígenas que estavam acampadas em Passo Fundo (RS), como forma de chamar a atenção das autoridades federais para a necessidade de demarcação de suas terras, form atacadas pela PM com bombas de gás lacrimogênio e disparados tiros de balas de borracha. Várias pessoas acabaram sendo alvejadas e feridas, dentre as quais crianças, mulheres e idosos. um rapaz acabou sendo ferido na perna por disparo de bala letal.

leia mais



Temer entrega controle das polícias do Rio para as Forças Armadas
16.02.2018

Leonardo Sakamoto, UOL

O governo Michel Temer decidiu decretar intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro e entregar o comando das polícias civil e militar e o sistema prisioal ao general Walter Souza Braga Netto.

leia mais



PM expulsa soldado acusado de integrar grupo de extermínio que matou 20 e feriu 19
15.02.2018

Arthur Stabile, Ponte

Segundo investigação da Polícia Civil, soldado Fernando Cardoso Prado de Oliveira e PM participaram de chacinas, entre novembro de 2014 e julho de 2015, em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo.

leia mais



Rocinha, Vidigal e Chácara do Céu protestam contra a violência no RJ
07.02.2018

Leonardo Coelho, Ponte

Três comunidades fizeram passeata para denunciar como a violência afeta o dia a dia de quem vive na favela.

leia mais



Adolescente de 13 anos morre em operação policial na Maré, segundo moradores
06.02.2018

Maria Teresa Cruz, Ponte

Duas operações do Comando de Operações Especiais da Policia Militar (Batalhão de Choque, BOPE e Batalhão de ações com Cães) estavam na região. “Pelo menos 5 postos de saúde e das 44 escolas, 40 fecharam as portas devido aos confrontos armados na região”, informou a Redes da Maré. Jeremias Morais, atingido pelos tiros enquanto jogava futebol, foi levado para o Hospital Souza Aguiar, mas não resistiu aos ferimentos.

leia mais



Estudante trans foi revistada e detida pela polícia de Goiás ao fazer B.O.
05.02.2018

Paloma Vasconcelos e Yago Sales, Ponte

“Os policiais me levaram para uma sala e pediram pra eu tirar a roupa, pra eles fazerem uma revista. Eram mais ou menos quatro homens. Depois dessa revista, eles pegaram o meu celular, a caneca do meu curso, tiraram o cadarço do meu tênis e me colocaram dentro de uma cela”, conta Karen Alves de Aguiar, 25 anos, estudante do segundo semestre de Administração da UFG.

leia mais



939 pessoas mortas pelas polícias Militar e Civil no Estado de São Paulo em 2017
01.02.2018

Luis Adorno, UOL

Durante o ano de 2017, 876 pessoas foram mortas em supostos confrontos por policiais militares. Outros 63 foram mortos por policiais civis. Trata-se do maior número anual de mortos por policiais registrado pela Secretaria da Segurança Pública, que começou a contabilizar a letalidade policial anual em 1996. Somente na gestão Geraldo Alckmin, entre 2011 e 2017, a letalidade policial aumentou 96%.

leia mais



PM enquadra estudantes dentro da UFAL durante encontro de Filosofia
22.01.2018

Esquerda Diário

Durante a abertura do Encontro Regional de Estudantes de Filosofia do Nordeste, na Universidade Federal de Alagoas, a polícia militar abordou os estudantes com o pretexto de uma suposta "busca de armas", sem comprovação após a revista.

leia mais



Estudante agredido após protesto acusa PMs de forjarem provas prendê-lo
22.01.2018

Arthur Stabile, Ponte

Um jovem secundarista agredido pela Polícia Militar após o segundo ato contra o aumento das tarifas do transporte público de São Paulo acusa os PMs de terem colocado pedaços de pau e uma pedra em sua mochila. O estudante secundarista J.S.S. de 17 anos, foi preso com outros dois manifestantes.

leia mais



"Abuso de força letal": RJ tem 36 mortos para cada policial assassinado no Estado
19.01.2018

Paula Bianchi, UOL

A cada PM morto em serviço no Rio de Janeiro em 2017, outras 36 pessoas morreram em supostos confrontos com a polícia. Em 2013, a proporção era de 20 mortos a cada policial assassinado. Na esteira da crise de segurança no Estado, o número de mortos pela polícia foi um dos indicadores que mais cresceu, de 413 há cinco anos, a 1224 em 2017, indicando o uso excessivo da força pelos agentes e a anuência do governo com a situação.

leia mais



Polícia truculenta ataca manifestantes em ato da saúde no Rio
18.01.2018

Alexandre Alves Miguez, Esquerda Diário

Um ato pacifico de servidores do municipio, usuários e familiares da saúde da família e saúde mental hoje no Rio de Janeiro em frente a Prefeitura foi atacado violentamente pela polícia com gás de pimenta e pauladas. Os manifestantes denunciavam o sucateamento da saúde pelo governo Crivella, o atraso dos salários, o fechamento de Clínicas, é os destratos aos pacientes psiquiátricos.

leia mais



“Violência Policial Continua Sem Freios”
18.01.2018

Verônica Lugarini, Vermelho

Segundo a organização Human Rights Watch, os altos níveis de violência praticada por facções criminosas, atinge diversas cidades brasileiras. Abusos cometidos pela polícia, incluindo execuções extrajudiciais, contribuem para um ciclo de violência. Emn 2016, 437 policiais morreram no país, e no mesmo ano, os policiais mataram 4.224 pessoas, de acordo com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

leia mais



Repórter Ninja foi atingido pela PM durante ato contra aumento da tarifa
17.01.2018

Ninja

Após manifestação realizada por Movimentos Sociais contra o aumento da tarifa de ônibus, em São Paulo, o fotojornalista Jorge Ferreira, assim como outros profissionais da imprensa, foram agredidos deliberadamente pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, em ação registrada ao vivo pelo fotógrafo.

leia mais



STF mantém prisão de policiais acusados de massacre em Pau D’Arco
17.01.2018

CPT

Após presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, negou liminar de habeas corpus requerida pela defesa dos policiais acusados da morte de dez trabalhadores rurais sem-terra, no município de Pau D’Arco, Pará, porque “a decisão da presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, que restabeleceu a prisão está de acordo com a jurisprudência do STF no sentido de que a periculosidade do agente, evidenciada pelo risco de reiteração delitiva, é motivo idôneo para a custódia cautelar”..

leia mais



PM faz em média uma ação por semana com bombas de gás na Cracolândia
16.01.2018

Daniel Mello e Jessica Mota, Ponte

Desde a mega operação policial realizada da Cracolândia, na Luz, região central de São Paulo, uma rotina de violência se instalou na área. Dados obtidos via Lei de Acesso à Informação mostram que, do dia 21 de maio de 2017 até início de dezembro, foram 29 operações com munição desse tipo, com a ideia de diminuir o número de pessoas na região.

leia mais



PM mata flanelinha que jogou água no para-brisa de carro na Zona Oeste do Rio
12.01.2018

Bom Dia Rio, G1

O flanelinha Romário de Oliveira Resende jogou água para limpar o para-brisa do veículo do militar do cabo Leandro Augusto Graciano. O policial pediu parar, mas como Romário insistiu, o PM atirou ao chao, então o flanelinha pegou uma pedra e o cabo atirou mais uma vez, matando a Romário.

leia mais



Repressão da PM contra ato do Movimento Passe Livre fere pessoas que passavam na rua em SP
11.01.2018

Maria Teresa Cruz, Daniel Arroyo e Jeniffer Mendonça, Ponte

O primeiro grande ato organizado pelo MPL em São Paulo contra o aumento da tarifa do transporte público reuniu cerca de 2 mil pessoas e terminou em confronto quando um grupo pulou as catracas na estação Brás e os PMs fecharam o local e dispersaram os manifestantes com tiros de bala de borracha e bombas de gás lacrimogêneo.

leia mais



Denunciam nova ação "de guerra" da PM e da GCM na Cracolândia
11.01.2018

Janaina Garcia, UOL

A ouvidoria da Defensoria Pública do Estado de São Paulo acusa a Polícia Militar e a Guarda Civil Metropolitana de agirem de novo violentamente e sem chance de defesa contra usuários de drogas com bombas de efeito moral e balas de borracha.

leia mais



Policial coordenador de escola militar em Cuaibá abusava de alunas
07.01.2018

Esquerda Diário

Em Cuiabá (MT), o subtenente Alecssandro Leandro da Silva, 45 anos, foi condenado a 4 anos e nove meses em regime semiaberto por abusar sexualmente de alunas do Colégio Militar Tiradentes, quanto era coordenador da escola, que é o “modelo pedagógico” de Bolsonaro e dos defensores do “Escola Sem Partido”.

leia mais



PM admite que se confundiu e matou jovem trabalhador Luis Guilherme dos Santos
04.01.2018

Rafael Soares, Extra

Luis Guilherme, de 18 anos, trabalhava com produção de eventos. Ele e dois colegas tinham desmontado um palco no Shopping Nova Iguaçu e voltavam com os equipamentos quando ocorreu a abordagem policial na Baixada Fluminense. O jovem estava com a mochila no colo e, quando saiu (do caminhão), ficou com ela na mão, mas a deixou cair. No que ele foi abaixar para pegá-la, o cabo da PM Hélder Roberto Gomes da Silva, do 20º BPM (Mesquita), atirou nele.

leia mais



PM de São Paulo usa lei exclusiva às Forças Armadas para justificar investigações de mortes
02.01.2018

Luís Adorno, UOL

Lei 13.491 de outubro de 2017 vale para que integrantes do Exército, Marinha e Aeronáutica investiguem ocorrências, mas PM de SP se baseia nela para fazer investigações, desempenhado o papel da Polícia Civil.

leia mais


Ver arquivo de notícias

 

 


Observatório das Violências Policiais e dos Direitos Humanos
Rua Monte Alegre 984 - Perdizes -  Prédio Novo - 4º andar - Bloco A - Sala 4E08 - CEP 05014-901 - São Paulo - SP