Entidades denunciam maus-tratos institucionalizados na Fundação Casa
13.08.2018

Rede Brasil Atual

Denúncias de torturas físicas e psicológicas. Segundo coordenador do Projeto Meninos e Meninas de Rua do ABC, Marco Antonio da Silva, em vistorias da Fundação Casa, já foram encontrados inclusive casos de morte. Participantes do 3º Fórum das Medidas Socioeducativas criticaram a falta de uma política de ressocialização adequada.

leia mais



PM Juh morreu duas vezes: nas mãos dos assassinos e da imprensa
09.08.2018

Tatiana Dias, Nayara Felizardo e Cecília Olliveira,
The Intercept

A frase “mas, também…” é usada sem pudor para culpar mulheres vítimas de violência. Expor uma mulher que está na condição de vítima é algo corriqueiro na imprensa e em posts de machistas nas redes sociais. E, quando ela é também lésbica agem com mais desrespeito.

leia mais



Precisamos levar a sério o crime de feminicídio
09.08.2018

Ana Cristina Viana e Leticia Kreuz, Justificando

É preciso repensar estruturalmente a violência contra a mulher no Brasil. Nossas mortes não podem mais ser meros números e estatísticas. Nossas vidas não podem ser banais.

leia mais



Negro, gay e budista: educador social está preso injustamente, segundo familiares
07.08.2018

Jeniffer Mendonça e Matheus Moreira, Ponte

Preso há dois meses, Marcelo Dias, 39 anos, líder comunitário e presidente da ONG Novos Herdeiros Humanísticos que realiza atividades de educação e esportes foi detido na zona sul de São Paulo, em junh.

leia mais



Mortes de presos aumentam 10 vezes em quase vinte anos no Rio
07.08.2018

Vladimir Platonow, Agência Brasil

Segundo levantamento da Defensoria Pública do Estado, de 26 presos mortos em 1998, o número subiu para 266 óbitos, em 2017, com total de presos mortos foi de 2.416.

leia mais



Pesquisa da UFPI detecta agrotóxico glifosato em amostras de leite materno no Piauí
07.08.2018

Cida de Oliveira, Rede Brasil Atual

Agrotóxico no leite da mãe, abortos e filhos com baixo peso ao nascer são comuns até onde não há produção agrícola. Suspeita é de abuso no uso ou contaminação da água consumida pela população.

leia mais



RJ tem 1 morte de preso a cada 2 dias
07.08.2018

Lucas Vettorazzo, Folha de S.Paulo

A maioria das mortes ocorre em razão de doenças infecciosas, más condições de higiene e falta de profissionais de saúde em presídios, de acordo com avaliação da Defensoria Publica do estado.

leia mais



PM Juliane, morta por ser policial: um ataque aos direitos humanos
07.08.2018

Arthur Stabile, Ponte

Negra, lésbica, periférica e dona de ‘uma alegria contagiante’, Juliane dos Santos Duarte tinha 27 anos. Foi enterrada na Grande SP.

leia mais



O que faço e por que fui presa?
06.08.2018

Liberdade aos 23 - Goiás

Fala Camila Jourdan, doutora em Filosofia, professora da UERJ e condenada a 13 anos de prisão.



26 mil brasileiros foram intoxicados por agrotoxicos nos ultimos dez anos
06.08.2018

Bruno Fonseca, Pública

Levantamento revela que 1.824 morreram por causa de venenos agrícolas. Nos últimos dez anos, 1.484 crianças de até 9 anos foram intoxicadas por agrotóxicos.

leia mais



Em ato na USP, juristas criticam duramente a relativização da presunção de inocência
04.08.2018

Lu Sudré, Brasil de Fato

“Esse é apenas um dos muitos direitos constitucionais que estão sendo destruídos no país”, afirma membro da ABJD.

leia mais



Café amargo: Fazenda certificada pela Starbucks é flagrada com trabalho escravo
03.08.2018

Daniela Penha, Repórter Brasil

Ação resgatou 18 trabalhadores de fazenda Córrego das Almas, em Piumhi, no interior de Minas Gerais, que tinha dois dos mais importantes selos de boas práticas do mundo.

leia mais



“Ditadura idealizou modelo atual das milícias”
03.08.2018

DW

Milícias tiveram seu embrião nos esquadrões da morte apoiados pela ditadura, afirma o sociólogo José Cláudio Alves, pesquisador e professor na UFRRJ. Em entrevista, ele rejeita a ideia de poder paralelo, apontando que grupos fariam parte da "dimensão ilegal do Estado".

leia mais



Ato denuncia criminalização de manifestantes: “estado de sítio informal’
03.08.2018

Fausto Salvadori, Ponte

Diante da Faculdade de Direito da USP (Universidade de São Paulo), no Largo São Francisco, instituição que formou mais de 50 ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e ajudou a moldar a justiça brasileira, um grupo de aproximadamente 70 pessoas se reuniu para acusar essa mesma justiça de criminalizar a liberdade de manifestação e dizer que o Brasil está deixando de ser uma democracia.

leia mais



Imagens mostram advogada sendo agredida pelo marido antes de cair de apartamento no Paraná
03.08.2018

Extra

Vídeos do circuito interno do prédio ondem moravam mostram a advogada Tatiane Spitzner, de 29 anos, agreida pelo marido dela Luis Felipe Manvailer. Minutos depois, outra câmera flagra o momento em que Tatiane cai da janela do apartamento no quarto andar e morre.

leia mais



Segundo CAPES, os cortes de Temer extinguirão bolsas de pós-graduação
02.08.2018

Esquerda Diário

O Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior lançou um ofício expondo que, em razão do financiamento previsto para o ano de 2019 [ainda menor que para o ano de 2018], aprovado na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), haverá corte de centenas de milhares de bolsas de pós-graduação no ano que vem.

leia mais



Fracassa tentativa de Temer de legitimar reforma do ensino médio
02.08.2018

Rede Brasil Atual

O "Dia D" instituído pelo MEC para debate da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) Data foi marcado por manifestações contrárias à reforma do ensino médio.

leia mais



A Diocese de Roraima e REPAM denunciam difamações contra o serviço aos migrantes
02.08.2018

Vatican News

Vem sendo divulgado nas redes sociais, de forma manipulada e descontextualizada, um vídeo no qual pessoas com má fé incentivam o ódio e a xenofobia. Repudiamos quaisquer ameaças, difamações e insinuações feitas contra Paróquias, Pastorais, Movimentos e Serviços, bem como contra os agentes de pastoral e colaboradores que atuam na acolhida, defesa e promoção dos direitos dos migrantes.

leia mais



Presos homossexuais são tratados com exorcismo e isolamento em presídios de MT, diz ONG
02.08.2018

Lidiane Moraes, G1

Homossexuais, travestis e transexuais relataram que exorcismo e isolamento fazem parte dos castigos aplicados em presídios de Mato Grosso. O relato foi feito aos realizadores do projeto 'Passagens', vinculado à Organização Não-Governamental (ONG) Somos.

leia mais



Organizações sociais do DF lançam Frente Distrital Pelo Desencarceramento
02.08.2018

Pastoral Carcerária

A frente irá, ao integrar entidades e movimentos que lutam contra o encarceramento em massa, promover debates sobre o sistema prisional, elaborar relatórios, disponibilizar as informações sobre o cárcere para a sociedade, denunciar violações aos direitos das pessoas privadas de liberdade, e debater os projetos de lei sobre estas questões.

leia mais



O apoio ao professor Martorano, da Unifal, por perseguição pós-golpe
01.08.2018

GCN

O professor Luciano Martorano foi exonerado pela administração da Unifal sem direito a defesa e em situação que não condiz com a realidade: acusaram o professor de infrações negadas pelos estudantes e fora da normalidade do seu desempenho. Assim, ele se torna mais um número da perseguição perpetrada pelo Estado pós-golpe.

leia mais



Presos com deficiência pagam duas vezes pela sua pena
31.07.2018

André Luiz Pereira Spinieli, Justificando

A totalidade dos problemas enfrentados na esfera do sistema carcerário brasileiro se torna ainda mais alarmante quando os olhares se voltam à presença de pessoas com deficiência introduzidas nas prisões brasileiras em condições de franca desigualdade para com outros presos e sem a devida assistência e acessibilidade.

leia mais



Moxihatëtëa: A violência contra os povos indígenas isolados na Amazônia e a omissão do governo
31.07.2018

CIMI

Após denúncia sobre possível assassinato de indígenas isolados na TI Yanomami, o Cimi, em nota, alerta para o risco de extermínio dos povos indígenas isolados na Amazônia e denuncia descaso.

leia mais



Titulação de fazenda Santa Tereza no Pará foi resultado de uma fraude
31.07.2018

CPT

O título de propriedade expedido pelo ITERPA referente à Fazenda onde pistoleiros atacaram famílias do MST no Pará, foi resultado de uma fraude grosseira. Analisando o procedimento administrativo 2011/76613 que tramitou no ITERPA, constatamos inúmeras ilegalidades.

leia mais



Funai é condenada a concluir processo de revisão dos limites de terra indígena Xacriabá em MG
31.07.2018

MPF

O Ministério Público Federal em Minas Gerais obteve, junto à Justiça Federal, a condenação da Funai para que conclua à revisão dos limites da Terra Indígena do povo Xacriabá, especialmente em relação à aprovação e publicação do Relatório Circunstanciado de Identificação e Revisão.

leia mais



Pistoleiros atacam comunidade camponesa em Barra do Ouro (TO)
30.07.2018

CPT

Nas últimas duas semanas, casas e roças das famílias da comunidade camponesa Tauá foram destruídas por pistoleiros supostamente a mando dos grileiros Emílio Binotto e seu filho, Edilson Binotto, empresários cuja família tenta expulsar há mais de uma década trabalhadores e trabalhadoras da comunidade tradicional.

leia mais



“Esquece do seu filho”: o Brasil está tirando crianças indígenas de suas mães e colocando para adoção
28.07.2018

Tatiane Klein, The Intercept

“A instituição defende que ela é pobre, que ela mora em retomada. A instituições precisam nos respeitar. Isso é genocídio dos povos indígenas... Reclamam que nossos filhos são sujos; mas claro, vivemos na terra, cozinhamos no fogo”.

leia mais



No Pará, Acampamento Hugo Chávez é atacado por pistoleiros
28.07.2018

MST

450 famílias do Acampamento Hugo Chávez, localizado na fazenda Santa Tereza, em Marabá, Sudeste do Pará, foram atacadas por pistoleiros que atiraram várias vezes contra as famílias e atearam fogo nos barracos e na estrada, interditando a única via de acesso.

leia mais



MP denuncia cinco por queimar bens e expulsar venezuelanos de prédio em Mucajaí, interior de Roraima
27.07.2018

G1

Grupo de moradores foi denunciado por xenofobia e incitação ao crime durante protesto que aconteceu em março. Se condenados, eles podem pegar até 3 anos e meio de prisão e ainda pagar multa.

leia mais



Pan-Amazônia: organizações cobram políticas transnacionais para proteção de indígenas isolados
26.07.2018

Ascom/CIMI

Organizações indígenas, entidades sociais e acadêmicas demonstraram preocupação com projetos que avançam “sobre os territórios mais remotos onde estes povos haviam conseguido uma vida autônoma e livre”.

leia mais



Mais de 10 mil hectares de floresta já foram destruídos na Terra Indígena Karipuna
25.07.2018

Greenpeace Brasil

Após sobrevoo, Greenpeace e Cimi apresentaram uma denúncia ao MPF com imagens que comprovam que a destruição é quase quatro vezes maior do que os dados oficiais mostram.

leia mais



Após denúncia, Conselho da Comunidade de Curitiba visita delegacia de Piraquara
25.07.2018

Pastoral Carcerária

Denúncias de superlotação e más condições sanitárias foram feitas pelos próprios presos em redes sociais. A denúncia foi feita por familiares e advogados e aparece em um vídeo que circula nas redes sociais.

leia mais



Brasil lidera ranking de mortes de ambientalistas, com 57 assassinatos
24.07.2017

Radio France Internationale

Pelo segundo ano consecutivo o Brasil ficou no primeiro lugar do ranking mundial da ONG britânica Global Witness, que mede a violência contra defensores do meio ambiente, com 57 assassinatos. 2017 foi o ano mais violento para ambientalistas no mundo, foram registradas 207 vítimas.

leia mais



Ministro infrator
24.07.2018

Daniel Camargos e Ana Magalhãe, Repórter Brasil

Na sua fazenda, Caio Luiz de Almeida Vieira de Mello, novo ministro do Trabalho, pagou multa de R$ 46 mil por manter trabalhadores rurais sem registro e expor funcionários a agrotóxico.

leia mais



Estudante brasileira é morta a tiros na Nicarágua
24.07.2017

Carta Capital

Raynéia Gabrielle Lima, 29 anos, era estudante de medicina da Universidade Americana e estava saindo do plantão do hospital, quando foi assassinada com arma de fogo.

leia mais



Desde as chacinas da Candelária e Vigário Geral, mais de meio milhão de jovens foram assassinados
23.07.2018

Eliana Alves Cruz, The Intercept

O ano de 2018 marca as bodas de sangue das chacinas da Candelária e de outra matança ocorrida um mês depois, a de Vigário Geral. Nestes 25 anos, o Brasil retrocedeu em quase tudo, especialmente na violência. O país tem números de guerras.

leia mais



Farda, fardão, uniforme de dormir
23.07.2018

Patrtik Camporez, O Globo

Número de escolas públicas “militarizadas” no país cresce sob o pretexto de enquadrar os alunos. Total de escolas geridas pela PM cresceu 212% em cinco anos.

leia mais



CPT e a RENAP entram com petição de Amicus Curiae na ADI 5771 que discute a constitucionalidade da chamada “Lei da Grilagem”
23.07.2018

CPT

A sociedade está chamando a Lei nº 13.465/2017 de “Lei da Grilagem”, por entender que facilita uma série de ilegalidades e irregularidades. A CPT em articulação com a RENAP entrou com pedido de habilitação como Amicus Curiae na ADI 5771 de iniciativa do Ministério Público Federal, que questiona a constitucionalidade de essa Lei.

leia mais



Contaminação silenciosa por agrotóxicos em escolas rurais
20.07.2018

Ana Aranha, Repórter Brasil

“É diário”, professor denuncia intoxicação por agrotóxicos como algo recorrente em escolas rurais. Ele foi ameaçado e proibido de falar com a imprensa depois que seus alunos passaram a apresentar sintomas frequentes de contaminação. Estudo da Human Rights Watch aponta que problema é sistemático no Brasil rural.

leia mais



“Expõe como tratamos as crianças”, diz autor de foto de menino expulso do Metrô
20.07.2018

Rede Brasil Atual

Pouco depois de finalizar um workshop sobre fotojornalismo, discutindo a violência contra crianças registrada ao longo do tempo, repórter fotográfico Juca Martins flagrou ação na estação Sumaré do Metrô paulista.

leia mais



Somos Todos 23!
19.07.2018

Bruno Lima Rocha



Os 23 perseguidos falam juntos pela primeira vez após condenação
19.07.2018

Justificando

Em tempos de sérios ataques aos direitos trabalhistas e sociais, é fundamental desfraldar bem alto as bandeiras da liberdade de expressão e de manifestação, sem as quais nenhum outro direito pode ser defendido, muito menos conquistado.

leia mais



Ha 25 anos um crime chocou Brasil, lembramos para que não se repita
19.07.2018

Anistia Internacional



Pesquisadora da UnB deixa o DF após ameaça de agressão por grupo de extrema-direita
18.07.2018

Ivan Longo, Forum

A pesquisadora e professora de Direito da Universidade de Brasília (UnB), Debora Diniz, sofreu mais ameaças de morte e agressão por parte de um grupo contra os direitos das mulheres ligado à extrema-direita. Ela estava saindo de uma palestra que havia acabado de ministrar em Brasília quando foi acuada pelo grupo de homens.

leia mais



Condenação dos 23 é recado para impedir novas mobilizações, diz Eloisa Samy
18.07.2018

Mariana Simões, Pública

Para Francisco Menezes, os números de pobreza sugerem que o Brasil voltará ao Mapa da Fome da ONU. Um relatório atualizado deve ser lançado no fim do mês e fará novo alerta sobre a situação.

leia mais



Justiça do RJ condena à prisão 23 participantes de protestos em 2013 e 2014
17.07.2018

Maria Teresa Cruz, Ponte

O juiz Flavio Itabaiana decretou penas entre 5 e 7 anos de detenção em regime fechado. A decisão foi em primeira instância e todos os condenados poderão recorrer em liberdade.

leia mais



Judiciário nega atendimento psicológico a família de Marcus Vinicius, assassinado pela polícia
17.07.2018

Alexandre Alves Miguez, Esquerda Diário

Juíza Mônica Teixeira, da 1ª Vara da Fazenda Pública, negou pedido da família por auxílio para atendimento psicológico após a brutal execução do menino de 14 anos, pelas mãos da polícia no Rio de Janeiro.

leia mais



Decisão judicial faz avançar reconhecimento territorial quilombola em Rondônia
17.07.2018

CPT

A Comunidade Quilombola do Forte Príncipe da Beira acolheu com entusiasmo a decisão do Juiz Federal Marcelo Elias Vieira, da 2ª Vara Federal de Ji-Paraná/RO, que ordenou ao Exército Brasileiro que permita o acesso do INCRA para realizar o estudo antropológico (RTID) previsto na demarcação dos territórios quilombolas.

leia mais



O lucrativo exército de segurança privada no Rio
16.07.2018

Breno Costa, Reinaldo Chaves e Hyury Potter,
The Intercept

Existe um universo paralelo na segurança do Rio de Janeiro. Além de policiais, fuzileiros de guerra e delegados engravatados, empresas de segurança legais e clandestinas.

leia mais



Sem casa, sem emprego e com mais criancas mortas: o Brasil do golpe é um pesadelo
16.07.2018

Joaquim de Carvalho, DCM

As notícias dão a medida de como o Brasil piorou nos últimos anos.

leia mais



Mortalidade infantil sobe em Brasil pela 1ª vez em 26 anos
16.07.2018

Cláudia Collucci, Marina Merlo e João Pedro Pitombo, Folha de S.Paulo

A tendência é que o índice de 2017 também se mantenha acima do registrado em 2015. A epidemia do vírus da zika e a crise econômica são apontadas pelo Ministério da Saúde como causas.

leia mais



MPF pede suspensão do Parecer 001/2017 da AGU e demarcação de terra indígena
16.07.2018

Ascom/MPF-MT

A ação busca que Funai e União concluam a redefinição de limites da TI Tereza Cristina, em Mato Grosso, e sustenta que o Parecer da AGU viola a Constituição, as Leis e os Tratados Internacionais de Direitos Humanos.

leia mais



Documentos encaminhados ao CNJ sobre situação de presos têm sido ignorados
13.07.2018

Fernanda Valente, ConJur

Não foi só o abaixo-assinado dos presos de Goiás, entregue nas mãos da ministra Cármen Lúcia, que não teve resposta. Pedidos de presos também foram ignorados.

leia mais



Há 5 anos da morte de Amarildo família ainda espera indenização do Estado do Rio
13.07.2018

Douglas Silva, Esquerda Diário

Após três anos de sua morte, o governo do Estado do Rio foi condenado a indenizar a família do pedreiro em R$ 3,5 milhões (R$ 500 mil para cada um de seus filhos e companheira), além de uma pensão de uma salário mínimo por mês para Elizabete. Porém, depois de cinco anos, a família segue na Justiça para conseguir receber a indenização.

leia mais



Dono da Riachuelo é condenado por injúria contra procuradora do Trabalho no RN
12.07.2018

Rafael Duarte, Saiba Mais

O empresário Flávio Rocha, dono do grupo Riachuelo, foi condenado pela Justiça Federal do Rio Grande do Norte pelo crime de injúria e danos morais contra a procuradora do Trabalho Ileana Neiva Mousinho. A sentença é do juiz da 2ª Vara Federal Walter Nunes da Silva.

leia mais



Escola Sem Partido quer silenciar professores
11.07.2018

Ana Luiza Bitencourt, Vermelho

Conhecida como Lei da Mordaça, a proposta quer, na verdade, impedir a discussão sobre política, gênero e diversidade em sala de aula. Para os comunistas, o PL 7180/14, que pode ser votado nesta quarta (11) pela comissão especial que trata do tema na Casa, é um ultraje e PRECISA ser barrado!

leia mais



“A extrema pobreza voltou aos níveis de 12 anos atrás”
10.07.2018

Thiago Domenici, Pública

Para Francisco Menezes, os números de pobreza sugerem que o Brasil voltará ao Mapa da Fome da ONU. Um relatório atualizado deve ser lançado no fim do mês e fará novo alerta sobre a situação.

leia mais



Repudio às ameaças sofridas pela Professora Débora Diniz
04.07.2018

NEPeM-CEAM/UnB

Estas ameaças atentam contra direitos humanos e liberdades fundamentais e nos provocam a assumir uma postura firme e inequívoca de repúdio à intolerância e à violência.

leia mais



Na ONU, Cimi rebate afirmação do Brasil de que demarcações de terras indígenas estão avançando
04.07.2018

Ascom/CIMI

Representação do Brasil no Conselho de Direitos Humanos havia citado dados incompletos sobre demarcações de terras indígenas. Em resposta, Cimi denunciou a paralisação das demarcações e o nefasto Parecer 001/2017 da AGU.

leia mais



Comunidades de fundo e fecho de pasto na Bahia
03.07.2018

Jessica Mota e Carolina Motoki, Repórter Brasil

Comunidades centenárias veem os rios secando enquanto são ameaçadas de expulsão pelas mesmas fazendas que desviam as águas.

leia mais



Mais de 400 famílias sofrem ameaça de despejo em Jaciara (MT)
02.07.2018

MST

Centenas de polícias estiveram no acampamento Padre José Tenente Cate, em Jaciara, Mato Grosso do Sul, para uma ação de despejo contra 400 famílias, por pedido da prefeitura municipal. As famílias estão na área há dois anos e meio plantando e cultivando alimentos.

leia mais



Padre Amaro livre, ainda esperamos justiça e paz
29.06.2018

CPT

Após 90 dias preso injustamente, a justiça, enfim, concede o habeas corpus a Padre Amaro. Apoiadores do padre e a comunidade local se alegram com a decisão, mas ainda temem pelo futuro.

leia mais



Docas de Santos é denunciada por violação dos direitos humanos durante a ditadura
27.06.2018

Carlos Ratton, Diário do Litoral

Em documento intitulado ‘Dossiê Docas’, pesquisadores requerem a instauração de inquérito civil público contra a responsável pelo maior Porto da América Latina.

leia mais



Assessora de vereador da DEM posta fotos falsas caluniando jovem morto na Maré
22.06.2018

Esquerda Diário

Tatiana Mendonça, assessora do vereador do Carlo Caiado (DEM), é uma das responsáveis pela criminosa campanha de calúnias e difamações que as vítimas da brutal violência policial no Rio vêm sofrendo.

leia mais



Um dia após começo do inverno, funcionários da Prefeitura de SP recolhem pertences de moradores de rua
22.06.2018

Roberta Giacomoni, G1

A Prefeitura de São Paulo recolheu os pertences de dois moradores de rua que ficam na Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na altura do número 2.000, no Centro da capital. Segundo testemunhas, entre o material recolhido havia cobertores, sapatos e objetos pessoais.

leia mais



Advogada denuncia caráter policialesco de reunão com camponeses em Pará
22.06.2018

Luciana Oliveira

“Pressão psicológica pela presença ostensiva da polícia na sala de reunião: filmando, fotografando, identificando as pessoas e apontando ostensivamente o armamento de fogo”.

leia mais



Me demiti quando vi separarem irmãos brasileiros em abrigo dos EUA. Proibiram até que se abraçassem
21.06.2018

Antar Davidson de Sá, The Intercept

Eu sou norte-americano, filho de um brasileiro, e trabalhava no abrigo para crianças desacompanhadas Southwest Key, em Tucson, Arizona. Não conseguia pensar em outra coisa que não fosse o rosto de desespero dos dois meninos e da menina brasileiros que haviam sido separados da mãe

leia mais



Matsés exigem de Brasil e Peru paralisação da exploração de petróleo e respeito aos isolados
21.06.2018

Francisco Loebens, CIMI

Manifestaram repúdio às atividades de pesquisa e exploração de petróleo e gás na Terra Indígena Vale do Javari, na Reserva Nacional Matsés, da Comunidad Nativa Matsés, na Reserva Indígena Yavari-Tapiche e no Parque Nacional Sierra del Divisor, que fazem parte do território ancestral e tradicional do povo Matsés.

leia mais



Justiça "atropela" Incra e despeja ribeirinhos assentados no Marajó
21.06.2018

Lilian Campelo, Brasil de Fato

Valdely Moraes de Souza, 36 anos, viu sua casa de madeira ser destruída no lote de assentamento rural situado na Ilha dos Carás, em Afuá (PA), por homens que cumpriam ordem judicial do juiz da vara única da comarca.

leia mais



49 crianças brasileiras estão separadas de pais nos EUA
20.06.2018

Estelita Hass Carazzai, Folha de S.Paulo

Uma nova lista compilada pelo governo dos Estados Unidos e enviada a autoridades do Brasil mostra que pelo menos 49 crianças brasileiras estão em abrigos para menores pelo país, separadas dos pais. Abrigo em Chicago concentra 21 menores.

leia mais



Tatiene Dias, 2ª mulher condenada à esterilização forçada pela Justiça
19.06.2018

Esquerda Diário

O promotor Frederico Barruffinni e o juiz Djalma Moreira Gomes envolvidos no caso de Janaina, esterilizada após da ação do Ministério Público de São Paulo, decidem por esterilizar uma segunda mulher, Tatiene Monique Dias.

leia mais



União, Funai e Estado de Rondônia têm 30 dias para apresentar plano de proteção da Terra Indígena Karipuna
19.06.2018

MPF Rondônia/CIMI

A determinação é para que a ação continuada dos órgãos consiga prevenir e reprimir os crimes ambientais no interior e no entorno da terra Karipuna.

leia mais



Agrotóxicos seriam causa de puberdade precoce em bebês, aponta pesquisa
18.06.2018

Ana Aranha, Repórter Brasil

Meninas de um ano que desenvolveram mamas moram em comunidades cercadas de plantações no Ceará. Críticos dizem que projeto de lei dos agrotóxicos aumenta risco de intoxicações.

leia mais



Metroviários de SP demitidos após greve de 2014 serão reintegrados
18.06.2018

Júlia Dolce, Brasil de Fato

Acordo homologado na última quarta-feira beneficiou 37 trabalhadores que paralisaram as atividades às vésperas da Copa 2014.

leia mais



Violência do Judiciário - TRF 1ª Região emite ordem de despejo a 96 famílias em MT
18.06.2018

CPT

Situação de injustiça e desumanidade estão sofrendo as famílias do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) Nova Conquista II.

leia mais



Se dizendo policiais, homens armados ameaçam retomada Guarani Mbya em Porto Alegre
17.06.2018

CIMI regional Sul

Os homens exigiram que os indígenas saíssem da retomada na Ponta do Arado e que os removeriam à força se resistissem.

leia mais



Exército formaliza impedimento de visita aos abrigos
17.06.2018

CSP-Conlutas

Com encaminhamentos importantes para a continuidade da campanha “Nenhum ser humano é ilegal. Migrar é um direito”, os movimentos que participaram da caravana reafirmaram o repúdio à militarização por parte do governo para tentar resolver um problema que é social.

leia mais



STF decide que condução coercitiva é prática de regime de exceção
14.06.2018

Rede Brasil Atual

É contra princípio da presunção de inocência: condução coercitiva "fragiliza o homem e coloca em dúvida o caráter".

leia mais



Relatório sobre a situação das/os defensoras/es de direitos humanos em Anapu e Altamira (PA)
14.06.2018

Glaucia Marinho, Justiça Global

A região é marcada por conflitos violentos que opõem, de um lado, aqueles que defendem os direitos humanos e as formas tradicionais de uso da terra e dos recursos naturais e, de outro, os que procuram impor outras formas de apropriação e de exploração do território, que vão desde a monocultura, a pecuária extensiva, a exploração ilegal de madeira a grandes projetos de geração de energia e de mineração em larga escala. Não por acaso, o Pará lidera o ranking de assassinatos no campo.

leia mais



Deputados aprovam urgência à projeto que permite a Petrobras entregar 70% do pré-sal
14.06.2018

Esquerda Diário

A privatização da empresa e a subsmissão dos recursos naturais aos lucros de grandes empresas imperialistas estão na ponta da caneta dos deputados.

leia mais



Vazamento de óleo contamina a Baía de Todos-os-Santos (BA), denunciam quilombolas
12.06.2018

CPT

A contaminação das águas da Baía de Todos-os-Santos, no estado da Bahia, tem afetado a vida das comunidades quilombolas que sobrevivem da pesca. Último episódio ocorreu com o rompimento de um oleoduto; comunidades exigem descontaminação da área.

leia mais



Fotos de 1981: funcionários de Itaipu comemoram incêndio em casas de indígenas
12.06.2018

Amanda Audi, The Intercept

Inéditas, as fotos revelam que, para a construção da hidrelétrica, funcionários colocavam fogo em ocas de índios guarani que viviam na região de Foz do Iguaçu, no Paraná, para expulsá-los do local.

leia mais



Cinco anos depois, o saldo é bastante negativo para o direito de protesto
11.06.2018

Artigo 19

Desde 2013, a violência policial contra manifestantes sofisticou-se, uma série de projetos de lei que visavam restringir manifestações foram apresentadosl, e diversas decisões judiciais lesivas a manifestantes foram proferidas por tribunais brasileiros.

leia mais



Cartilha traz direitos de refugiados e migrantes
11.06.2018

CSP-Conlutas

O guia, produzido em espanhol e em português pela CSP-Conlutas (confira abaixo), e que conta com o apoio da Comissão Pastoral da Terra, traz uma série de informações sobre os direitos de refugiados e migrantes venezuelanos que estão no Brasil.

leia mais



Racismo marca ataque a escola quilombola no Rio de Janeiro
10.06.2018

Juliana Gonçalves, Brasil de Fato

A escola municipal Áurea Pires da Gama, dentro do quilombo, de Santa Rita do Bracuí, em Angra dos Reis, foi violentamente depredada. Segundo Marilda Souza, coordenadora da Associação de Remanescentes do Quilombo, os ataques começaram em 2015 quando a escola se autodeclarou quilombola.

leia mais



Moradora de rua teve esterilização determinada sem direito de defesa
09.06.2018

Oscar Vilhena Vieira, Folha de S.Paulo

No município de Mococa, por solicitação de um membro do Ministério Público, um juiz ordenou a esterilização compulsória de Janaina, uma mulher pobre, em situação de rua. Quando por recurso do município, o Tribunal de Justiça de São Paulo anulou a decisão do juiz, a mutilação já havia ocorrido.

leia mais



Sem Terra denunciam represália contra acampamento Gabriel Pimenta, em Minas Gerais
09.06.2018

Rozana Maria, MST

Grande imprensa da região de Barbacena criminaliza a luta pela terra e gera insegurança para trabalhadores que vivem em acampamento no município de Antônio Carlos.

leia mais



Em Heliópolis, Caminhada pela Paz pede fim do genocídio contra pobres
08.06.2018

Rede Brasil Atual

Movimentos sociais, igrejas e escolas da região convocaram a 20ª edição da marcha organizada em uma das maiores favelas da cidade de São Paulo.

leia mais



“Mulata, analfa, postura de macaco”: racistas do Direito nunca foram punidos
08.06.2018

Eliana Alves Cruz, The Intercept

Em pleno 2018, o esporte ainda funciona como álcool na ferida aberta e gasolina na fogueira altíssima das tensões raciais que nunca foram admitidas.

leia mais



Nota Pública sobre a possibilidade de despejo de 96 famílias do Assentamento Nova Conquista II (MT)
08.06.2018

CPT

O assentamento das famílias já está consolidado, o INCRA já criou a portaria, demarcou e cortou todos os lotes, porem, as famílias foram surpreendidas com a absurda decisão da desembargadora Daniele Maranhão Costa, onde a mesma determina a “suspensão da execução da sentença”, a que acarretará o despejo das 96 famílias.

leia mais



Indígenas de Peruíbe, no litoral de São Paulo, correm risco de perder terras
07.06.2018

Lu Sudré, Brasil de Fato

Oito aldeias localizadas na terra indígena de Piaçaguera tiveram processo de homologação suspenso. Cerca de 600 indígenas que vivem nas oito aldeias localizadas na cidade de Peruíbe, litoral de São Paulo, estão sob a ameaça de perderem suas terras.

leia mais



Juradas de morte: como sobrevivem lideranças rurais em meio ao aumento da violência no campo
05.06.2018

Daniel Camargos, Repórter Brasil

Trabalhadores rurais que não abrem mão da terra são ameaçados por madeireiros, fazendeiros e até empresas mineradoras por todo o país. Enfraquecimento na política de reforma agrária é apontado como principal fator para escalada de assassinatos.

leia mais



Mulheres presas têm 20 vezes mais chance de se suicidar do que população em geral
05.06.2018

Maria Teresa Cruz, Ponte

Mulher negra, mãe, presa provisoriamente e com risco 20 vezes maior de cometer suicídio. Este é o perfil definido pelos principais dados do Infopen (Levantamento Nacional de Informações Penitenciárias).

leia mais



Chance de negro ser morto no Brasil é 2,5 vezes maior do que um branco
05.06.2018

Arthur Stabile, Ponte

Em dez anos, taxa de homicídios de negros cresceu 23,1%; no mesmo período, a taxa entre os não negros teve uma redução de 6,8%, aponta Atlas da Violência.

leia mais



Metade dos assassinatos no campo em 2017 foram chacinas
04.06.2018

Rute Pina, Brasil de Fato

De acordo com o relatório da CPT, das 71 mortes registradas em 2017, 31 ocorreram em massacres; ou seja, 44% das vítimas de conflitos políticos no campo foram assassinadas em chacinas.

leia mais



Assassinado Katison de Souza liderança camponês no Pará
02.06.2018

MPA

O Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) denuncia o assassinato de Katison de Souza. Ele ia para a casa de seu pai onde trabalhava, no caminho foi abordado e assassinado por vários golpes de facão. O líder camponês foi encontrado à beira da estrada já sem vida em Santa Izabel (PA). Katison vinha recebendo ameaças desde o ano passado.

leia mais



A Greve dos Petroleiros e o Lawfare Trabalhista
30.05.2018

Tiago Muniz Cavalcanti e Juliana Teixeira Esteves, Justificando

Uma decisão política contra uma greve: a criminalização do movimento social pelo Tribunal Superior do Trabalho.

leia mais



MEC ameaça permanência de 4 mil indígenas e quilombolas na universidade
30.05.2018

Guilherme Cavalli, Ascom/CIMI

Rossieli Soares, ministro da Educação, comunicou cortes no auxílio financeiro à indígenas e quilombolas que estudam em universidades federais.

leia mais



Grileiros e madeireiros anunciam a morte de agricultores na região oeste do Pará
29.05.2018

CPT

Osvalinda e Daniel Pereira são agricultores familiar e estão ameaçados há seis anos por madeireiros e latifundiários do município de Trairão, no oeste do Pará. Ao saírem de casa para fazer a colheita de maracujá, encontraram duas covas que trazem o prelúdio de suas mortes.

leia mais



Jagunços armados tentam invadir acampamento no interior de São Paulo
27.05.2018

Brasil de Fato

Moradores do Acampamento 8 de Março, do município de Riversul, em São Paulo, são ameaçados por posseiros e jagunços, que, armados, tentam entrar no local.

leia mais



CPT divulga nota sobre decisão do STF que libertou o assassino da irmã Dorothy
25.05.2018

CUT

O ministro Marco Aurélio de Melo do Supremo Tribunal Federal (STF) ganhou as páginas dos noticiários, em conceder habeas corpus a Regivaldo Pereira Galvão, condenado pelo assassinato da missionária Dorothy Stang. Conhecido também como 'Taradão', Regivaldo foi condenado há 30 anos de prisão.

leia mais



Juiz federal realiza inspeção judicial em quilombo de Rondônia
25.05.2018

CPT

Um juiz federal de Ji-Paraná (RO) realizou uma inspeção no Distrito do Forte Príncipe da Beira, aos remanescentes de quilombo de Costa Marques, na divisa entre o Brasil e a Bolívia. A comunidade quilombola está em conflito com o Exército Brasileiro, pela superposição da área tradicional com o 7º Batalhão de Fronteira.

leia mais



Presos de Lucélia (SP) estão só de cueca e sem remédios há um mês, afirmam parentes
25.05.2018

Arthur Stabile, Ponte

Presos só de cueca, aglomerados em um dos pátios do presídio, sem colchão, sem remédios e usando uma parte do mesmo espaço onde ficam como banheiro. Situação estaria acontecendo desde a rebelião em penitenciária, no final de abril, e foi denunciada à Defensoria Pública.

leia mais



Relatório sobre o genocídio da população negra de Belo Horizonte é apresentado
24.05.2018

Pedro Lovisi e Pedro Spinelli, Jornalistas Livres

Andar nas ruas de Belo Horizonte já pode ser inseguro e preocupante, mas se você é negro e pobre, as chances de alguma tragédia acontecer são três vezes maior, afinal, a cada quatro jovens mortos em BH, três são negros.

leia mais



Relatório da PCr sobre prisão de Pesqueira denuncia superlotação e condições degradantes
24.05.2018

Pastoral Carcerária

Dentre as diversas irregularidades que o relatório denuncia, a hiperlotação do presídio é uma das principais. A unidade foi projetada para abrigar 144 pessoas, mas na época em que o relatório foi entregue, a população prisional era de cerca de 1000 presos.

leia mais



Como o Pará se tornou o território dos massacres no campo
23.05.2018

Maria Teresa Cruz, Ponte

“A corrida por terra em cidades como Conceição do Araguaia, Redenção, Santana, Santa Maria das Barreiras começa a partir da abertura da construção da rodovia Belém-Brasília. Quando se instaura o governo da ditadura militar, essa dinâmica aumenta”.

leia mais



Despejo de 1200 pessoas é iminente em Rio Grande da Serra
23.05.2018

Andrezza Bicudo da Silva, Jornalistas Livres

Os moradores do bairro Pedreira, na periferia de Rio Grande da Serra (SP), estão vivendo sob medo e incerteza. Isso porque o prefeito, Gabriel Maranhão (PSDB), pretende expulsar a população e demolir suas casas para prosseguir às obras do Parque Linear.

leia mais



Apib repudia tentativa do ministro de Minas e Energia de atropelar consulta a indígenas Waimiri-Atroari
22.05.2018

Ascom/CIMI

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib) denuncia a tentativa do ministro de Minas e Energia do governo Temer, Moreira Franco, de passar por cima do direito à Consulta Livre, Prévia e Informada do povo Waimiri-Atroari, para garantir a construção de uma linha de transmissão entre Manaus (AM) e Boa Vista (RR).

leia mais



Justiça de SP mantém anulação de júris do Carandiru e PMs terão novo julgamento
22.05.2018

Arthur Stabile, Ponte

O desembargador Ivan Sartori, da 4ª Câmara Criminal do TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) manteve sua posição para anular os julgamentos dos 74 PMs que atuaram no massacre do Carandiru, ocorrido em 2 de outubro de 1992, com a morte de 111 pessoas. §por 3 votos a 0, os desembargadores mantiveram a decisão e os policiais passarão por novo júri. Ainda não se sabe se o julgamento será desmembrado.

leia mais



Após breve comoção pelas mortes do fogo, SP ignora os que morrem no frio
21.05.2018

Leonardo Sakamoto, UOL

São Paulo teve a madrugada mais gelada do ano. Dois homens em situação de rua foram encontrados mortos – um na Zona Oeste, outro no Centro. Estavam sem agasalho ou cobertor e não apresentavam sinais de violência. As pessoas não só morrem de frio na capital paulista, a bem da verdade. Nem por causa do fogo. Morrem de especulação imobiliária e da falta de políticas públicas de moradia e de atendimento assistencial.

leia mais



Militarização dos abrigos para indígenas Warao em Roraima preocupa entidades e organizações da sociedade civil
21.05.2018

J. Rosha, Ascom

A presença do Exército Brasileiro mudou radicalmente o dia a dia do local que recebe indígenas Warao vindos da Venezuela. Presença militar desrespeita organização social do povo. Indígenas se consideram intimidados e submetidos a uma vigilância extrema.

leia mais



No Pará, advogado e militante histórico ameaçado de morte
16.05.2018

CPT

A Comissão Pastoral da Terra do Pará, a Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos e a Terra de Direitos divulgam Nota Pública sobre as ameaças sofridas pelo advogado e militante Rivelino Zarpellon.

leia mais



Uma sadia recomendação do TRF-1 para a Egrégia Corte Constitucional
16.05.2018

Adelar Cupsinski, Rafael Modesto dos Santos e Vanessa Rodrigues, CIMI

Superando decisões do STF baseadas na ultrapassada lei da tutela, TRF-1 admite povo Myky como parte de processo sobre demarcação de sua Terra Indígena.

leia mais



Organizações reivindicam respeito aos direitos dos povos indígenas em situação de migração no estado de Roraima
11.05.2018

CPT

Organizações da sociedade civil emitiram uma nota sobre as medidas de acolhimento e proteção das famílias indígenas Warao e E’ñepá, que até agora o Estado brasileiro resiste em reconhecer como “povos indígenas sujeitos de direitos específicos e coletivos reconhecidos na Constituição e no direito internacional”.

leia mais



Sem aviso, luz é cortada de ocupação e moradores ficam desamparados
11.05.2018

Gabriel Valery, Rede Brasil Atual

Moradores de um prédio ocupado pela FLM na Avenida Rio Branco, na região central de São Paulo temem perder comidas perecíveis, deixar doentes sem inalação, ficar sem comunicação em caso de emergência e o risco de ter de apelar para o uso de velas.

leia mais



Apesar de decisão do Supremo, DF ainda tem 106 mães encarceradas
11.05.2018

Rafael Tatemoto, Brasil de Fato

“São 11 mulheres grávidas. As que têm filhos menores de 12 anos são 95. Todas provisórias”, afirmou Karoline Leal, integrante do Núcleo de Direitos Humanos da Defensoria Pública do DF. Ex-Pajé, lançado no festival “É Tudo Verdade”, em São Paulo.

leia mais



Geisel e Figueiredo operaram pessoalmente na execução de inimigos do regime
10.05.2018

Jornalistas Livres

Documento secreto de 1974 liberado pelo Departamento de Estado dos EUA põe fim ao mito de que Geisel segurou a "tigrada" linha-dura do regime militar. É um relato da CIA sobre reunião de março de 1974 entre o General Ernesto Geisel, presidente da República recém-empossado, e três assessores: o general que estava deixando o comando do Centro de Informações do Exército (CIE), o general que viria a sucedê-lo no comando e o General João Figueiredo.

leia mais



Sem Terra sofrem despejo violento no Sertão do São Francisco em Pernambuco
09.05.2018

Rozana Maria, MST

A reintegração de posse dos acampamentos aconteceu a pedido da (CODEVASF) e foi executada pela polícia juntamente com seguranças do projeto de irrigação.

leia mais



Marielle foi morta por submetralhadora, e não pistola, mostra reportagem da Record
07.05.2018

Roberta Pennafort, Estadão

A submetralhadora HK MP5 que matou Marielle Franco e Anderson Gomes é utilizada por forças de elite da polícia do Rio, e tem alta precisão. Esta arma, assim como a pistola que se acreditava ser a arma do crime, têm calibres de nove milímetros. Mas as submetralhadoras, ao contrário das pistolas, não são facilmente apreendidas com criminosos no Estado.

leia mais



Pistoleiros aterrorizam grupo de famílias sem-terra no município de São João do Araguaia (PA)
07.05.2018

CPT

Pistoleiros fortemente armados promoveram uma sessão de violência contra um grupo de 10 famílias que estavam acampadas às margens do Rio Araguaia. Durante quase uma hora os trabalhadores foram vítimas de uma sessão de torturas. Atiraram em redes com crianças dentro, além de derrubarem e pisotearem crianças no chão.

leia mais



“Minha cela, minha vida”: nota contra a implantação das chamadas “Celas caixote”nota contra a implantação das chamadas “Celas caixote”
07.05.2018

Pastoral Carcerária

As celas caixotes medem 14,25 m2, podendo alojar entre 8 e 12 pessoas num calor com sensação de clima desértico do Centro-Oeste, celas essas que mais parecem catacumbas.

leia mais



Sobrevivente de chacina do ano passado em Osasco (SP) e sobrinho dele são mortos
06.05.2018

Maria Teresa Cruz, Ponte

Jhonatan Almeida Souza é primo de Fernando de Moraes, um dos quatro mortos na chacina ocorrida em abril de 2017 no mesmo bairro; ouvidor das polícias diz que “caso é grave, mas ainda é cedo para afirmar conexão”.

leia mais



Um cigarro aceso e duas mulheres carbonizadas no coração do sistema prisional do Rio
06.05.2018

Bruna Freire, Ponte

Intervenção federal não explica por que vítimas de incêndio no presídio Nelson Hungria só foram socorridas após fogo queimar 90% de seus corpos; em 2016, Defensoria apontou falta de extintores.

leia mais



“Foram viajar. Um dia viajo também. Vamos nos encontrar e matar as saudades”
04.05.2018

Bruno Paes Manso, Ponte

Morreu Vera Lúcia dos Santos foi uma das fundadoras do Movimento Mães de Maio; sua filha grávida e o genro foram mortos por um grupo de extermínio em maio de 2006.

leia mais



TRF-3 aponta precipitação e anula sentença desfavorável a indígenas
03.05.2018

Ascom/MPF-MS

Decisão de 1º grau isentava dono da Gaspem, empresa vinculada a atos violentos contra indígenas em MS, de pagar indenização de R$ 480 mil. Ação volta a tramitar na Justiça Federal de Dourados.

leia mais



Governo brasileiro aumenta gastos militares enquanto corta direitos dos trabalhadores
02.05.2018

Esquerda Diário

Enquanto mais de 14 milhões de brasileiros estão desempregado, e educação e saúde veem sofrendo cortes de gastos brutais, os gastos para a repressão aumentam.

leia mais



Repudio á ofensiva do judiciário contra a luta pela terra no RJ
02.05.2018

MST

Na ocupação do latifúndio em Rio das Ostras pelo MST, onde as famílias que ainda permaneciam aguardando o deslocamento para a nova área, receberam voz de prisão pelo oficial de justiça. "Trata-se de clara tentativa de criminalização da luta por terra e moradia. As famílias já estavam saindo pacificamente quando a oficial provocou o conflito."

leia mais



Desabamento Wilton Paes de Almeida: retrato da negação do direito à moradia pelo Estado
01.05.2018

Plataforma de Direitos Humanos Dhesca

Com déficit de 230 mil moradias, São Paulo vive uma emergência habitacional. O agravamento da crise, com a piora dos índices sociais e aumento do desemprego, tem acentuado o abandono do Estado a estas famílias, que expulsas da cidade pela especulação imobiliária, elas nos espaços vazios uma possibilidade de terem uma moradia.

leia mais



Assassinado Marcos Antônio Galdino, acampado no Norte do Rio de Janeiro
30.04.2018

MST

Marco estava acampado há cerca de um ano nas terras da extinta Usina Cambahyba em Campos dos Goytacazes, sua morte "é resultado da violência do latifúndio, da impunidade das mortes dos Sem Terra e da lentidão do Incra para assentar as famílias e fazer a Reforma Agrária, o medo existente e a violência são os efeitos da inoperância e do descompromisso com a Reforma Agrária".

leia mais



Ataque terrorista a acampamento deixa dois feridos em Curitiba
28.04.2018

Jornalistas Livres

“Nós desmanchamos o acampamento cumprindo ordem oficial. Fizemos a opção de ir para um terreno e seria garantida a segurança. Agora o que cobramos da Secretaria de Segurança Pública é investigação, que identifique o atirador”.

leia mais



Acampamento do MST é atacado por milícia no Pernambuco
26.04.2018

Rozana Conceição, MST

O acampamento Lula Livre IV Engenho Planalto, no município de Paudalho, foi atacado por um grupo de 20 a 25 milicianos, que chegaram com muita violência atirando e destruindo todos os barracos.

leia mais



Ministra da AGU reconhece que “não tem autonomia” para revolgar parecer do genocídio
26.04.2018

Mobilização Nacional Indígena


Treês mil velas acesas contra o "Parecer do Genocídio" e pela retomada das demarcações. Indígenas de todo o país protestam em frente à AGU.

Durante reunião com lideranças indígenas do Acampamento Terra Livre, a ministra Grace Mendonça afirmou que a AGU não teria autonomia para revogar a portaria, indicando que ela depende do aval político do governo.

leia mais



Venezuelanos são resgatados de trabalho escravo em Roraima
26.04.2018

Talita Marchao, UOL

Entre os relatos feitos pelas vítimas estão alojamentos sem água potável, salários abaixo do mínimo, sem descanso semanal e pagamentos retidos para assegurar o retorno.

leia mais



Indígenas enfrentam a maior ofensiva parlamentar em 20 anos
24.04.2018

Iuri Barcelos, Maíra Streit e Bruno Fonseca, Pública

Na visão de Artionka Capiberibe, professora do Departamento de Antropologia da Unicamp, a guerra declarada dentro do Legislativo contra os indígenas acaba induzindo a opinião pública a se colocar contra os povos nativos, o que pode agravar as situações de violência.

leia mais



Nota contrária ao projeto de lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP)
24.04.2018

CNPCT e MNPCT

O texto do projeto, “ao prever a inclusão da Política de Atendimento Socioeducativo, da Política Penitenciária e da Política de Drogas no SUSP, institucionalizará uma confusão insanável, irresponsável e inadmissível entre políticas públicas de caráter pedagógico, de saúde e de integração social com perspectivas de repressão, investigação e controle”.

leia mais



No rastro de um torturador
23.04.2018

Andréia Lago e Kalinka Iaquinto, UOL

Série busca pistas de 'casas da morte' no Rio Grande do Sul, usadas por Paulo Malhães, homem-chave da tortura na ditadura.

leia mais



Bancada BBB domina política indigenista do governo
23.04.2018

Vasconcelo Quadros, Pública

Atribuições da Funai e do Ministério da Justiça foram deslocadas para Casa Civil, que articula com a bancada ruralista e seus aliados as principais decisões envolvendo a política indígena e as terras na Amazônia.

leia mais



Sem medida provisória para reparar lei trabalhista, desmonte fica oficializado
23.04.2018

Rede Brasil Atual

Com acordo descumprido, estão valendo o trabalho intermitente sem limites, trabalho de gestante ou lactante em local insalubre e jornada 12x36 sem negociação coletiva (basta a individual).

leia mais



Exposição fotográfica retrata vida e morte de indígenas Guarani e Kaiowá
22.04.2018

Leonardo Sakamoto, UOL

Na exposição ''Mantenho o que disse'', junto às 80 imagens, 15 frases de políticos brasileiros ditas em situações públicas, discursos e entrevistas mostram a ironia, o cinismo e a violência com os quais o país lida com a questão indígena.

leia mais



Sobre apuração dos assassinatos de quilombolas na Bahia em 2017
20.04.2018

CPT

A CPT Nacional e a CPT Bahia vêm a público reafirmar os dados divulgados pela Pastoral na última segunda-feira (16) e as avaliações acerca da impunidade que se mantém nos crimes contra os povos do campo. Os dados de assassinatos e julgamentos apresentados pela CPT, entre os anos de 1985 e 2017, revelam esse cenário de descaso do judiciário.

leia mais



Maranhão tem que reduzir o encarceramento e reformar prisões, determina CIDH
17.04.2018

Justiça Global e Terra de Direitos

Em nova resolução, a Corte Interamericana de Direitos Humanos, órgão da OEA, determinou que o Estado brasileiro entregue um plano de redução do superencarceramento e de melhoras nas condições nos presídios que compõem o Complexo Penitenciário de Pedrinhas, em São Luis (MA), em até três meses.

leia mais



“Temer não está assinando nenhuma demarcação indígena”, denuncia documentarista
19.04.2018

Julia Dolce, Brasil de Fato

“Temer está com vários processos parados em sua mesa, sendo que era uma tradição dos governos anteriores assinar demarcações na semana do Dia do Índio”, afirmou Luiz Bolognesi, direitor do documentario Ex-Pajé, lançado no festival “É Tudo Verdade”, em São Paulo.

leia mais



Fazendeiros armados cercaram famílias de Sem Terra que estavam em área pública no norte de Minas Gerais
19.04.2018

CPT

Mais de cem famílias de Sem Terra que estavam ocupando a fazenda Bom Jesus, uma área pública da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.

leia mais



Alunos da PUC-Campinas são condenados por suposta “intenção” de ocupar universidade
18.04.2018

Victória Cócolo, Jornalistas Livres

O processo aconteceu após uma plenária convocada para discutir pautas político-sociais contundentes na época. No caso, a PEC 241/55 – sobre o congelamento de investimentos nas áreas da saúde e educação que tramitava no Senado; a Reforma do Ensino Médio; e a permanência estudantil na universidade.

leia mais



Ao denunciarem latifúndio, trabalhadores Sem Terra sofrem ameaças do coronelismo da Bahia
18.04.2018

Voz do Movimento

Direção do MST na Bahia denuncia as práticas de pistolagem e de ameaças constantes que as famílias Sem Terra acampadas estão sofrendo.

leia mais



“Eu vim à ONU pedir ajuda para que não ocorra um massacre contra o meu povo”
18.04.2018

Ascom/CIMI

Este foi o apelo de Adriano Karipuna feito às Nações Unidas, em Nova York. O indígena denunciou que centenas de hectares da Terra Indígena Karipuna, em Rondônia, ano após ano, têm virado pasto, lotes para vendas e revolvidos pelo garimpo, as madeireiras e serralherias.

leia mais



Anapu (PA), um barril de pólvora minado pelo latifúndio
18.04.2018

Patricia Fachin, IHU

“Na região sudeste do Pará, o município de Anapu tem sido muito cobiçado pelo latifúndio porque essa é a última fronteira agrícola do Pará”, informa padre Paulo Joanil da Silva.

leia mais



Gianfranco Graziola: “Massacres e chacinas nas prisões são cíclicos”
18.04.2018

Silvonei José, Vatican News

“Periodicamente esses massacres e chacinas ocorrem, é um ciclo e estamos prevendo que outras chacinas vão acontecer quando os encarcerados não aguentam mais a série de violências que tocam não só eles, mas suas famílias”.

leia mais



Justiça de SP afasta conselheiros tutelares por negligência em morte no Habib’s
18.04.2018

Arthur Stabile, Ponte

Um ano e dois meses após a morte de João Victor Souza de Carvalho, de 13 anos, a Justiça de São Paulo decidiu afastar três conselheiros tutelares por negligência no caso do garoto. Em 26 de fevereiro de 2016, ele se desentendeu com dois funcionários do Habib’s na Vila Nova Cachoeirinha. duas pessoas procuraram o conselho tutelar da Brasilândia quatro meses antes do garoto ser morto para pedir o acolhimento institucional de João Victor.

leia mais



“Temer não é honesto”, diz o xamã David Kopenawa, liderança Yanomami
17.04.2018

Marina Amaral e José Cícero da Silva, Pública

“Agora tá pior, muito pior pra nós, presidente Temer, ele não é honesto”, diz Davi Kopenawa, o líder dos Yanomâmi, um das etnias mais numerosas. Ele relembra as ameaças sofridas pelo seu povo, entre elas a invasão de 40 mil garimpeiros em 1986, autorizada pelo então presidente da Funai. Romero Jucá.

leia mais



Organizações solicitam audiência à Corte Interamericana sobre o assassinato de Sétimo Garibaldi
17.04.2018

Justiça Global e Terra de Direitos

Sétimo Garibaldifoi morto por uma milícia armada em 1998 durante um despejo ilegal, no Paraná. Mesmo diante da manifestação da Corte para retomada de investigação pelo Estado brasileiro, o crime está próximo de prescrever, sem a punição aos responsáveis pelo crime.

leia mais



Assassinatos em coflito por terra no campo batem novo recorde
16.04.2018

CPT

A Comissão Pastoral da Terra tornou públicos os dados de assassinatos em conflitos por terra no campo ocorridos no ano de 2017, que bateu recorde, e atingiu o maior número desde 2003, com 70 assassinatos.

leia mais leia os dados dos 70 assassinatos



Líder quilombola da comunidade Turé III é assassinado no nordeste do Pará
15.04.2018

Catarina Barbosa, Amazônia Real

Nazildo dos Santos Brito, ex-presidente da Associação de Moradores e Agricultores Remanescentes Quilombolas do Alto Acará, era ameaçado de morte por denunciar crimes ambientais na região.

leia mais



Feira da madrugada no Brás (SP) é demolida e mais de 10 mil famílias ficam sem emprego
12.04.2018

Esquerda Diário

O maior centro popular de compras da América Latina, a feira da madrugada, localizada no Brás (SP) foi demolida em reintegração de posse ordenada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo. Enquanto os comerciantes ainda negociavam a permanência, a Tropa de Choque lançou bombas de gas de efeito moral. O processo foi movido pelo Consórcio Circuito de Compras, que pretende construir um shopping na área.

leia mais



43% da nova "lista suja" do trabalho escravo é do agronegócio
12.04.2018

Julia Dolce, Brasil de Fato

Novo cadastro traz 37 novos empregadores que submetem trabalhadores à condição análoga à escravidão; 16 deles são fazendeiros ou madeireiros.

leia mais



Assassinado dirigente do Psol em Capim Grosso (BA)
12.04.2018

Paula Pitta, A Tarde

O ex-candidato pelo PSOL a prefeito de Capim Grosso, Antônio Carlos Silva Almeida, 39 anos, foi assassinado na porta da casa de amigos, na rua Otávio Mangabeira. De acordo com a polícia, Kakau, como era conhecido, estava acompanhado de uma pessoa quando dois homens em uma moto se aproximaram e atiraram.

leia mais



Pastelarias cariocas e empresa de comida do Rock in Rio na atualização da “lista suja” do trabalho escravo
10.04.2018

Piero Locatelli, Repórter Brasil

Relação totaliza 165 empregadores responsáveis por manter 2.264 trabalhadores em situação análoga à escravidão. Lanchonetes e pastelarias, uma empresa de batata frita e construtoras estão entre as 37 novas empresas da “lista suja”.

leia mais



As violações sobre o direito à Educação Escolar Indígena do povo Maku Nadëb (AM)
09.04.2018

CIMI e Caritas de Tefé (AM)

O objetivo é trazer ao conhecimento público e das autoridades competentes as violações de direitos na Educação Escolar Indígena do povo Maku Nadëb, que vive nas aldeias Jeremias e Jutaí, pertencentes à Terra Indígena (TI) Paraná do Boá-boá, município de Japurá, e Nova São Joaquim, TI Uneuxi.

leia mais



Reitores da USP colaboraram com a ditadura, revela Comissão da Verdade
04.04.2018

Rede Brasil Atual

Documento com mais de 2.800 páginas dividas em dez volumes mostra que 47 alunos da universidade desapareceram ou foram mortos pelo governo militar.

leia mais



Declarações do Comandante do Exército General Villas Boas são uma grave ameaça ao Estado Democrático de Direito
04.04.2018

Anistia Internacional

A Anistia Internacional vem a público manifestar seu repúdio às declarações do Comandante do Exército General Villas Boas. As declarações do General são uma grave afronta à independência dos poderes, ao devido processo legal, uma ameaça ao Estado Democrático de Direito e sinalizam um desvio do papel das Forças Armadas no Brasil.

leia mais



Justiça determina que Roraima mantenha escola indígena em Pacaraima (RR)
04.04.2018

Procuradoria Regional da República da 1ª Região

“Assim, afigura-se ilegal a tentativa de transferir para o município de Pacaraima/RR a prestação de tal serviço público essencial, com os ônus que lhe são inerentes, devendo, pois, na espécie, a gestão e manutenção da Escola Indígena Padre José de Anchieta (atual Escola Estadual Indígena Tuxua Silvestre Messias) permanecer sob a responsabilidade do Estado de Roraima”.

leia mais



Em oito anos, Brasil assassina uma “Islândia” só de negros
03.04.2018

Pedro Borges, Alma Preta

Segundo dados do Atlas da Violência, 41.592 negros foram vítimas de homicídio no Brasil em 2015. Em oito anos, o país assassina um número de negros equivalente à população da Islândia.

leia mais



Defensores da intervenção militar agridem imigrante síria na avenida Paulista
01.04.2018

Julinho Bittencourt, Forum

Sara Ajlyakin é síria e vive no Brasil há quatro anos. No mesmo caminho que sempre faz quando, ao passar pela avenida Paulista, em frente ao Masp, foi agredida por pessoas que faziam manifestação em apoio ao golpe de 64.

leia mais



Dez anos após CPI, milicianos reocupam e aterrorizam o Rio de Janeiro
01.04.2018

Roberta Pennafort, UOL

Os grupos paramilitares ampliaram seu protagonismo no Estado. A investigação parlamentar apontou envolvimento de policiais, agentes penitenciários e bombeiros, além de políticos que os protegiam, e resultou na prisão de alguns dos seus principais chefes. A atividade criminosa, porém, continuou. Agora, esses grupos exibem publicamente a seu poder, apesar de o tráfico de drogas.

leia mais



Praça onde vivem venezuelanos é fechada em Boa Vista (RR)
31.03.2018

Rodrigo Borges Delfim, MigraMundo

Mesmo com venezuelanos acampados no local, praça Simón Bolívar foi cercada com tapumes pela Prefeitura de Boa Vista.

leia mais



Sacerdote católico em prisão por defender aos camponeses
28.03.2018

CPT

A prisão do Padre Amaro Lopes da Silva, da paróquia de Santa Luzia de Anapu (PA) e continuador da obra de Irmã Dorothy, é uma medida que vem satisfazer a sanha dos latifundiários da região que pretendem de toda forma destruir o trabalho realizado pela CPT, e desmoralizar os que lutam ao lado dos pequenos para ver garantidos os seus direitos.

leia mais



Agressões, vigilância, desemprego, perseguição e isolamento: como vivem os moradores que enfrentam a gigante da mineração
27.03.2018

Alice Maciel e Daniel Sant'Anna, The Intercept

Moradores de Conceição do Mato Dentro (MG) denunciam à gigante britânica Anglo American, a mineradora que quer construir uma barragem 7 vezes maior que a de Mariana.

leia mais



Organizadores de Roda Cultural são assassinados em Maricá (RJ)
26.03.2018

Andressa Vasconcelos, RAP+

Os adolescentes foram identificados como Sávio de Oliveira Vitipó, de 19 anos; Mateus Bitencourt da Silva, de 18; Marcus Jonathas, de 17; Patrick da Silva Diniz e Matheus Barauna, ambos de 16 anos. Segundo moradores, os meninos teriam sido rendidos por milicianos que deram um tiro na cabeça de cada um e saíram gritando “Aqui é milícia e vamos voltar”..

leia mais



Revolta e tristeza em velorio de irmaos assassinados em Vitoria
26.03.2018

Na!

Ruan Reis, 19 anos, e Damião Marcos Reis, de 22 anos, foram mortos a tiros no Morro da Piedade, no Centro de Vitória, onde moravam. Damião Marcos fazia trabalho social dando aulas de capoeira no Morro da Piedade e era passista da escola de samba Piedade.

leia mais



Aluna trans é agredida depois de evento LGBT na Universidade Federal de Pernambuco
26.03.2018

Esquerda Diário

Na saída do evento, Dália Costa foi atacada e sofreu agressões físicas. Dália afirmou em depoimento nas redes sociais ter discutido com um homem que fez ataques transfóbicos contra ela.

leia mais



Brasil vota contra resolução sobre dívida externa e direitos humanos
23.03.2018

Conectas

Brasil, mais uma vez, foi contrário à resolução do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas que trata dos efeitos da dívida externa sobre a garantia dos direitos humanos, em especial os direitos econômicos, sociais e culturais. Os votos favoráveis, no entanto, foram maioria e o texto da resolução foi aprovado.

leia mais



M. Officer é condenada em segunda instância por trabalho escravo
23.03.2018

Forum

Empresa submetia trabalhadores a jornadas que ultrapassavam as 14 horas diárias, com salários baixíssimos e em condições precárias.

leia mais



Três mulheres de Barcarena: ameaçadas, perseguidas e intimidadas
22.03.2018

Catarina Barbosa, Amazônia Real

Três mulheres estão ameaçadas de morte em Barcarena, no nordeste do Pará. Duas Marias e uma Ludmilla. Mulheres pobres, negras, ribeirinhas. Estão intimidadas, perseguidas e atemorizadas porque denunciaram a contaminação dos mananciais por resíduos sólidos da produção de bauxita da maior mineradora do mundo, a Hydro Alunorte.

leia mais



Responsáveis por tortura contra trabalhador são presos em MG
22.03.2018

Joe Carroll, Coluna Popular

O homem que aparece em imagens sendo torturado trabalhava em uma construção na fazenda de propriedade de um dos irmãos e foi acusado de ter furtado de sua propriedade oito ovos de galinha.

leia mais



Lideranças fogem de assentamento do Incra após ameaças de morte no Pará
22.03.2018

Fabiano Maisonnave, Folha de S.Paulo

Após sua comunidade riberinhas expulsar garimpeiros ilegais, Francisco Firmino Silva, 68, e Ageu Lobo Pereira, 36, sofreram ameaças de morte e fugiram de um assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) na região de Itaituba, oeste do Pará.

leia mais



Em 5 anos, 49 adolescentes morreram em centros socioeducativos de PE
22.03.2018

Paula Passos, Ponte

Ministério Público de Pernambuco pede o fechamento de uma das unidades, onde quatro internos morreram e 35 fugiram em 2017.

leia mais



Padre defensor de moradores de rua é ameaçado
21.03.2018

Daniel Arroyo, Ponte

Julio Lancellotti, que trabalha há mais de 30 anos com a população marginalizada de SP, foi atacado com mensagens de “morte ao padreco” e “mandem esse padre para o inferno”.

leia mais



Moradores de favelas se articulam para criar a Comissão Popular da Verdade no Rio
21.03.2018

Mariana Pitasse, Brasil de Fato

Com o objetivo de acompanhar de perto e denunciar as violações aos direitos humanos cometidas pelo Exército e as polícias durante a intervenção militar no Rio de Janeiro, está sendo articulada a criação da Comissão Popular da Verdade.

leia mais



Índios Manoki lutam por território invadido por fazendas
21.03.2018

Anna Beatriz Anjos, Pública

A Terra Indígena Manoki está localizada no município de Brasnorte, noroeste do Mato Grosso. Reconhecida desde 2008, TI ainda não foi homologada, enxurrada de ações de fazendeiros impede conclusão de processo.

leia mais



Arqueólogo Raoni Valle sofre atentado na Amazônia
20.03.2018

Zezé Weiss, Observatório das Veias Abertas

Raoni Bernardo Maranhão Valle, 41 anos, doutor em Arqueologia, mestre em História, sofreu atentado na sua casa de Alter do Chão, no estado do Pará, quando pelo menois dois homens com rostos encobertos portando “garruchas”, espingardas adaptadas de cano serrado, atiraram contra ele. Raoni suspeita de que o ataque tenha relação com sua defesa dos Munduruku e sua militância contra os desmandos na construção do Complexo Hidroelétrico do Tapajós.

leia mais



ONU alerta que situação de ativistas no Brasil é “sombria”
20.03.2018

Jamil Chade, Estadão

O alerta foi emitido pelo Escritório de Direitos Humanos da ONU que acha que o governo precisa agir de forma “urgente” para lidar com o problema.

leia mais



Xenofobia em RR, moradores expulsam venezuelanos e ateiam fogo a seus pertences
20.03.2018

Esquerda Diário

Moradores da cidade de Mucajaí, no Sul de Roraima, expulsaram venezuelanos de um prédio abandonado e queimaram seus objetos.

leia mais



Apontadas como suspeitas pela execução de Marielle, milícias atuam no Rio sem serem incomodadas
20.03.2018

Gil Alessi, El País

Uma eminência parda controla territórios no Rio de Janeiro onde vivem mais de 2 milhões de pessoas. São as milícias, grupos formados por ex-policiais, ex-militares, ex-guardas e também membros das forças de segurança ainda na ativa, e que não têm sido confrontados, garantindo expansão dessa força paralela.

leia mais



Vereadora de Niterói, amiga de Marielle denuncia ameaças
19.03.2018

Roberta Jansen, Estadão

Talíria Petrone, vereadora mais votada de Niteroi, recebeu várioas ameaças demorte pelas redes sociais e telefone.

leia mais



Equipe jurídica voluntária rastreia posts falsos contra Marielle nas redes sociais
17.03.2018

Forum

“Avisem quem mandar áudios de WhatsApp ou posts com calúnias contra Marielle que há uma grande equipe jurídica voluntária rastreando tudo e quem compartilhar esse lixo será devidamente processado. Ela não será difamada. Não permitiremos”.

leia mais



Assassinatos em série de políticos indicam uma “colombização” no país
15.03.2018

Fernanda Mena, Folha de S.Paulo

Sem estatísticas oficiais no Brasil, o assassinato de autoridades políticas, judiciárias ou de candidatos a cargos nos poderes Executivo e Legislativo tem apontado para um fenômeno tratado por especialistas como a “colombização” do pais.

leia mais



Marielle Franco, vereadora do Psol e ativista social do Rio de Janeiro, é executada
14.03.2018

Rede Brasil Atual


Marielle Franco

A vereadora pelo Rio de Janeiro Marielle Franco, foi morta a tiros no bairro do Estácio. Ela estava dentro de um carro, o motorista também foi morto, e uma assessora ferida sobreviveu. Nenhum sinal de assalto, mas de execução. Quatro de nove tiros atingiram a cabeça da vereadora.

leia mais - leia a nota do Observatório



Brasil é denunciado no Conselho de Direitos Humanos da ONU
14.03.2018

Jornalistas Livres

Um grupo de mais de 20 ONGs brasileiras e internacionais denunciaram no Conselho de Direitos Humanos da ONU, o desmonte dos direitos humanos promovido pelo governo Governo Temer.

leia mais



Estado brasileiro é condenado pela Corte Interamericana por violar direitos indígenas
13.03.2018

Mario Campagnani, Justiça Global

Decisão histórica reconhece que Estado brasileiro atuou de forma lenta e inadequada na demarcação da terra do povo Xukuru, em Pernambuco; ação foi movida com assessoria do CIMI, GAJOP e Justiça Global.

leia mais



Morte de liderança expõe clima de terror em Barcarena
12.03.2018

Catarina Barbosa, Amazônia Real

A morte de Paulo Sérgio é a segunda de uma liderança da Cainqueama nos últimos três meses e expõe o clima de medo e terror contra os integrantes da associação. Em 22 de dezembro foi assassinado Fernando Pereira, também a tiros, em Barcarena. Desde 2015, as lideranças denunciam crimes ambientais das mineradoras e conflitos fundiários na região.

leia mais



Líder que denunciava Hydro e teve proteção de vida negada pelo Governo é assassinado
12.03.2018

Diário Online

Paulo Sérgio Almeida Nascimento, 47 anos, foi morto com quatro tiros. Paulo era um dos representantes da Associação dos Caboclos, indígenas e Quilombolas da Amazônia (CAINQUIAMA), que desde de 2017 já havia cobrado da prefeitura de Barcarena se a empresa Hydro possuía autorização para construção das bacias de rejeito.

leia mais



Mineroduto se rompe, despeja minério e atinge manancial de água em Santo Antônio do Grama (MG)
12.03.2018

Larissa Ricci, em

Uma tubulação de mineroduto em Santo Antônio do Grama, na Região da Zona da Mata, se rompeu e despejou minério no manancial que abastece o município e também o leito do Ribeirão Santo Antônio. A empresa Anglo American Minério de Ferro S.A é responsável pelos dutos que levam minério para os postos.

leia mais



Estudante negro é agredido e expulso de rodoviária em Santos acusado de ser "pedinte"
12.03.2018

Esquerda Diário

O estudante universitário Ketinho Oliveira comprou uma passagem de ônibus na rodoviária de Santos com destino a Ribeirão Pires e foi agredido violentamente pelo vigilante da rodoviária, em mais um flagrante caso de racismo.

leia mais



Ameaças fascistas à autonomia universitária
11.03.2018

Vermelho

O professor Carlos Zacarias, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) foi intimado a depor na justiça por ter organizado um curso intitulado "O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil".

leia mais



Vozes marcadas pelo cárcere: depoimentos de familiares e egressos sobre o sistema carcerário
11.03.2018

Pastoral Carcerária

Durante a Mobilização Nacional Contra os Massacres e Por um Mundo sem Cárceres, a Pastoral Carcerária colheu uma série de depoimentos de familiares e egressos do sistema carcerário, que mostram uma pequena fração da dificuldade que familiares enfrentam ao ter uma pessoa na prisão, e egressos tem ao cumprir sua pena.

leia mais



Campanha: Nduduzu fica em Brasil!
09.03.2018

Nduduzo Tem Voz



“Guerreiras da Floresta” enfrentam madeireiros em defesa de terra indígena
08.03.2018

Thais Lazzeri, Repórter Brasil

Um grupo, que se apresenta como as Guerreiras da Floresta, formado por 32 mulheres indígenas, se dedica a guardar seu território contra a destruição provocada pelos madeireiros, colonizadores e caçadores.

leia mais



Coordenadora geral das Quebradeiras de Coco Babaçu sofre tentativa de homicídio no Piauí
07.03.2018

CPT

Francisca Nascimento, coordenadora geral do Movimento Interestadual das Quebradeiras de coco babaçu do Maranhão, Pará, Piauí e Tocantins (MIQCB), sofreu uma tentativa de homicídio no município de São João do Arraial, no Piauí.

leia mais



Políticas para mulheres perderam 62,8% das verbas
07.03.2018

Joana Rozowykwiat, Vermelho

Os cortes no Orçamento realizados desde 2015, mas muito aprofundados na gestão Michel Temer, atingiram em especial as mulheres, em qualquer área. Além disso, as ações específicas para a promoção da autonomia e o combate à violência contra a mulher foram praticamente aniquiladas. De 2014 para 2017, a tesoura da austeridade retirou 62,87% dos recursos destinos a elas.

leia mais



Vazamento de soda cáustica no rio Gramame afeta ribeirinhos e quilombolas do litoral sul da Paraíba
07.03.2018

Patrícia Pinheiro e Aline Paixão, Combate Racismo Ambiental

O vazamento de 40 mil litros de soda cáustica da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba.

leia mais



Contrariando o STF, juiz suspende demarcação de TI Kaingang com base no marco temporal
07.03.2018

CIMI Regional Sul

A 1ª Vara Federal de Erechim que suspendeu os efeitos da portaria declaratória de demarcação da Terra Indígena Passo Grande do Rio Forquilha, localizada entre os municípios de Sananduva e Cacique Doble, no Rio Grande do Sul, que garantiu 2 mil hectares de território tradicional para mais de 60 famílias Kaingang.

leia mais



De onde vem a ideia dos Direitos Humanos como “defesa de bandidos”?
06.03.2018

Cassiano Martines Bovo, Justificando

No Brasil, dentre o amplo espectro de pautas e temas abarcados pelos direitos humanos, ancorados fundamentalmente na Declaração Universal dos Direitos Humanos, é principalmente sobre os ativistas de um segmento desse conjunto que recai a incompreensão de parte da sociedade..

leia mais



Favelas do Rio criam 'Comissão da Verdade', preparam manual e exigem reunião com interventor
02.03.2018

Marina Lang, UOL

O temor de moradores é que ocorram violações e abusos de poder. As favelas, dizem eles, estão com medo justamente pelo fato de estarem sem informações sobre o que vai acontecer durante a intervenção.

leia mais



Sociedade civil brasileira repudia o cancelamento da visita ao Brasil do Especialista Independente da ONU
02.03.2018

CPT

Mais de 25 entidades repudiaram o cancelamento da visita de Juan Pablo Bohoslavsky, especialista para dívida externa, finanças e direitos humanos.

leia mais



O veneno que vem pelo céu
02.03.2018

MST

No assentamento Luiz Beltrame, interior de São Paulo, as famílias denunciam a situação de violência, os problemas de saúde, a contaminação da água, da terra e do ar provocadas pelos produtos químicos, que também atingem uma estação ecológica.

leia mais



Racismo institucional: justificando pobreza, Estado retira crianças de suas famílias Guarani e Kaiowá
01.03.2018

Guilherme Cavalli, Ascom/CIMI

Relatório da Funai e constantes denúncias da Aty Guasu revelam política etnocida em retirada de crianças Guarani e Kaiowá, no MS. Prática “condena o povo a não ter futuro coletivo”.

leia mais



Denunciam Alckmin na OEA por omissão no combate à tortura
01.03.2018

Conectas

Cinco entidades de direitos humanos denunciam o descumprimento pelo Estado de São Paulo da lei que prevê a implementação de mecanismo de prevenção e combate à tortura.

leia mais



Em despedida, general elogia Ustra e promete apoio a Bolsonaro
28.02.2018

Rubens Valente, Folha de S.Paulo

No seu discurso de despedida do Exército, o general do Exército Antonio Hamilton Mourão chamou de "herói" ao coronel Carlos Brilhante Ustra, ex-chefe do DOI-CODI do II Exército, um dos principais órgãos da repressão durante a ditadura militar, acusado de inúmeros crimes pela Comissão da Verdade.

leia mais



"O Rio de Janeiro é laboratório para o Brasil", diz general interventor
27.02.2018

Luiz Kawaguti e Marina Lang, UOL

O interventor federal do Rio de Janeiro, general Braga Netto, afirmou que a integração das ações de inteligência, no âmbito da intervenção, servirá como uma espécie de laboratório para outros Estados.

leia mais



Projeto quer enquadrar movimentos sociais na Lei Antiterrorismo
27.02.2018

Rede Brasil Atual

Um projeto de lei apresentado na Câmara deputado Jerônimo Goergen (PP-RS) pretende modificar o artigo 2º da Lei 13.260/16 para enquadrar manifestações e ocupações promovidas por movimentos sociais como possíveis atos terroristas. Para advogada da ONG Artigo 19 Mariana Rielli, o texto quer criminalizá-los.

leia mais



Defensoria Pública quer o fim da ‘tropa de choque’ dos presídios
27.02.2018

Maria Teresa Cruz, Ponte

Mais de 45% dos presos relatam já terem sido agredidos fisicamente durante a atuação do GIR. Outras queixas dizem respeito à destruição de pertences (25,8%), mordidas de cães (22,9%), xingamentos (21,8%) e uso de bombas de efeito moral (19,4%). Mais de 12% dos detentos tiveram que ficar nus após a entrada do GIR.

leia mais



Acampamento de Sem Terra é atacado por pistoleiros no Rio Grande do Norte
24.02.2018

MST

50 famílias do acampamento Independência Camponesa, nas margens da barragem de Tabatinga, no município de Macaíba, foram atacado por pistoleiros encapuzados. Os trabalhadores foram ameaçados por disparos, que atingiram os pneus de um carro, anunciando que as famílias tinham uma semana para sair do acampamento.

leia mais



Barroso condena política de drogas
24.02.2018

Rede Brasil Atual

Em palestra da Defensoria Pública da União no Rio, ministro Luís Roberto Barroso, do STF, destaca o fracasso da guerra às drogas em todo o mundo e diz que ao criminalizar, Estado é parceiro do tráfico.

leia mais



Justiça Global denuncia à ONU e à OEA intervenção federal militar no Rio de Janeiro
23.02.2018

Justiça Global

A ruptura institucional instaurada pela medida de intervenção insere-se em um contexto mais amplo de afrouxamento das garantias constitucionais, dos princípios democráticos e das políticas sociais, levado a cabo por um governo com déficit de apoio popular e de legitimidade política. A gravidade desta medida ameaça, assim, os direitos de toda a população do RJ, sobretudo as populações negras e pobres.

leia mais



Mineradora norueguesa Hydro Cred tinha 'duto clandestino' para lançar rejeitos em nascentes amazônicas
23.02.2018

Ricardo Senra, BBC

Além de um vazamento de restos tóxicos de mineração, que contaminou diversas comunidades de Barcarena, no Pará, a gigante norueguesa Hydro usou uma "tubulação clandestina de lançamento de efluentes não tratados" em um conjunto de nascentes do rio Muripi, aponta um laudo divulgado nesta quinta-feira pelo Instituto Evandro Chagas, do Ministério da Saúde.

leia mais



Unifesp defende maior especialista em entorpecentes do Brasil
23.02.2018

Rafael Vilela, Ninja

A Reitoria da Unifesp, prestou nota de defesa ao doutor Elisaldo Carlini, professor emérito da da Escola Paulista de Medicina, investigado pela Polícia de São Paulo sob a inaceitável acusação de fazer apologia do crime por sua pesquisa sobre as drogas.

leia mais



Apoio ao povo Anacé e repúdio à criminalização de suas lideranças
22.02.2018

CIMI

Movimentos socioambientais, organizações indígenas, defensores de direitos humanos e apoiadores da causa indígena, prestamos nosso total e irrestrito apoio ao Povo Indígena Anacé das comunidades de Japoara e Cauípe (Ceará) e às suas lideranças tradicionais. Repudiamos os atos de violências e violações cometidas por posseiros, autoridades e agentes públicos.

leia mais



Brasil liderou número de assassinatos de diversos grupos de pessoas em 2017
21.02.2018

Anistia Internacional

Brasil liderou em 2017 o número de assassinatos de jovens negros do sexo masculino, pessoas LGBTI, defensoras e defensores de direitos humanos, grupos ligados à defesa da terra, população tradicionais e policiais, aponta Anistia Internacional.

leia mais  leia o informe internacional completo



Ao menos 5.500 famílias foram removidas na Região Metropolitana de SP em 2017
21.02.2018

Observatório de Remoções

Ao analisarmos os dados, percebe-se que houve uma grande incidência de remoções motivadas por reintegrações de posse em áreas particulares, sendo que parte considerável localiza-se em regiões periféricas da metrópole, havendo uma concentração na zona leste de São Paulo. “As ocupações aumentaram muito, todo dia aparece um monte de gente procurando lugar pra morar porque não consegue pagar o aluguel.”

leia mais



Subprefeitura de Perus em São Paulo despeja ilegalmente 400 famílias
21.02.2018

Luta Popular


Despejo legal da famílias da ocupação dos Queixadas em SP.



Mendonça Filho atropela autonomia universitária e tenta vetar disciplina sobre o golpe na UnB
21.02.2018

Forum

O ministro da Educação informou que vai acionar diversos órgãos de controle para tentar impedir que seja ministrada a disciplina "O golpe de 2016", anunciada pela Universidade de Brasília em seu curso de graduação em Ciência Política.

leia mais



Direita surta com lançamento de obra do Marx para crianças pela Boitempo
21.02.2018

Esquerda Diário

Ivana Jinkings, editora da Boitempo, ao divulgar nas redes sociais a obra “O capital: para crianças”, sofreu ofensas da direita, recebendo telefonemas e mensagens.

leia mais



Supremo concede habeas corpus coletivo para gestantes e mães em prisão preventiva
20.02.2018

Rede Brasil Atual

"É inadmissível que a criança passe um dia dentro da prisão. A sanção aplicada a uma pessoa não pode ultrapassar o seu corpo".

leia mais



Depois de 27 anos de descoberta a vala de Perus, ossada de Dimas Casemiro é identificada
20.02.2018

Forum

Os restos mortais de Dimas Antônio Casemiro, militante do movimento estudantil na cidade de Votuporanga, interior de São Paulo, e uma das mil ossadas encontradas na década de 1990, em uma vala clandestina no Cemitério de Perus, foram identificados por um laboratório da Bósnia, de acordo com Ivan Seixas, cofundador do Núcleo Memória, em entrevista exclusiva ao Tutaméia.

leia mais



Comandante do Exército quer garantias de que não seja criada uma nova Comissão da Verdade
19.02.2018

Forum

Durante a reunião com o Conselho da República, o general Villas Bôas disse ser necessário dar aos militares “garantia para agir sem o risco de surgir uma nova Comissão da Verdade” no futuro. A referência do militar é à comissão que investigou casos de tortura e mortes durante o período da ditadura militar.

leia mais



Intervenção federal: a restrição aos direitos civis em um quadro de convulsão social
19.02.2018

Glauco Faria, Rede Brasil Atual

"O governo quer fazer com que nesse ano eleitoral as coisas transcorram sem a explosão de algum tipo de revolta, 2013 ainda está na cabeça deles", acredita o delegado carioca Orlando Zaccone.

leia mais



Após cinco anos no Brasil, congolês morre sem resposta sobre pedido de refúgio
19.02.2018

Rodrigo Borges Delfim, MigraMundo

"O congolês José Bolayengue conseguiu esperar por uma resposta definitiva do Conare (Comitê Nacional para Refugiados) sobre seu pedido de refúgio no Brasil. Msa, , o tempo de José acabou. Ele não resistiu às complicações causadas por um câncer em um dos rins e morreu.

leia mais



Repudios à intervenção federal militar no RJ
18.02.2018

O que a favela precisa na verdade é de uma intervenção social, que inclusive contaria com a participação das Forças Armadas.

Federação de Favelas de Rio
MST
Associação Juízes para a Democracia
Instituto Paulo Fonteles de Direitos Humanos



Justiça de SP mantém na prisão mãe lactante com seu bebê de 3 dias
14.02.2018

Maria Teresa Cruz, Ponte

Jéssica Monteiro foi presa em flagrante com 90 gramas de maconha, no sábado, teve o filho no domingo e foi transferida nesta quarta-feira para.

leia mais



Adolescente negro apanha por R$ 9,81 em supermercado de SP
14.02.2018

Arthur Stabile, Ponte

Jovem de 16 anos foi espancado por três seguranças e atingido por disparo de arma de pressão antes de pagar chocolate e salgadinho.

leia mais



Tribunal de Justiça suspende despejo da Comunidade do Engenho, no Maranhão
14.02.2018

Renato Santana, Ascom/CIMI

Conforme a vontade do juiz, os habitantes não deveriam mais ocupar a terra que sempre lhes pertenceu; e a posse seria entregue para o sujeito que se autointitulou dono. Mas, a Defensoria entende que a comunidade está há bastante tempo no local e recebe fomentos de bancos oficiais para atividades de agricultura familiar. Caso a reintegração fosse levada adiante, a comunidade “pode vir a sofrer danos irreparáveis”..

leia mais



Assassinato de líder de assentamento pode ter ligação com disputa de terras, diz polícia em MT
09.02.2017

CPT

O assassinato de Carlos Antônio da Silva, de 51 anos, líder de um assentamento rural, pode ter motivação relacionada à disputa de terras em Mato Grosso. Ele foi morto a tiros em frente à Prefeitura de Paranatinga. A vítima havia registrado em 2017 boletins de ocorrência a respeito de ameaças.

leia mais



Quilombolas comemoram vitória histórica em julgamento de ADI
08.02.2017

Maria Mello, Terra de Direitos

O resultado final do julgamento da Ação Direita de Inconstitucionalidade (ADI) n° 3239 no Supremo Tribunal Federal, que trata do direito à terra e território das comunidades quilombolas, teve desfecho favorável às e aos quilombolas brasileiros. “A confirmação da constitucionalidade do decreto e o rechaço da tese do marco temporal é uma vitória imensa das comunidades”.

leia mais



Trabalhadores rurais e agente da CPT são ameaçados de morte por protestarem contra lixão em assentamento
06.02.2017

CPT

Os assentados no Povoado Remanso, situado no município de Grajaú, no Maranhão, reivindicam que a Prefeitura Municipal encontre outro destino para depositar o lixo da cidade que não seja no território da comunidade, mas relataram que receberam intimidações e ameaças de morte. Lutam para defender o último pedaço de terra que o latifúndio ainda não dominou.

leia mais



MPF descobre leilão ilegal de terras indígenas por madeireiros em Rondônia
06.02.2018

Hosana Morais, G1

Segundo o MPF, madeireiros estão leiloando terras indígenas para várias pessoas. Só na reserva Uru-Eu-Wau-Wau já existem cerca de 500 cadastros rurais de invasores aguardando a legalização da terra para uma futura exploração.

leia mais



Seita triplicou número de fiéis em situação de trabalho escravo, diz PF
06.02.2018

Fernanda Rodrigues, G1

Todos os funcionários de 17 estabelecimentos comerciais interditados não recebiam pagamento em dinheiro e eram fiéis da "Comunidade Evangélica Jesus, a verdade que marca". Estes fiéis viviam em situação bem diferente dos líderes da seita, que acumulavam carros, apartamentos de luxos e altos valores gastos. Em 2013 o patrimônio dos líderes havia sido estimado em R$ 100 milhões.

leia mais



Índios tentam fechar megagarimpo ilegal que polui rio no Pará
04.02.2018

Fabiano Maisonnave, Folha de S.Paulo

Cansados de esperar por uma intervenção do Estado, guerreiros e lideranças da etnia, incluindo o cacique-geral, Arnaldo Kaba, organizaram uma expedição para expulsar os garimpeiros da bacia do rio das Tropa na Terra Indígena Munduruku e na Floresta Nacional do Crepori.

leia mais



“Um novo massacre pode ocorrer em Caarapó”
03.02.2018

Ascom/CIMI

O Conselho Continental da Nação Guarani (CCNAGUA) repudia a reintegração de posse que ordena o despejo das comunidades tradicionais Pindoroky, Nhamõe Guavyray e Guapoy Guasu, dos povos Guarani e Kaiowá, em Mato Grosso do Sul.

leia mais



Incêndio criminoso destrói três casas na Terra Indígena Rio Branco (RO)
02.02.2018

Guilherme Cavalli, Ascom/CIMI

Indígenas do povo Makurap acreditam que o fogo tenha sido provocado por madeireiros que moram próximo à área. “A gente não merece isso. Não sabemos o porquê de toda essa violência”, lamenta liderança indígena. Ainda, um gerador de energia responsável pelo abastecimento de luz e água da comunidade desapareceu após incêndio.

leia mais



Mães, filhas e irmãs denunciam “tropa de choque” dos presídios de SP
01.02.2018

Fausto Salvadori e Maria Teresa Cruz, Ponte

Em encontro com a Defensoria, parentes de presos denunciaram violências e torturas praticadas pelo GIR (Grupo de Intervenção Rápida) em penitenciárias de Getulina e Dracena, interior do Estado de São Paulo.

leia mais



Fechamento compulsório e multa de R$ 240 mil para empresa envolvida em morte de indígenas
31.01.2018

Ascom MPF/MS

A Justiça atendeu pedido do Ministério Público Federal em Mato Grosso do Sul e determinou a dissolução da empresa GASPEM Segurança Ltda (matriz e filiais). Para o MPF, a GASPEM se constituiu em “força paramilitar ou milícia privada” que executou ataques contra comunidades indígenas que resultaram em dezenas de feridos e na morte de duas lideranças.

leia mais



Acampados de São Joaquim do Monte (PE) sofrem com despejo violento
31.01.2018

MST

Mais uma vez o Estado usou toda a violência e todo o tipo de humilhação e destruição contra famílias acampadas há 18 anos na fazenda Jabuticaba no município de São Joaquim do Monte, Agreste de Pernambuco.

leia mais



Professor indígena Tapirapé, Daniel Kabixana, assassinado em Mato Grosso
31.01.2018

Renato Santana, Ascom/CIMI

Durante os 12 dias de desaparecimento de Daniel Kabixana, as aldeias da Área Indígena Tapirapé/Karajá e da Terra Indígena Urubu Branco se mobilizaram em sua busca, mas foram os próprios assassinos, dois homens e um adolescente, detidos no domingo, que levaram a polícia ao local onde corpo foi abandonado.

leia mais



Após 18 anos, impunidade a crime na Fazenda Brasil Verde pode chegar ao fim
30.01.2018

MPF Pará

Brasil foi condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos pelos fatos ocorridos na fazenda; o MPF está reconstruindo o processo judicial.

leia mais



Massacre em Fortaleza: A política de “guerra às drogas” segue fazendo vítimas
28.01.2018

Leonardo Sakamoto, UOL

Uma chacina no bairro Cajazeiras, na periferia de Fortaleza, matou pelo menos 14 pessoas e feriu outras 18. Um grupo armado chegou em veículos e começou a atirar na população no Forró do Gago. O resultado da “guerra às drogas” são facções que se armam até os dentes para garantir e controlar a oferta, matando e morrendo.

leia mais



“Embora eu seja brasileiro, eles me excluem”
27.01.2018

Repórter Brasil

Oito comunidades tradicionais que durante muito tempo se beneficiaram de certa invisibilidade e usaram estratégias silenciosas de relacionamento com o resto da sociedade para permanecerem nos territórios que ocupavam. Hoje gritam a sua existência. Dar nomes aos seus modos de vida é um jeito de combater o avanço de invasores sobre suas terras e sobre suas águas.

leia mais



No Rio Grande do Norte, famílias sem-terra sofrem despejo
26.01.2018

Janaína Lima, Brasil de Fato

Cerca de 800 famílias que vivem em seis acampamentos em Rio Grande do Norte são despejadas.

leia mais



Prisão política em Porto Alegre: libertados 16 manifestantes detidos
25.01.2018

Raquel Wandelli, Jornalistas Livres

"Não há nenhum motivo para prisão preventiva", diz juiz em alvará de soltura que chegou aos poucos para todos os ativistas presos.

leia mais



Liderança do MST é assassinado no interior da Bahia
24.01.2018

A Tarde

Márcio Matos, do MST, foi assassinado a tiros de revólver quando descansava na sua casa, no município de Iramaia, na Chapada Diamantina.

leia mais



Raimundo Saw Munduruku foi baleado durante ação em defesa da Terra Indígena Praia do Mangue
23.01.2018

Renato Santana, Ascom/CIMI

O policial militar à paisana, suspeito de realizar os disparos, fugiu. Os não indígenas usam a estrada de terra como via para acessar balneários, sítios e fazendas localizados do outro lado da área. Não há limites de velocidade, fiscalização para coibir motoristas embriagados e qualquer respeito ao fato de se tratar de um território tradicional.

leia mais



Uma pessoa trans é morta a cada 48 horas no Brasil
22.01.2018

Paloma Vasconcelos, Ponte

Em 2016, o Brasil havia assumido o posto de recordista em números absolutos de homicídios da população trans, com 144 mortes, sendo São Paulo o estado com o maior número reportado de homicídios. Com os dados fechados, 2017 superou o ano anterior: 185 assassinatos.

leia mais



Governo fará cerco aéreo, naval e terrestre no TRF-4 para julgamento de Lula
22.01.2018

Esquerda Diário

"O bloqueio das ruas do entorno do tribunal será aéreo, terrestre e naval”, disse o secretário se Segurança Pública do estado do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer.

leia mais



Apartheid Social: campanhas racistas reeditam Brasil exterminador de indígenas
21.01.2018

Nanblá Gakran, Jornalistas Livres

O ódio dos colonizadores era inflamado por mentiras publicadas na imprensa da época sobre uma difundida “índole violenta, traiçoeira e cruel dos indígenas”, que ajudava a justificar as atrocidades cometidas. Vemos que esse ódio ainda está presente.

leia mais



Justiça Federal condena Vale por danos ambientais em comunidades quilombolas
19.01.2018

Lilian Campelo, Brasil de Fato

Vale terá que recuperar rios e igarapés, realizar projetos de geração de renda e pagamentos por danos ambientais referentes ao assoreamento de rios e igarapés e ao enfraquecimento do solo em comunidades quilombolas do território de Jambuaçu, em Moju, Pará.

leia mais



Dois jornalistas assassinados em apenas dois dias
19.01.2018

Reporteres Sem Fronteiras

O jornalista Ueliton Bayer Brizon que denunciava irregularidades no estado de Rondônia, e o radialista Jefferson Pureza Lopes do estado de Goiás, conhecido por seus programas polêmicos, foram assassinados no Brasil.

leia mais



Relatório internacional condena exportação pelo Brasil de bombas usadas contra civis no Iêmen
18.01.2018

Paula Adamo Idoeta, BBC

As bombas de fragmentação, quando disparadas, se abrem e dispersam. "O uso dessa munição foi documentado 18 vezes no Iêmen e, em duas delas, analistas constataram que a procedência das armas era brasileira".

leia mais



“Escola sem partido” é vetado no Guarujá!
18.01.2018

Carlos Ratton, Diário do Litoral

Visto que os municípios e estados não têm competência para alterar o conteúdo da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, prerrogativa da União, e fere a Constituição Federal, que garante a pluralidade de ideias e de concepções pedagógicas no ambiente escolar, o prefeito de Guarujá (SP), Válter Suman, vetou projeto de lei.

leia mais



Resgatados 10 trabalhadores em condições análogas a de escravo em Araruama (RJ)
17.01.2018

Contábeis

Os dez trabalhadores submetidos a condições degradantes em uma salina, foram resgatados por funcionârios do Ministério do Trabalho.

leia mais



Indústria do turismo despeja indígenas da “Costa do Descobrimento”
16.01.2018

Joana Moncau, Repórter Brasil

As praias do litoral sul da Bahia, vivem uma contradição: enquanto atrações turísticas encenam história do contato entre indígenas e Portugueses em 1500, essa mesma indústria desaloja aldeias inteiras.

leia mais



Homofobia deixou 445 mortos no Brasil em 2017
16.01.2018

Yuri Fernandes, COLABORA

Por motivações homotransfóbicas, a cada 20 horas um LGBT morre de forma violenta no país. São mortes que ficariam escondidas se não fossem as estatísticas.

leia mais



Mulher é queimada por ex após denúncia em rede social
16.01.2018

Diego Torres, Terra

Kevelyn Flora, de 25 anos, postou ameaças e agressões sofridas em seu perfil no Facebook e foi assassinada sete dias depois. O crime aconteceu em Poço Fundo, no sul de Minas Gerais.

leia mais



Desapropriação de agricultores em Manacapuru (AM)
13.01.2018

Adauto Siva, Noticias@.com


Desapropriação de 180 famílias feita para os donos da Fazenda Exata.



Defensor de direitos humanos foi assassinado no Pará
12.01.2018

Rede Brasil Atual

Valdemir Resplandes, liderança da luta pela reforma agrária, foi morto a tiros em Anapu, cidade é a mesma em que a missionária norte-americana Dorothy Stang foi morta, em 2005.

leia mais



“Prenderam o assassino, mas não chegaram aos mandantes do crime”
12.01.2018

Raquel Wandelli, Jornalistas Livres

As aldeias da reserva de José Boiteux estão recebendo com um misto de dor, alivio e indignação, a notícia da prisão do assassino do juiz da Terra Indígena, Marcondes Namblá. Comunidade está revoltada porque teve que fazer um protesto para prenderem o assassino dentro da casa dele em Gaspar (SC), onde estava parado há vários dias.

leia mais



Família sofre com ataques racistas no muro de casa em Ribeirão das Neves (MG)
12.01.2018

Ninja

Uma tem sido vítima ataques racistas há três meses. O muro de casa, na rua Uberaba, traz várias pichações de injúria racial. Os racistas escreveram primeiro “Negros Imundos”, depois, “Voltem para a África”. A última pichação diz “Senzala”, “Escravos à venda”.

leia mais



Sumiço de trabalhadores no sul do Amazonas pode ter relação com disputa de terra pública com empresa
12.01.2017

CPT

A Polícia Civil do Amazonas procura dois funcionários de uma fazenda acusados de suposto envolvimento no desaparecimento de três trabalhadores rurais, entre eles uma mulher, da ocupação Comunidade Igarapé Araras, no município de Canutama, no sul do Amazonas.

leia mais



Povo Xokleng protestou e realizou ritual no local em que Marcondes Namblá foi assassinado
10.01.2018

CIMI


Conforme os indígenas, o ritual foi para que o espírito de Marcondes regresse à aldeia e encontre o descanso definitivo. Durante o ato, faixas pediam justiça, fim do ódio racial e garantia dos direitos indígenas.



Parecer da AGU provoca onda de despejos, morte e desesperança para Guarani Kaiowá e Terena no MS
09.01.2018

Renato Santana, Ascom/CIMI

Parecer 01/2017 da Advocacia-Geral da União, o chamado Parecer Antidemarcação, do governo Temer, paralisa demarcações e reforça onda de despejos contra comunidades indígenas no Mato Grosso do Sul, sobretudo na região de Dourados.

leia mais



Haitianos são vítimas de trabalho escravo em Caixas do Sul
08.01.2018

Sindicato dos Metalúrgicos, Caixas

Segundo os trabalhadores, o proprietário da empresa costuma trabalhar armado e ameaçar os funcionários. Afirmaram que chegavam a trabalhar 30 dias sem folga e que não recebiam as devidas horas extras. “Na hora da refeição, primeiro almoçam os brancos depois os negros”.

leia mais



Lésbica é assassinada pelo pai da namorada ao tentar fazer pedido de casamento
08.01.2018

Gay1

A jovem Anne Mickaelly, de 23 anos, foi assassinada a facadas na quadra 519 de Samambaia (DF). O principal suspeito de cometer o crime é um homem de 46 anos, pai da garota com quem a vítima mantinha um relacionamento amoroso.

leia mais



Vereadores de Ocauçu (SP) votam lei contra igualdade de gênero
08.01.2018

Esquerda Diário

Por unanimidade os vereadores aprovaram lei inconstitucional que proíbe o material didático que trate da igualdade de gênero em locais públicos e privados de acesso ao publico, e nas escolas do município.

leia mais



Líderes Xokleng acreditam que educador Marconde Namblá foi assassinado por matador de aluguel
08.01.2018

Raquel Wandelli, Jornalistas Livres

Gilmar César de Lima estava solto a pesar de ter mandados de prisão por tentativa de homicídio, tráfico de drogas, furto e espancamento de mulher. “Ele foi visto circulando na aldeia em maio... Ele é um pistoleiro que tem tudo para ser autor de um crime encomendado”.

leia mais



Nossa Voz Resiste
05.01.2018

Artigo 19


Nossa Voz Resiste” aborda o cenário de violações ao direito à liberdade de expressão e informação no Brasil por meio de histórias envolvendo três personagens



DNIT prevê remoção de casas em território quilombola sem consultar a população
04.01.2018

Sabrina Felipe, Vias de Fato

Cerca de 4200 pessoas vivem no território quilombola de Santa Rosa dos Pretos, no município de Itapecuru-Mirim, a 86 km da capital maranhense. Dessas, quase metade corre o risco de ter suas casas demolidas por conta da duplicação da BR 135, que rasga o território pelo meio.

leia mais



Foi assassinado o presidente da Associação de Moradores de Madureira
04.01.2018

Rafael Nascimento, O Dia

Jefferson Marcelo, de 41 anos, foi enforcado, e há suspeitas de que o crime esteja relacionado a uma denúncia que ele teria feito sobre atuação da milícia que se instalava em Madureira.

leia mais



A história se repete: nota sobre a rebelião e mortes em Goiás
04.01.2018

Pastoral Carcerária

As rebeliões ocorridas no Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia mostram, novamente, que o sistema carcerário não está em crise. Ele cumpre a sua função perfeitamente: torturar e matar a população atrás das grades, em sua maioria pobre e negra: “A polícia entrou atirando em todos”.

leia mais



“Reforma” trabalhista: a lógica de ameaçar trabalhadores
04.01.2018

Valdete Souto Severo, Justificando

Além gerar despedidas coletivas, alterações contratuais lesivas e ameaças no trabalho, a nova lei usa o argumento perverso de que o trabalhador terá de pagar.

leia mais



Assassinado o professor xoklen (Laklãnõ), Marcondes Nambla, en Penha (SC)
03.01.2018

Jornal de Santa Catarina

A câmera de monitoramento de uma loja de material de construção em Penha filmou a agressão ao indígena. Segundo o responsável pela câmera, é possível ver um homem na esquina com um pedaço de madeira na mão. Ele anda de um lado paro outro sem parar até que Marcondes aparece. Quando o professor vira de costas o agressor dá uma pancada na cabeça dele com a madeira. Marcondes cai no chão.

leia mais



Crivella corta subsídio e casa do Jongo da Serrinha é fechada
03.01.2018

Esquerda Diário

A prefeitura do Rio interrompeu seu patrocínio de um dos mais importantes patrimônios imateriais da cidade, o Jongo, como parte da política de perseguição sobre as manifestações culturais e artísticas de origem africana.

leia mais


Ver arquivo de Direitos Humanos

 


Observatório das Violências Policiais e dos Direitos Humanos
Rua Monte Alegre 984 - Perdizes -  Prédio Novo - 4º andar - Bloco A - Sala 4E08 - CEP 05014-901 - São Paulo - SP