Vigília Ocupe a Democracia assegura evento com Judith Butler no Sesc
07.11.2017

Gabriel Valery, Rede Brasil Atual

Ativistas de direitos humanos ocuparam entrada do Sesc Pompeia e defendem o debate com filósofa norte-americana, em ato de prevenção à hostilidade de grupo de extrema-direita.

 leia mais



Fala o professor intimado pela USP
07.11.2017

Djalma Nery, Outras Palabras

Marcos Sorrentino, que responde a sindicância por realizar atividade em parceria com o MST, descreve a discriminação aos movimentos sociais e denuncia: “há triagem ideológica” na universidade.

 leia mais



Genocídio e violência no Brasil: Desigualdade e preconceito perpetrados pela sociedade e pelo Estado
07.11.2017

Cristina Fróes de Borja Reis, Le Monde Diplomatique

Quem passeia pelas cidades brasileiras rapidamente se dá conta dos efeitos práticos de um sistema alicerçado na violência: grades, muros, ruas com cancelas, milícias fazendo as vezes de segurança privada nos bairros de classe média e alta. Grades, muros, toques de recolher, chacinas em bares nos bairros de classe baixa.

 leia mais



Os que queimam a “bruxa” Judith Butler nos atiraram de vez na Idade Média
07.11.2017

Kiko Nogueira, DCM

Dezenas de “cidadãos de bem” resolveram nos transportar para o século 13 e reencenar os espetáculos macabros em que mulheres eram atiradas à fogueira como bruxas.

 leia mais



Jovem com deficiência auditiva tem aparelho de surdez confiscado no Enem
07.11.2017

José Maria Tomazela, O Estado de S.Paulo

O estudante Danilo Maralha Ribeiro, de 17 anos, que tem deficiência auditiva, foi retirado da sala e revistado por estar usando um aparelho de surdez. Segundo a família, o aparelho foi retirado e devolvido danificado.

 leia mais



Mais de duas mil famílias perderão suas casas e plantações no Pará
06.11.2017

MST e CPT

Cerca de oito mil pessoas estão sendo expulsas de suas casas e tendo suas plantações destruídas em uma mega operação de despejo que iniciou em Marabá, Pará, no início da semana passada. 115 policiais do Batalhão de Choque da Polícia Militar, permanecerão nos municípios próximos de Marabá para cumprir liminares da Vara Agrária e do Tribunal de Justiça do estado.

 leia mais



MST se posiciona contra criminalização midiática e pela defesa dos territórios em Correntina (BA)
06.11.2017

Voz do Movimento

O MST denuncia publicamente a má apuração dos fatos ocorrida por diversos veículos de comunicação a respeito da ocupação e manifestação de comunidades agrícolas nas fazendas Igarashi e Curitiba, no distrito de Rosário, em Correntina, oeste de Bahia. Não há envolvimento do MST nessa mobilização, porem, reiteramos que apoiamos as ações de denúncia ao agronegócio, principalmente quando existe um processo de privatização de recursos naturais e estão secando os rios.

 leia mais



Raphaella, morta a tiros, é vítima de feminicídio dentro da sua escola em Goiás
06.11.2017

Esquerda Diário

A estudante Raphaella Novinski, de 16 anos, foi morta pelo ódio dentro da escola estadual em Alexânia. Misael Pereira Olair, de 19 anos, foi preso em flagrante logo após disparar 11 vezes contra a adolescente. O apaz alegou ter cometido o crime por simplesmente “sentir ódio” da menina.

 leia mais



Invade sarau feminista e filma mulheres sem autorização na Feira do Livro de Porto Alegre
05.11.2017

Forum

A perseguição da extrema direita à pauta da liberdade artística, do feminismo e das discussões de gênero não cessa. Rafinha BK sociais, intimidou as mulheres presentes na atividade com o discurso contra a “ideologia de gênero”.

 leia mais



Filho de Bolsonaro comemora decisão que libera afrontar os direitos humanos na redação do Enem
05.11.2017

Forum

Carlos Bolsonaro está comemorando publicamente a decisão da ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, em permitir afrontas aos direitos humanos sem punição nas redações do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio); tuitou uma "dica de redação" para os estudantes: "direitos humanos: esterco da vagabundagem”.

 leia mais



“Sua mãe é empregada da minha”
04.11.2017

Edson Caldeira, Metrópoles

“O meu pai come a sua mãe” e “Sua mãe é minha empregada” foram alguns dos hinos discriminatórios entoados pela equipe vencedora do colégio onde estuda a elite da cidade de Natal. Além de expressões de baixo calão e frases de cunho pejorativo, a torcida gritava “Queremos Bolsonaro presidente do Brasil”.

 leia mais



Sete senegaleses trabalhavam em situação análoga à escravidão
03.11.2017

Repórter Brasil

Sete senegaleses foram encontrados em Guarapuava trabalhando em situação análoga a escravidão. Eles trabalharam por três meses no ramo de construção civil. A jornada excedia oito horas diárias e eles não receberam salários, por dois meses, nem horas extras.

 leia mais



Governo ignora prazo prometido e não responde à PGR sobre trabalho escravo
03.11.2017

Forum

Ministro Ronaldo Nogueira havia dito que o governo responderia em dez dias à recomendação do MPF para que seja revogada a portaria que dificultou o combate ao trabalho escravo, mas passados 17 dias a resposta não chegou à Procuradoria.

 leia mais



Tragédia de Mariana: Crime completa dois anos neste 5 de novembro
03.11.2017

Rafael Drummond, A Sirene

Hoje, os atingidos de Mariana seguem sem indenização definitiva, lutando pelo reconhecimento de direitos emergenciais. Vivem continuamente o rompimento da barragem. Na prática, estão aprendendo a ser atingidos – um saber indesejado. Brigam na Justiça para que sejam indenizados.

 leia mais



Judith Butler, o MBL e o fim da democracia
03.11.2017

Marcelo Menna Barreto, Extra Classe

Nada confirma mais os tempos obscuros, a obtusidade e a desinformação de certos setores da direita brasileira que s protestas contra a presença da filósofa norte-americana Judith Butler no Brasi. Por ironia, o ex-ator de filmes pornográficos Alexandre Frota (que briga na Justiça pela marca MBL) e membros do autointitulado MB, continuam dando sua contribuição ao “fim da democracia”.

 leia mais



Professor da ESALQ é submetido a sindicância por organizar atividade acadêmica com MST
03.11.2017

ADUSP

O professor Marcos Sorrentino, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” e diretor da Adusp em Piracicaba, foi convocado por uma Comissão Sindicante, com a finalidade de investigar a “Jornada Universitária em Apoio à Reforma Agrária”, organizada pelo Laboratório de Educação e Política Ambiental e o Núcleo de Apoio à Cultura e Extensão em Educação e Conservação Ambiental, em conjunto com o MST.

 leia mais



Jovem gay é assassinado a pauladas e pedradas em campo de futebol
03.11.2017

Felipe Sousa, Pheeno

No bairro Buritis, zona Oeste de Boa Vista (RR), o jovem Hiago Nunes Trindade, de 18 anos, teve o rosto desfigurado por conta das agressões. Na mesma noite, catadores de lixo encontraram um corpo do sexo masculino com pelo menos 25 perfurações de arma branca no aterro sanitário, zona Rural de Boa Vista. A vítima também era homossexual.

 leia mais



Nova audiência dia 10 no caso "Balta": Solidaridade aos 18!
02.11.2017

Rede Brasil Atual

Advogada Ana Lucia Marchiori, que defende os 18 jovens vítimas de emboscada armada por oficial do Exército - o caso Balta -, pede solidariedade e pressão sobre o governo, Corregedoria da PM, TJ e PGR.

 leia mais



Cinco alunos da UFPE são punidos por manifestação política contra PEC 241/55
02.11.2017

Esquerda Diário

Os estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPE) ocuparam em 2016 o Centro de Artes e Comunicação, em protesta contr PEC 241/55. Agora, o Conselho de Administração da UFPE decidiu suspender 5 estudantes por 6 meses, a partir de janeiro de 2018, pela sua participação n protesta. Trata-se de uma medida absurda e autoritária, de perseguição política aos que lutam em defesa da saúde e da educação..

 leia mais



"Vai virar mulher de verdade": lésbicas são vítimas de estupro corretivo
02.11.2017

Helena Bertho, UOL

"Eu me lembro dos risos, do quanto me causaram medo mesmo antes de me chamar. E a pergunta: 'Você é homem ou mulher? Segura ela aí que eu vou conferir". Ela é lésbica e foi estuprada pelos dois, que diziam: "Toma, mulher macho". "Fui estuprada por ser lésbica e estar caracterizada enquanto lésbica", diz. O que sofreu é conhecido como estupro corretivo.

 leia mais



Pais de gêmeos conquistam direito a licença-paternidade-paternidade para casal
02.11.2017

Júlia Dolce, Brasil de Fato

"Sem decisão, não daria para criarmos os bebês com a mesma qualidade", conta mãe e também advogada do processo.

 leia mais



Movimentos sociais apresentaram Agenda Nacional pelo Desencarceramento em Olinda
01.11.2017

Pedro Borges, Alma Preta

O I Encontro Nacional pelo Desencarceramento foi articulado pela Pastoral Carcerária e reuniu diferentes movimentos sociais de todas as regiões do Brasil. A presença de familiares de detentos e vítimas da violência do Estado foi marcante durante as atividades.

 leia mais



Artistas expõem a violência da ditadura no passado e no presente
01.11.2017

Leila Kiyomura, Jornal da USP

O passado e o presente da violência da ditadura estão registrados nas fotos, instalações, vídeos e esculturas expostos no Memorial da Resistência, em São Paulo. São oito artistas do Brasil, Alemanha, Argentina e Chile: Andreas Knitz, Clara Ianni, Fulvia Molina, Horst Hoheisel, Jaime Lauriano, Leila Danziger, Marcelo Brodsky e Rodrigo Yanes. Os trabalhos resultam das pesquisas que eles desenvolvem sobre o tema da memória, os resultados das Comissões da Verdade e a continuidade de violações no mundo contemporâneo.

 leia mais



Os santos perseguidos
01.11.2017

Gabriele Roza, Pública

No país, as denúncias de discriminação por motivo religioso cresceram 4960 % em 5 anos; crimes de ódio contra praticantes de Umbanda e Candomblé no Rio Janeiro representam 90% dos casos do disque-denúncia estadual.

 leia mais



Renan Santos, Kim Kataguiri e Fernando Holiday desobedecem decisão judicial
01.11.2017

Gustavo Aranda e Vinícius Segalla, Jornalistas Libres

O MBL – Movimento Brasil Livre e o vereador Fernando Holiday fazem novos ataques ao cantor Caetano Veloso, mesmo após decisão judicial que determina a exclusão, em 48 horas, de publicações ofensivas na internet contra Caetano e sua esposa, Paula Lavigne. Confusão jurídica esquenta disputa pela marca MBL e expõe desavenças de líderes ultra-neoliberais.

 leia mais



Cinco homens invadem e quebram terreiro de Umbanda em Mário Campos (MG)
01.11.2017

Raíssa Lopes, Brasil de Fato

Mais um caso grave de intolerância religiosa, desta vez contra um terreiro de Umbanda na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Agressores ameaçaram ocupantes com armas e destruíram símbolos religiosos.

 leia mais



Temer demite secretária que criticou portaria do trabalho escravo
01.11.2017

Forum

Demitida pelo ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, secretária nacional de Cidadania do Ministério dos Direitos Humanos, Flavia Piovesan disse que a portaria com as alterações propostas pelo governo era uma ofensa à Constituição Federal, ao Código Penal e aos direitos humanos.

 leia mais



Como fabricar monstros para garantir o poder em 2018
31.10.2017

Eliane Brum, El País

Enquanto o país é tomado por assaltantes do dinheiro público, parte dos brasileiros está ocupada caçando supostos pedófilos em museus. A criação de monstros para manipular uma população assustada não é nenhuma novidade. Os nazistas criaram o que se chamou de “arte degenerada”, e depois assassinaram 6 milhões de judeus, ciganos, socialistas, homossexuais e pessoas com alguma deficiência.

 leia mais



No mapa, o trabalho escravo no Brasil
31.10.2017

Bruno Fonseca, Pública

Levantamento mostra presença de empreiteiros entre a maioria dos empregadores, composta por fazendeiros e empresários do agronegócio. De todas as cidades brasileiras, Belo Horizonte é que tem mais empregadores listados no mapa: quatro são do setor de construção civil e mercado imobiliário e um, de restaurantes.

 leia mais



A Associação dos Professores do Paraná repudia afastamento de dois educadores por atividade pedagógica de Ciencia Social
31.10.2017

APP-Sindicato

Os alunos do Colégio Dom Geraldo Fernandes, na cidade de Cambé (PA) realizaram a montagem de uma instalação nas dependências do colégio, baseada nas reflexões feitas a partir do estabelecido pelas Diretrizes Curriculares da Educação Básica. Por uma interpretação equivocada do trabalho, nas redes sociais foi lançada contra os professores uma campanha suja de acusações, desabafos e insultos..

 leia mais



Como era o Brasil quando as armas eram vendidas em shoppings e munição nas lojas de ferragem
31.10.2017

Gil Alessi, El País

Antes do Estatuto do Desarmamento taxas de homicídio cresciam de forma alarmante. Parlamentares tentam mudar a lei para permitir acesso facilitado à compra de armas. A situação era tão crítica que, em 1996, o bairro Jardim Ângela, em São Paulo, foi considerado pela ONU como o mais violento do mundo. Para conter o avanço das mortes foi sancionado, em 2003, o Estatuto do Desarmamento, que restringiu drasticamente a posse e o acesso a armas no país e salvou mais de 160.000 vidas, segundo estudos.

 leia mais



Justiça manda Frota e MBL apagarem postagens contra Caetano e Paula
31.10.2017

Vermelho

O juiz Bruno Arthur Mazza Vaccari Machado Manfrenatti, da 50ª Vara Cível do Rio, determinou que Alexandre Frota e os integrantes do MBL, Kim Kataguiri, Renan dos Santos e Vinicius Aquino, retirem de suas páginas em redes sociais postagens ofensivas a Caetano Veloso e Paula Lavigne.

 leia mais



Secundaristas que participaram das ocupações sofrem uma dupla onda reacionária
31.10.2017

Helena Borges, The Intercept

Com “Escola Sem Partido” e reforma do ensino médio, estudantes vivem “ressaca” um ano após ocupações.

 leia mais



Desencarceramento é o caminho para resolver a crise nas prisões, defende sociólogo
31.10.2017

Marcella Fernandes, HuffPost

Celas com superlotação, presídios com serviços de saúde e condições de higiene precários, presos sem condenação nem informações sobre seus processos, são os problemas crônicos do sistema carcerário. Rafael Godoi defende o desencarceramento, a começar pelas milhares de pessoas presas que deveriam estar em liberdade, de acordo com a legislação já vigente e pelo fortalecimento da justiça restaurativa..

 leia mais



Reduzir a maioridade penal pode prejudicar a segurança pública
31.10.2017

Michael Garcia Bochenek, Human Rights Watch

Os adolescentes que são encaminhados para o sistema de justiça comum são 34% mais propensos a serem presos novamente do que aqueles no sistema juvenil, denominado "socioeducativo" no Brasil, descobriu uma pesquisa abrangente dos Centros de Controle de Doença, agências governamentais dos Estados Unidos..

 leia mais



Em audiência com eurodeputados, organizações brasileiras denunciam violações de direitos indígenas e quilombolas
31.10.2017

Guilherme Cavalli, CIMI

Na Comissão de Direitos Humanos do Senado, em Brasília, organizações indígenas, indigenistas e quilombolas denunciaram à delegação de 13 deputados europeus as recorrentes violações sociais ocorridas na atual conjuntura. O corte de verba da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), o congelamento dos gastos públicos com direitos sociais, a paralisação nas demarcações de territórios tradicionais, a perseguição a defensores de direitos humanos e os retrocessos ambientais foram assuntos abordados.

 leia mais



Impedir o show do Caetano Veloso não foi uma decisão jurídica, mas política
31.10.2017

Wagner Francesco, Justificando

Aí quando o Caetano Veloso escreveu em seu Instagram “Estamos juntos em defesa das causas que são justas, apoiando a luta dos trabalhadores por moradia”, aparece uma juíza, que tem auxílio moradia, impedindo um show cuja causa é para que todos tenham moradia..

 leia mais



Para pesquisadora, acusação contra os Quatro de Copacabana comete erros conceituais primários
31.10.2017

Wagner Francesco, Justificando

Para a Professora e Pesquisadora do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Cristina Buarque de Hollanda, é notório o desconhecimento da natureza do evento da Furacão 2000, ocorrido em 2016, por parte da acusação contra os quatro magistrados.

 leia mais



Gestão Doria quer fechar casa de cultura onde atua ativista que secretário Municipal ameaçou "quebrar a cara"
31.10.2017

Rodrigo Gomes, Rede Brasil Atual

Prefeitura agora diz que prédio pode desabar e manda interditar. Para o coletivo, trata-se de mais uma tentativa de retaliação contra o movimento.

 leia mais



Pistoleiros, policiais e pecuarista são condenados em Rondônia por morte de sem-terra e tentativas de assassinato
30.10.2017

CPT

O julgamento dos acusados das mortes de 2 jovens sem-terra e da tentativa de assassinato de outras 3 pessoas no município de Cujubim (RO), foi concluído com a condenação a 30 anos de Rivaldo de Souza; 30 anos de Moisés Ferreira de Souza; 28 anos e perda de farda ao cabo da Polícia Militar Jonas Augusto dos Santos (executores). Quanto aos mandantes, o pecuarista Sérgio Sussuma Suganuma foi condenado a 8 anos e 4 meses de prisão.

 leia mais



Juíza proíbe show de Caetano em ocupação do MTST
30.10.2017

Forum

A prefeitura de São Bernardo do Campo (SP), que embargou o show de Caetano Veloso na ocupação Povo Sem Medo ao colocar a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar para impedir a entrada de geradores e equipamentos, seguiu o cumprimento de uma ordem judicial. A Justiça proibiu a apresentação do artista através de decisão proferida pela juíza Ida Inês Del Cid. Impedidos de fazer show em ocupação do MTST, Caetano e outros artistas participarm de ato de solidariedade.

 leia mais



Sesc Afeto, Butler e os neoTFPistas
30.10.2017

Berenice Bento, CULT

Acabou aquela história de democracia racial, homofobia cordial, relações sociais pautadas na imagem de que aqui vivemos em paz. Acabou. Não tem mais como falar em uma Nova República. A farsa do contrato social, sexual, racial e de gênero está rasgada! Eles/elas nunca tiveram que fazer nenhuma disputa. O mundo era deles/as. Eles/elas tinham a verdade. E agora ficam em pânico com a vida de uma filósofa estadunidense.

 leia mais



Estado de exceção na periferia: Constituição que vigora é a da sobrevivência
30.10.2017

Alanna Aléssia Rodrigues Pereira, Justificando

Há um Brasil dentro do outro. Mascarado de Estado Democrático, de direitos e garantias fundamentais. Não tem saúde, não tem educação, não tem segurança, não tem emprego, mas tem policial com armamento ostensivo invadindo barraco, empurrando quem estiver pela frente e faz moradores de locais mais abastados como reféns. É preciso falar sobre isso, é preciso dar visibilidade ao que vem acontecendo nesses locais..

 leia mais



“Após o golpe, o levante fascista saiu do armário”
29.10.2017

Lucas Vasques, Forum

Em Guarujá (SP), o evento “Desafios de uma educação libertadora” foi invadido por um grupo mobilizado pela extrema direita, espalhando notícias falsas dentro das igrejas, com discurso agressivo e ameaças. Porem, a Pastoral da Juventude, alguns evangélicos, a militância do PSOL e de boa parte da militância de esquerda da Baixada conseguirm uma correlação de forças para segurar a barra e fazer a atividade até o final, apesar das provocações”, conta Everton Vieira.

 leia mais



Ocupação liderada por mulheres está ameaçada de reintegração
29.10.2017

Martha Raquel e Guilherme Imbassahy, Jornalistas Libres

Um espaço ocupado por mulheres para trazer qualidade de vida para seus filhos, em Pinheiros, na zona oeste de São Paulo, a Ocupação Independente Aqualtune, batizada em homenagem a avó materna de Zumbi dos Palmares, abriga 30 famílias, sendo 35 crianças e 5 portadoras de necessidades especiais. A ordem de reintegração de posse pode ser executada a qualquer momento.

 leia mais



Adolescente de Goiânia que matou colegas elogiava Hitler, Trump e Bolsonaro
28.10.2017

Carta Campinas

Em um trabalho sobre ética, louvou ditdura militar, desenhou suásticas em folhas de caderno e nos próprios braços. Os policiais encontraram o símbolo nazista riscado na madeira da cama do jovem. Na escola, colegas relatavam que ele dizia admirar Adolf Hitler.

 leia mais



“Como enfrentar o fascismo em ascensão?”
28.10.2017

Julian Rodrigues, Forum

Combinam a defesa neoliberal dos interesses do mercado, com a propagação de ideias ultrareacionárias, moralistas, misóginas, racistas, homofóbicas, transfóbicas, discriminatórias e contra a esquerda. Neoliberis, unem ao fundamentalismo religioso, ao autoritarismo saudoso das ditaduras, à bancada da bala, aos coronéis ltifundirios, e às novas “senhoras de Santana” (toda nudez será punida).

 leia mais



Brasil e o infeliz retorno à 1964
28.10.2017

Roberto Tardelli, Justificando

Está difícil ser otimista com os caminhos pelos quais trilha o Brasil. De tudo, o que era inimaginável vai ganhando contornos de realidade, e o Brasil caminha sentido aos anos sombrios, onde a liberdade de manifestação era duramente reprimida, onde tortura, assassinatos e desaparecimentos de ativistas políticos eram a ordem do dia..

 leia mais



Operação policial quer enquadrar anarquistas e coletivos culturais como “organização criminosa“
27.10.2017

Marco Weissheimer, Sul 21

Orlando Vitor observa a ironia da escolha da palavra “Érebo” para designar a operação policial e sua investida contra a Parrhesia. Érebo, na mitologia grega, é a personificação das trevas e da escuridão, representando uma região do Hades por onde os mortos tinham passar imediatamente depois da morte. Já a Parrhesia designa o ato de falar com coragem, mesmo diante de um risco que pode ameaçar a própria vida. É a coragem, portanto, de falar a verdade, mesmo diante do risco da morte.

 leia mais



Sesc Pompeia sofre ataques por sediar evento com Judith Butler
27.10.2017

CULT

O Sesc Pompeia, São Paulo, vem sofrendo ataques em sua página no Facebook por receber a filósofa Judith Butler, teóricas dos estudos queer. Ela participa do seminário “Os fins da democracia”, que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro. Além de participar do seminário, a filósofa vem ao Brasil para lançar seu último livro, Caminhos divergentes – judaicidade e crítica do sionismo.

 leia mais



Prédios e carros de órgãos ambientais em Humaitá, no Amazonas, são incendiados por garimpeiros
27.10.2017

Elaíze Farias e Fabio Pontes, Amazonia Real

Em retaliação a uma operação contra o garimpo ilegal de ouro no rio Madeira, garimpeiros incendiaram os prédios do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) no município de Humaitá, no sul do Amazonas.

 leia mais



Grupo invade aula sobre Revolução Russa na UERJ, ameaça e prega volta da ditadura
27.10.2017

Forum

Na UERJ, um grupo de ultrdireitistas invadiu uma aula sobre os 100 anos da Revolução Russa. O evento fazia parte da grade do programa de pós-graduação em História. Vestidos com roupas que remetiam ao militarismo intimidaram alunos e professores presentes. Diversos outros alunos que estavam em outras salas se mobilizaram e foram até o local da aula em solidariedade ao evento.

 leia mais



Professores e estudantes da UFRB tem entrada em comunidade Quilombola impedida pela Marinha
26.10.2017

Midia NINJA

36 estudantes e professores da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia-UFRB foram impedidos de visitar a Comunidade Quilombola Rio dos Macacos, no município de Simões Filho (BA), cerca de 30 km de Salvador. “Eles querem isolar a comunidade”, inconforma-se um estudante.

 leia mais



População indígena do Mato Grosso do Sul é a terceira mais contaminada por agrotóxicos no país
26.10.2017

Ana Mendes e Cristina Ávila, Amazonia Real

A população indígena do Mato Grosso do Sul é a terceira do país mais contaminada por agrotóxicos, segundo o atlas “Geografia do Uso de Agrotóxicos no Brasil e Conexões com a União Europeia”, da pesquisadora Larissa Mies Bombardi, professora de Geografia Agrária da Universidade de São Paulo (USP). A pesquisa, que será lançada em novembro, aponta que 12 índios foram contaminados por agrotóxicos em Mato Grosso​ do Sul entre 2007 e 2014.

 leia mais



“Escola Sem Partido” obtém na Justiça autorização para descumprir a lei
26.10.2017

Roberto Tardelli, Justificando

O Desembargador Carlos Moreira Alves, do TRF 1ª, suspendeu item do edital do ENEM que prevê atribuição de nota zero a redações que desrespeitem direitos humanos, por exemplo, a defesa da tortura, da justiça com as próprias mãos e a incitação da violência motivada por questões de raça, gênero ou crenças religiosas..

 leia mais



MPT pede multa de R$ 320 mil por ministro não publicar a lista suja
25.10.2017

Brasil 247

O Ministério Público do Trabalho execução da sentença que determinou ao Ministério do Trabalho ingressou um pedido de execução da sentença que determinou ao Ministério do Trabalho a publicação atualizada da lista suja das empresas flagradas eplorando mão de obra análoga à de escravo, e pediu multa de R$ 320 mil pelo descumprimento judicial do ministro Ronaldo Nogueira.

 leia mais



Os quatro juízes
25.10.2017

Roberto Tardelli, Justificando

Quando seus colegas saíram às ruas, vestidos com a camisa da CBF, quatro juízes, Cristiana Cordeiro, André Luiz Nicolitt, Rubens Casara e Simone Nacif pagarão porque conseguiram, além da nuvem de areia, ver o óbvio oculto e letal..

 leia mais



Perseguição política à FAG
24.10.2017

Esquerda online

Está em curso no país um tremendo processo de criminalização das organizações políticas de esquerda, dos ativistas e dos movimentos sociais. Nesta situação, uma operação policial contra sedes e locais anarquistas de Porto Alegre tenta vincular a Federação Anarquista Gaúcha e grupos político-culturais à uma série de crimes. Querem mandar um recado ao conjunto da esquerda: se não se adaptarem ao regime “democrático” burguês, estão fora da “democracia” e merecem retaliação, exclusão e perseguição.

 leia mais



Liminar de Rosa Weber ainda mantém secreta lista suja da escravidão
24.10.2017

Jones Adriano Gaio, Esquerda Diário

Após conceder a liminar suspendendo a portaria do trabalho escravo, a ministra do STF Rosa Weber impediu a divulgação das empresas que se utilizam de trabalho escravo, a chamada "lista suja ". Mas, a justiça do trabalho determinou que a união e o ministro do trabalho Ronaldo Nogueira, divulguem a lista dos empregadores que sujeitam os trabalhadores a condição de trabalho escravo.

 leia mais



Trabalho Escravo: Fiscais fortalecem protestos contra portaria de Temer após liminar do STF
24.10.2017

Railídia Carvalho, Vermelho

“Seguimos com a mobilização dos auditores fiscais do trabalho no Brasil inteiro, porque entendemos que a liminar é apenas uma etapa que vencemos... A luta só vai se encerrar quando a revogação ocorrer por meio do reconhecimento do erro do governo.”, declarou Carlos Silva, presidente do Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais.

 leia mais



Redução da maioridade penal vai na contramão da tendência mundial, diz Human Right Watch
24.10.2017

Cristiane Sampaio, Brasil de Fato

As matérias legislativas que propõem a redução da maioridade penal no Brasil podem colocar o país na contramão da tendência mundial. O alerta parte da ONG internacional Human Right Watch, que tem atuado para evitar a adoção de políticas que coloquem em xeque os direitos de crianças e adolescentes.

 leia mais



Após receber carta com ataque racista, estudante indígena desabafa: “não vou desistir”
24.10.2017

Anny Barbosa, G1

A estudante de pedagogia Kethyla Taiane Shawanava, de 18 anos, apesar das ofensas vai persistir no sonho de se formar na universidade. “Eu fiquei muito abalada... Na carta diz que eu não vou conseguir, mas não tenho medo de cair, tenho quem me ajude a levantar sempre e sempre”.

 leia mais



Escandalizado com trabalho escravo? Veja o caso dos trabalhadores terceirizados
24.10.2017

Jorge "Orívis" Santos , Esquerda Diário

É algo sensível para todo trabalhador que “ser terceiro” é sinônimo de um trabalho mais intenso, com pouca remuneração, muito assédio e nenhuma garantia. Dados do DIEESE mostram que cada terceirizado trabalha em média 3 horas a mais por semana que um efetivo, recebendo em média 24,7% a menos. Cada terceirizado permanece 2,6 anos a menos no emprego e são vítimas de 80% dos acidentes fatais nos locais de trabalho.

 leia mais



Rosa Weber do STF, suspende portaria do trabalho escravo
24.10.2017

Forum

A ministra afirmou que a “Portaria do Ministério do Trabalho tem como provável efeito prático a ampliação do lapso temporal durante o qual ainda persistirá aberta no Brasil a chaga do trabalho escravo”. “Há risco de consequências internacionais para o país, por traduzir a utilização de mão-de-obra escrava forma de concorrência desleal”. As regras da portaria não possam ser aplicadas, ao menos até o julgamento final da ação pedida pela Rede Sustentabilidade que contesta as alterações.

 leia mais



Em São Paulo, morador dos Jardins vive 23,7 anos a mais do que o do Jardim Ângela, aponta Mapa da Desigualdade
24.10.2017

Tatiana Santiago, G1

O cálculo da média foi obtido a partir da divisão da soma das idades ao morrer pela quantidade total de óbitos em todas as idades, ocorridos em determinado ano e localidade. A pesquisa também mostra a desigualdade entre os bairros em temas como habitação, vagas em creches, mortalidade infantil, equipamentos esportivos e número de centros culturais.

 leia mais



Em 2 anos, milhões ficam abaixo de pobre no Brasil e ganham menos de R$ 140
24.10.2017

Peter Prengaman, Sarah Dilorenzo e Daniel Trielli, Associated Press

Na dura recessão e pelos cortes nos programas sociais, o país perdeu-se no caminho para eliminar desigualdades que remontam à época colonial. 28,6 milhões de brasileiros saíram da pobreza entre 2004 e 2014. Mas em 2016, entre 2,5 milhões e 3,6 milhões de pessoas voltaram a viver abaixo do nível de pobreza --com menos de R$ 140 por mês.

 leia mais



Battisti: "Se pensasse em fugir, construiria uma casa no Brasil, teria família?"
24.10.2017

Vanessa Martina da Silva, Brasil de Fato

Em entrevista exclusiva ex-ativista comenta sobre prisão e julgamento do STF, que pode colaborar para tirá-lo do Brasil. Dalmo Dallari, professor emérito da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), explica que o governo Temer tenta uma distorção da lei para forçar uma possibilidade de extradição de Battisti.

 leia mais



Eleonora Menicucci ganha em segunda instância no processo contra Frota
24.10.2017

Brasil 247

A ex-ministra de Políticas para Mulheres, Eleonora Menicucci, teve seu recurso atendido em segunda instância no processo movido por Alexandre Frota, que pedia R$ 10 mil em indenização pelo fato de Eleonora ter se referido ao ator como alguém que fez apologia ao estupro. Em um ato de solidariedade à ex-ministra no centro de São Paulo, onde o caso estava sendo julgado, Frota chegou a agredir mulheres.

 leia mais



Obra que aborda câncer de mama é vetada por conter nudez
24.10.2017

Mariana Perim, Gazeta online

Telas pintadas por Caio Cruz retratam mulheres que passaram pela retirada da mama. Cinco foram expostas durante um evento em um hospital da Serra (Espírito Santo), mas uma delas foi retirada do local por conter nudez. Colocaram um pano preto em cima, depois tiraram a obra do local.

 leia mais



Ataque a Paulo Freire mira escola pública e mostra obscurantismo
23.10.2017

Vitor Nuzzi, Rede Brasil Atual

Para participantes de ato em apoio a Paulo Freire realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de São Paulo, os recentes ataques ao educador miram a escola pública e a democracia brasileira. Alguns falaram em "obscurantismo" e "tempos sombrios". Nita Freire, viúva do educador. lamentou que o Brasil atual esteja sob ataques de movimentos de extrema-direita.

 leia mais



Lista da escravidão não divulgada pelo governo contém gigantes da agroindústria
23.10.2017

Ana Magalhães, Repórter Brasil

Trabalhadores que se endividam antes mesmo do primeiro salário, com jornadas exaustivas, sem descanso semanal remunerado e, em alguns casos, sem banheiro. Essas foram algumas das violações flagradas e que levaram duas gigantes da agroindústria, a JBS Aves e a Sucocítrico Cutrale, a aparecer na “lista suja” do trabalho escravo preparada pela área técnica do Ministério do Trabalho, não divulgada pelo governo federal, vazada pelo Fantástico.

 leia mais



Escandalizado com trabalho escravo? Veja o caso dos trabalhadores terceirizados
23.10.2017

Esquerda Diário

O bloco Tambores do Olokun foi impedido de fazer seu ensaio pela Superintendência da Zona Sul, no Aterro do Flamengo. Um dos agentes da Superintendência alegou que o bloco precisa de um alvará para tocar, mas não é necessário um alvará para evento artístico sem venda de ingresso ou bebida. Foi mais uma forma de censurar a arte. Temos que seguir lutando e expressando nossas artes, seja nos Museus ou nas ruas, para que reacionários não censurem.

 leia mais



A barragem da Samarco que rompeu perto de Mariana e a longa luta por direitos e justiça
23.10.2017

CIDSE

A rede católica de organizações pelo desenvolvimento (CIDSE), juntamente com a Comisão Pastoral da Terra, o Movimento dos Atingidos por Barragens MAB, o Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul, a Articulação Internacional de Atingidos e Atingidas pela Vale, o projeto #lamaquemata de Thomas Bauer e Joka Madruga de Terra sem Males, apresentaram um dossiê online sobre o desastre de Mariana, durante o início do grupo de trabalho das Nações Unidas sobre acordo que vincula empresas transnacionais aos direitos humanos.

 leia mais   acesse o dossiê



Brasil não comparece a audiências e é cobrado na CIDH
23.10.2017

Terra de Direitos

A representação do Estado brasileiro não compareceu às audiências temáticas sobre questões indígenas e quilombolas do 165º Período de Sessões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), ocorridas em Montevidéu . O objetivo das audiências foi permitir a entidades da sociedade civil do Brasil que apresentassem a situação de vulnerabilidade e opressão enfrentada pelas comunidades quilombolas do país, sobretudo em razão da não titulação de suas terras, e traçar um mapa da situação de direitos humanos dos povos indígenas, envolvendo as recentes ameaças ao direto à terra.

 leia mais



Nos tribunais, os Xikrin estão vencendo a Vale
23.10.2017

Naira Hofmeister, Pública

Levantamento mostra que indígenas, quilombolas e trabalhadores estão entre os que mais perderam direitos constitucionais no governo Temer; saúde, educação e meio ambiente também foram afetadosXikrin do Cateté paralisam a produção de níquel no Pará e aguardam indenização por danos causados pela operação da mina de Onça Puma; laudo aponta contaminação do rio que é o centro da vida nas aldeias.

 leia mais



Encarceramento: até quando ficaremos cegos perante esse estado de coisas inconstitucional?
23.10.2017

João Marcos Buch, Justificando

Neste país, mandar prender é simples e fácil, mas mandar soltar é difícil e complicado. A maior parte das pessoas, com pouca interpretação de textos mas inabaláveis opiniões pessoais, não poupa quem procura respeitar os contextos históricos dos direitos humanos e tenta botar alguma racionalidade nessa irracionalidade que se tornou o direito penal..

 leia mais



Acusado de explorar trabalhadores, presidente da Riachuelo denuncia “plano comunista” no Brasil
23.10.2017

Matheus Pichonelli, The Intercept

Flavio Rocha, denuncia um “sibilino e ardiloso” plano das frentes comunistas para dominar corações e mentes no país. Enquanto vende seu macartismo em artigo de jornal, o dono da Riachuelo lança uma ofensiva contra o Ministério Público do Trabalho que há anos promove inspeções nas fábricas da empresa no Rio Grande do Norte e denuncia violações trabalhistas.

 leia mais



Observatório lança publicação sobre controle de terras por estrangeiros no Brasil
23.10.2017

De Olho nos Ruralistas

De Olho nos Ruralistas lança uma publicação sobre açambarcamento de terras e temas relacionados: “O Controle de Terras por Estrangeiros no Brasil”. No evento de lançamento debatem pesquisadores especializados no tema, como Lorena Izá Pereira, doutoranda em Geografia na Universidade Estadual Paulista (Unesp), e José Gilberto de Souza, professor de Geografia na Unesp de Rio Claro e presidente nacional da Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB).

 leia mais



O lencol escravocrata do agro e toalha de mesa do golpe
23.10.2017

Helio Carlos Mello, Jornalistas Libres

Quem imaginaria dez anos atrás que hoje estaríamos novamente falando do significado de trabalho escravo ou pensando em futuras alforrias? O trabalho escravo que aproximou índios e pretos, os negócios no campo e toda a costura política de favores e benefícios políticos na configuração da turma liberal .

 leia mais



Cassadas liminares que suspendiam homologação de parte da Terra Indígena Arroio Korá
23.10.2017

Supremo Tribunal Federal

A ministra Rosa Weber revogou liminares que suspendiam a homologação de parte da Terra Indígena Arroio Korá e negou os Mandados de Segurança impetrados por proprietários de fazendas atingidas pelo decreto presidencial que demarcou a área de 7.175 hectares, no município de Paranhos (MS). As liminares revogadas haviam sido concedidas em 2010 pelo ministro Gilmar Mendes, então presidente do STF.

 leia mais



Inquérito contra terreiro de candomblé em Santa Luzia (MG) é "ilegal", diz advogado
23.10.2017

Juliana Gonçalves, Brasil de Fato

O Conselho Nacional do Ministério Público julga recurso contra inquérito civil que impede o funcionamento de um terreiro de candomblé em Santa Luzia, região metropolitana de Belo Horizonte. O advogado Hédio Silva Jr. afirma que o Termo de Ajustamento de Conduta do Ministério Público "viola flagrantemente a liberdade de culto ao fixar dias específicos para o funcionamento do templo religioso e proibir a liturgia do candomblé por meio da vedação de ter mais de um atabaque".

 leia mais



Estudantes desmaiam durante atividade do Exército em escola de Palmas, Tocantins
22.10.2017

Forum

O Exército está promovendo atividades de cunho “cívico” em escolas públicas e, em uma delas, obrigou estudantes a ficarem por uma hora e meia sem se mexer diante de um sol escaldante, o que acabou resultando em 9 desmaios. A atividade era a primeira de uma parceria firmada através de um Termo de Cooperação Técnica entre a Prefeitura de Palmas e Associação de Amigos do Batalhão Tocantins.

 leia mais



Passeata contra a Intolerância Religiosa em Belo Horizonte
22.10.2017

Caio Santos e Maxwell Vilela, Jornalistas Libres

A marcha pela liberdade religiosa percorreu a região central de Belo Horizonte, reunindo diferentes grupos. O Brasil teve quase 700 denúncias de intolerância religiosa entre os anos de 2011 e 2015. Destes casos, 71,15% foram contra religiões afro-brasileiras.

 leia mais



Ocupação do MST consegue suspender despejo em Limeira, no interior de São Paulo
21.10.2017

Mariana Pitasse, Brasil de Fato

“É uma vitória, parcial ainda, mas bastante importante. Não vai ter despejo por enquanto, mas eles ainda podem voltar atrás, por isso temos que continuar atentos. Pouco a pouco, esperamos continuar conquistando novas batalhas até conseguir a área definitivamente”, afirma Selma Santos, da Frente de Massas do MST.

 leia mais



Empresa alemã é acusada de explorar mão de obra escrava no Brasil
21.10.2017

Rede Brasil Atual

A Haribo, conhecida mundialmente pela produção de balas de goma doce, é alvo de denúncias da TV pública alemã. De acordo com a ARD, a empresa explora mão de obra análoga a escravidão, além de expor animais a condições criminosas. As condições relatadas incluem menores de 18 anos, sem acesso a banheiros, forçados a dormir ao relento, ou em caminhões, próximos às plantações, hidratação com água imprópria e ferramentas de trabalho em más condições.

 leia mais



Mesmo sob repressão da PM, alunos celebram o aniversário da Primavera Secundarista em Curitiba
21.10.2017

Carolina Goetten, Brasil de Fato

Nem a repressão da polícia, nem os movimentos contrários à livre manifestação, impediram os alunos do Colégio Estadual do Paraná de celebrar o aniversário de um ano da Primavera Secundarista. Além da ocupação simbólica da instituição de ensino, os estudantes prepararam uma agenda cultural para reforçar à comunidade que também se aprende e se ensina muitas lições fora da sala de aula.

 leia mais



A tragédia de Goiânia é o sonho da direita armamentista brasileira: importar matanças como as dos EUA
20.10.2017

Mauro Donato, Diario do Centro do Mundo

O Colégio Goyases, teve seu dia de escola Columbine. O perigo que corremos um assistir outras tragédias como essa daqui para frente decorre de uma caminhada feita a passos largos por movimentos e por candidatos que defendem com unhas e dentes uma população armada em nome da “liberdade”.

 leia mais



Balanço da vergonha: quais são os setores que mais exploram trabalho escravo no Brasil
20.10.2017

Desirêe Galvão, Época

Setores com mais casos de trabalhadores escravos estão ligados ao agronegócio: segundo a Pastoral da Terra, pecuária e cana-de-açúcar lideraram o ranking nos últimos 22 anos. 43.421 pessoas foram libertadas desde 2003.

 leia mais



Violência contra indígenas no Brasil é tema de audiência pública na Comissão Interamericana de Direitos Humanos
20.10.2017

CIMI

A violência contra os povos indígenas no Brasil será tema de audiência pública durante o 165º Período de Sessões da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH), em Montevidéu, Uruguai. Lideranças da Aty Guasu, a Grande Assembleia Guarani e Kaiowá, e do povo Akroá Gamella participarão da audiência.

 leia mais



A pedido dos Munduruku, MPF intensifica atuação contra garimpo ilegal em terra indígena no Pará

20.10.2017

MPF Pará

O Ministério Público Federal (MPF) convocou reunião em Itaituba, no sudoeste do Pará, para levantar dados sobre denúncias de existência de garimpos ilegais no rio das Tropas, em Jacareacanga, nas proximidades da Terra Indígena Munduruku. Segundo as denúncias, a extração ilegal de minério está sendo feita até por funcionários públicos, que tentam convencer os indígenas a liberarem áreas para novos garimpos. Os indígenas estão sofrendo impactos, como a redução da pesca, e problemas à saúde e à organização social.

 leia mais



De Charlottesville a Porto Alegre: quem são os neonazistas gaúchos
20.10.2017

Eduardo Lesina, Letícia Santos e Mariana Gomes Puchalski, Ponte

Investigações caracterizam os neonazistas como pessoas jovens, narcisistas, de vida social regular e que se autointitulam como “homens rudes”. “Alguns conhecem a doutrina, conhecem a filosofia. Outros não conhecem muito. No dia do aniversário do Hitler, eles fazem festa, comemoram. Participam de movimentos”, disse o delegado Paulo César Jardim.

 leia mais



O desmanche da Constituição
19.10.2017

Alice Maciel, Pública

Levantamento mostra que indígenas, quilombolas e trabalhadores estão entre os que mais perderam direitos constitucionais no governo Temer; saúde, educação e meio ambiente também foram afetados.

 leia mais



Mães protestam contra “ração humana” de Doria em ato em São Paulo
19.10.2017

Rede Brasil Atual

As mães reivindicam “comida de verdade” para as crianças. “Queremos merenda saudável e não restos de comidas que estão para vencer. Nossos filhos não são lixo!”

 leia mais



STF decide sobre a vida ou morte de Cesare Battisti
19.10.2017

Esquerda Diário

o Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Fux, suspendeu qualquer possível decisão do presidente golpista Michel Temer de extraditar Cesare Battisti para a Itália até que seja julgado o mérito do pedido de habeas corpus impetrado pela sua defesa. Esse julgamento foi marcado e liberado para a Primeira Turma do Supremo. Sindicatos, movimentos e entidades organizadasl articulam uma petição pública.

 leia mais



Dória quer servir "ração de sobras" na merenda escolar
18.10.2017

Diana Assunção, Esquerda Diário

João Dória quer aumentar a distribuição de sua ração feita de restos das indústrias alimentícias: além da população em situação de rua, o prefeito irá implementar esta ração de sobras nas merendas escolares.

 leia mais



O arrendamento de terras como tática de desterritorialização indígena no Brasil
18.10.2017

Cleber César Buzatto, CIMI

O ruralismo ampliou o raio de suas táticas anti-indígenas, em nosso país. Continua determinado a impedir as demarcações e a invadir e explorar as terras indígenas. A tentativa de legalizar o arrendamento destas terras é um forte indicativo de que estão também empenhados em tomar dos povos a posse das mesmas.

 leia mais



Auditores do trabalho fazem grande paralisação contra impunidade ao trabalho escravo
18.10.2017

Alexandre Alves Miguez, Esquerda Diário

Fiscais do Ministério do Trabalho em 21 Estados pedem revogação imediata da Portaria emitida pelo ministro, que facilita o uso de mão de obra escrava.

 leia mais



Michel Temer e o maior ataque à fiscalização de combate ao trabalho escravo no Brasil
18.10.2017

Lucas Reis da Silva, Justificando

A Portaria nº 1.129 alterou os conceitos que definem o trabalho escravo no Brasil. As mudanças atendem a antigas reivindicações da bancada ruralista, sobre as definições da “jornada exaustiva” e da “condição degradante”. Agora, os trabalhadores poderam não receber salário e trabalharam só pela parca comida que lhes ser´s entregue para cozinhar..

 leia mais



Mais intolerância religiosa no RJ: pedradas em festa da Umbanda e pichação contra macumba
18.10.2017

Leonardo Coelho, Ponte

ques movidos à intolerância religiosa continuam acontecendo no estado do Rio de Janeiro. Uma festa de Ibeijada foi alvo de pedradas em Campo Grande, na zona Oeste do Rio. Outro caso aconteceu em Nova Iguaçu, região metropolitana da capital fluminense. Dois dias depois, o bairro de Cabuçu, em Nova Iguaçu, acordou com uma ameaça aos moradores praticantes de religiões de matriz africana. Pintada no asfalto estava escrito “O fim: os ímpios das macumba estar (sic) próximo o fim”.

 leia mais



Juízas e juízes devem conceder prisão domiciliar a presas gestantes ou com filhos pequenos
18.10.2017

Célia Regina Ody Bernardes, Justificando

O Coletivo de Advogados em Direitos Humanos (CADHu) impetrou habeas corpus coletivo “em favor de todas as mulheres submetidas à prisão cautelar no sistema penitenciário nacional que ostentem a condição de gestantes, de puérperas ou de mães de crianças sob sua responsabilidade, bem como em nome das próprias crianças”..

 leia mais



O fim da Justiça do Trabalho
18.10.2017

Valdete Souto Severo, Justificando

Se não funcionasse, a Justiça do Trabalho não incomodaria tanto. Incomoda porque é eficaz. A vontade de extinguir a Justiça do Trabalho é a motivação real para a edição de uma lei que introduz na CLT dispositivos contraditórios entre si, mal redigidos e avessos à noção de proteção que justifica sua existência..

 leia mais



FNDC lança relatório sobre violações à liberdade de expressão
17.10.2017

FNDC

O Fórum Nacional pela Democratização publicou o balanço “Calar Jamais! – Um ano de denúncias contra violações à liberdade de expressão”. Com quase 70 casos relatados, documento será encaminhado a organismos internacionais de direitos humanos.

 leia mais



A Farsa da Justiça Democrática : o Direito ao Território Quilombola sob ameaça
17.10.2017

Gardenia Mota Ayres e Davi Pereira Junior, Justiça Global

Na arena da disputa política a ADI 3239/04 é mais um instrumento orquestrado pela bancada ruralista / conservadora e seus apoiadores contra os direitos territoriais das comunidades quilombolas. A contestação da constitucionalidade do Decreto 4.887/2003 impetrada pelo já extinto Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas (DEM), escancara a solidez do projeto racista da elite aristocrática.

 leia mais



Professores da UFMG desmistificam campanha contra os estudos de gênero
17.10.2017

Flavia Valle, Esquerda Diário

Professores da UFMG estão contribuindo com vídeos explicando porque o gênero não é uma ideologia e sim um conceito científico sobre a presencia social de homens e de mulheres e suas diversas formas de relações de poder.

 leia mais  asista ao vídeo Gênero e Desigualdade



MPF e MPT pedem revogação de portaria que dificulta libertação de escravos
17.10.2017

Leandro Prazeres, UOL

O MPF (Ministério Público Federal) e o MPT (Ministério Público do Trabalho) enviaram, uma recomendação ao Ministério do Trabalho pedindo a revogação da portaria que reduziu o conceito de trabalho escravo. Para os procuradores federais e do trabalho, a portaria é ilegal e contraria o código penal e convenções internacionais.

 leia mais



Líderes de movimento de luta por moradia são presos em série de ocupações em SP
16.10.2017

Daniel Arroyo e Maria Teresa Cruz, Ponte

A desocupação do imóvel da São João foi marcada por violência policial e a detenção de três lideranças: Ivaneti de Araújo, a Neti, Hélder Luis Martins e João Batista do Nascimento. Os três foram liberados depois de passar por audiência de custódia no início da tarde de segunda-feira. Para o ouvidor geral da Defensoria Pública de São Paulo, Alderón Costa, o Estado é que deveria ser acusado de violador do direito à moradia.

 leia mais



Nove meses após prisão injusta, ambulante é lembrado em rap
16.10.2017

Kaique Dalapola, Ponte

A prisão injusta do vendedor ambulante Wilson Alberto Rosa, o Chandelly, foi lembrada na música Guetto Cypher, dos rappers Bethoven, Conspira BDC, Aliado Treze, Romão Akin e Edu Akupulla. “Até trampando o racismo vem nos caçar / salve, Chandelly, sua liberdade vai cantar / seu crime foi ser preto, ser pobre, do gueto / país eurocêntrico, aqui não tem mais jeito”, diz o trecho da música.

 leia mais



No Extremo Sul baiano, Sem Terra é assassinado em casa no Assentamento Cruz do Ouro
15.10.2017

Voz do Movimento

Um homem encapuzado, ainda não identificado, invadiu a casa do trabalhador Sem Terra João Ferreira dos Santos (56), mais conhecido como João do Ouro, no Assentamento Cruz do Ouro, localizado em Itamaraju, Extremo Sul baiano, e efetuou disparos com uma arma de fogo matando ao camponés e ferindo a seu filho, de apenas 16 anos.

 leia mais



“Guerra às drogas” transforma pessoas em situação de rua em “inimigos públicos”
13.10.2017

Gabriel Valery, Rede Brasil Atual

Às políticas direcionadas à pessoas em situação de rua devem ser vistas com suspeitas, na medida em que há muito de marketing. Políticas públicas violentas e negação de direitos é resultado de "imaginário de vícios e crimes" aplicado sobre pessoas em situação de rua, de acordo com a antropóloga Taniele Rui.

 leia mais



Após ataques a terreiros, aplicativo contra intolerância religiosa é lançado no RJ
13.10.2017

Leonardo Coelho, Ponte

O Oro Orum – Axé Eu Respeito tem como fim registrar casos de ataques contra espaços religiosos, em sua maior parte de matriz africana, recentemente alvo de ataques.

 leia mais   leia ou baixe as Diretrizes



118 crianças são encontradas em situação de trabalho infantil em Roraima
12.10.2017

Amanda Navarro, Esquerda Diário

Em operação realizada na cidade de Boa Vista, em Roraima, entre os dias 6 e 12 de outubro, o Ministério do Trabalho encontrou 118 crianças e adolescentes em situações de trabalho consideradas as piores formas de trabalho infantil. Pelo menos 13 menores de idade trabalhavam na coleta de lixo, em um aterro sanitário.

 leia mais



Projeto “Escola Sem Partido” em Uberlândia gera protestos
12.10.2017

Diego Leão, Gabriel Lima e Vinicius Souza, Jornalistas Libres

Segundo professores e advogados, além de ser inconstitucional a proposta tem objetivo de institucionalizar perseguição e censura. No site dos autores do projeto há modelos de notificação extrajudicial para a criminalização de professores, e artigos contra o educador Paulo Freire, referência internacional de pedagogia. É um verdadeiro festival de fascismo, censura, manipulação, desinformação e incitação ao ódio..

 leia mais



Juíza suspende decisão que determinou saída de 17 famílias de área quilombola
12.10.2017

Airton Marques, RD News

A juíza Rogéria Maria Castro Debelli, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, anulou a decisão despejou 17 famílias da comunidade do Pequizeiro, no quilombo Mata Cavalo, localizado no município de Nossa Senhora do Livramento (MT), a 56 km da Cuiabá. A área onde está situada a comunidade quilombola é alvo de uma disputa judicial que remonta 133 anos e perdura até hoje. Os lados opostos são os fazendeiros e descendentes de escravos que ocupam a terra desde o início da colonização em Mato Grosso e vivem na região até os dias atuais.

 leia mais



Gamella conquistam direito de identificação civil e de registrar crianças com o sobrenome do povo
11.10.2017

Viviane Vazzi Pedro, CIMI Maranhão

O povo indígena Akroá Gamella vem sofrendo com todo o tipo de violência causada pelo racismo, pela negativa de reconhecimento identitário. Há alguns anos, hospitais, maternidades e cartórios dos municípios maranhenses de Viana, Matinha e Penalva recusavam-se em promover até mesmo o registro civil das crianças recém nascidas como povo indígena, em afronta à Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT), promulgada no Brasil pelo Decreto 5.051/2004. Mas, os Akroá Gamella conquistaram uma importante decisão.

 leia mais



Entrega de Base de Alcântara aos EUA é "inadmissível"
11.10.2017

Júlia Doce, Brasil de Fato

A possibilidade de que o governo de Michel Temer (PMDB) feche um acordo de entrega do Centro de Lançamento de Alcântara (MA), aos Estados Unidos da América (EUA), tem preocupado movimentos populares e especialistas que defendem a soberania nacional.

 leia mais



Nudez não é pedofilia
11.10.2017

Marcelo Freixo, Midia Ninja

Rotular arte de pedofilia é, além de um desrespeito aos artistas, menosprezar o sofrimento das vítimas desse crime terrível.

 leia mais



“É importante enfrentar essa gente histérica, louca e ignorante”
11.10.2017

Wallace Leray, Ponte

Leonardo Moraes, lutador da equipe de MMA do Corinthians, numa conversa pelas redes sociais, chamou ao jornalista James Cimino de “verme” e “bicha do caralho” e foi além, passando dos ataques homofóbicos à ameaça de morte. “QUE VENHA BOLSONARO! E que um verme como você morra”, escreveu Moraes.

 leia mais



Racismo: Agentes da Receita Federal xingam chineses
11.10.2017

Forum

Em uma blitz realizada na rua 25 de Março, centro de São Paulo, funcionários a serviço da Receita Federal usam o termo “raça” para se referir aos chineses, os insultam com palavrões, dizem que 99% estão ilegalmente no país e que aqui “eles fodem todo mundo”. A ação foi gravada em vídeo.

 leia mais



Repúdio à exoneração do chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo
10.10.2017

CONETRAE

Em Nota, representantes de entidades da sociedade civil, instituições públicas e outros manifestam repúdio e indignação com a exoneração do chefe da Detrae, André Esposito Roston, que em audiência pública tinha relatado a falta de recursos para o combate ao trabalho escravo.

 leia mais



ONU lança guia para observadores de direitos humanos em protestos
09.10.2017

Sarah Furtado, Ponte

Diretrizes buscam dar instrumentos para sociedade civil monitorar violações de direitos e uso excessivo da força.

 leia mais   leia ou baixe as Diretrizes



A toda poderosa Abril quer demitir e pagar rescisão em 10 prestações
09.10.2017

Forum

A editora Abril, uma das maiores do país e que publica a Veja, pretende demitir dezenas de funcionários, entre jornalistas e profissionais da área administrativa. A empresa convocou trabalhadores para negociar a demissão – algo que vai virar normal com a reforma trabalhista sancionada por Temer.

 leia mais



“Se não reagirmos, em seis meses a criminalização da arte terá sido consolidada”
08.10.2017

María Martín, El País

A casa da produtora Paula Lavigne virou um quartel geral de cantores, pintores e atores. Seu apartamento tem recebido cerca de 100 artistas desde quinta-feira. Indignados e preocupados, os artistas no Rio de Janeiro está prestes a contra-atacar a onda conservadora que achou eco e capital político em denunciar exposições, peças de teatro e performances.

 leia mais



Avanço do autoritarismo no Brasil assanha os militares
08.10.2017

João Filho, The Intercept

No mesmo dia em que a bancada da bala paraense se divertia com seu presidenciável, o Estadão publicava editorial sobre as “soluções extravagantes” que começam a surgir diante da crise institucional que abala o país. A pretexto de ilustrar essas ideias pouco republicanas, o jornal publicou dois textos: um de um membro Judiciário que defende a judicialização da política, e outro do Exército, intitulado “Intervenção, legalidade, legitimidade e estabilidade”.

 leia mais



Protesto de internautas faz Dove remover campanha racista e pedir desculpas
08.10.2017

Forum

Uma mulher negra se torna branca depois de usar a loção Dove na sequência de imagens da campanha lançada pela marca e que causou revolta entre internautas, fazendo a Dove a retirar o post e pedir desculpas no seu perfil oficial.

 leia mais



“Censores defendem uma sociedade que não existe”, afirma Maria Cristina Costa
08.10.2017

Luciano Velleda, Rede Brasil Atual

“Nossa cultura censória é a mesma do passado. Os recursos são outros, mas os motivos são os mesmos. E os motivos que mais vencem qualquer resistência à veiculação de uma obra são o conteúdo político, de denúncia e crítica, e as questões de moralidade e bons costumes, além da religião”, explica Maria Cristina.

 leia mais



Presídios em SP desrespeitam a Lei de Execução Penal
07.10.2017

Josmar Jozino, Ponte

Dos 42 Centros de Detenção Provisória apenas quatro não estão lotados. Nos demais 38, os detentos enfrentam o crônico problema da superlotação. O de Pinheiros III, com capacidade para 572 detentos, abriga 1.757 ou 200% além do limite. O de Pinheiros II deveria abrigar 517 presos, porém, lá estão recolhidos 1.560.

 leia mais



MPF denuncia ex-delegados por sequestro de militante na ditadura
07.10.2017

Vermelho

O Ministério Público Federal em São Paulo denunciou dois ex-delegados do Departamento de Ordem Política e Social do Estado de São Paulo (Deops-SP) pelo sequestro do metalúrgico Feliciano Eugenio Neto, militante do Partido Comunista Brasileiro, em 1975. Neto morreu no Hospital das Clínicas, em 29 de setembro de 1976, aos 56 anos, após ter sido torturado no período em que esteve preso, segundo depoimento dos filhos.

 leia mais



Em sessão da Câmara, deputado confessa tortura de presos
07.10.2017

Maria Teresa Cruz, Ponte

Durante uma sessão plenária no Congresso, o deputado Laerte Bessa (PR-DF) foi à tribuna e admitiu que quando ainda era delegado usar tortura contra detidos era aceitável e prática comum. “Pergunta se ele conhece direitos humanos? Direitos humanos é um porrete de pau de guatambu que a gente usou muitos anos em delegacia de polícia. Se ele conhece rabo de tatu, que também usamos em bons tempos em delegacia de polícia”, disse.

 leia mais



Livro descreve como empresas alemãs usaram repressão e corrupção no Brasil
07.10.2017

Opera Mundi

Autor do livro "Empresas alemãs no Brasil: o 7X1 na economia", Christian Russau lembra, que a empresa de automóveis Volkswagen forneceu informações sobre trabalhadores para o Dops (Departamento de Ordem Política e Social). Em entrevista conta como fez sua pesquisa sobre as empresas alemãs no Brasil - e como elas usaram artifícios como a corrupção e a colaboração com a repressão para atuar no país.

 leia mais



Cesare Battisti é libertado e Itália articula com Temer sua extradição
07.10.2017

Gabriel Valery, Rede Brasil Atual

O ativista e escritor italiano Cesare Battisti, de 62 anos, foi solto pela Justiça no Mato Grosso do Sul após a concessão de um habeas corpus pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. No dia 25 de setembro, o jornal O Globo divulgou que o governo italiano dialogara intensivamente com o presidente Michel Temer (PMDB) em ofensiva contra Battisti.

 leia mais



Ruralista perde ação por danos morais movida contra militante anti-agrotóxicos
06.10.2017

Juliana Gonçalves, Brasil de Fato

“Manifestar críticas à atuação da bancada ruralista constitui exercício regular da liberdade de expressão”. Esse é o argumento da advogada Ísis Táboas, que defendeu ao Fábio Santos de Miranda, da Campanha Permanente contra os Agrotóxicos e pela Vida, processado pelo deputado Valdir Colatto (PMDB-SC), por danos morais. A 1ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do DF manteve por unanimidad a decisão que entendeu que ele não ofendeu o deputado ao criticar o fato de o Brasil ser campeão mundial no consumo de agrotóxicos.

 leia mais



Familiares de presos de Avaré e Pinheiros denunciam abusos nos presídios
06.10.2017

Glória Branco, Ponte

Em audiência pública, mães e esposas denunciaram violações como balas de borracha atiradas em presos doentese idosos, espancamentos, alimentos estragados e privação das refeições, distinção de tratamento entre os presos, falta de remédios, visitas de apenas quatro horas dentro das celas e presença constante do GIR (Grupo de Intervenção Rápida).

 leia mais



Crivella em 7 ataques à cultura e aos LGBTs do Rio
06.10.2017

Márcio Anastacio, Jornalistas Libres

O primeiro ano de gestão do prefeito Marcelo Crivella (PRB), não tem sido fácil para a Cultura e nem para os LGBTs do Rio de Janeiro. A sociedade tem acompanhado a um verdadeiro desmonte destas duas áreas. Nos últimos meses, informações veiculadas pela imprensa deram o alerta aos cariocas..

 leia mais



Ataque depreda terreiro de candomblé em Seropédica, no Rio
06.10.2017

Leonardo Coelho, Ponte

O desabafo de Iyalorisá Vivian de Bara tem voz, mas não tem eco. Voz porque a mãe de santo se posicionou de forma clara frente a mais um caso de intolerância religiosa no Estado do Rio de Janeiro. Seu terreiro, o Ilê Asé Afefé T. Oju Lonan, foi depredado no município de Seropédica, no Rio de Janeiro. Diretor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa critica falta de atuação do Estado: “Vamos esperar que matem um sacerdote?”

 leia mais



Usina Petribú, em Pernambuco, impede que família camponesa tenha acesso à energia elétrica
06.10.2017

CPT Nordeste 2

Cercada pela plantação de cana, família camponesa, que vive há décadas em sítio no estado de Pernambuco, aguarda ansiosa por rede de energia elétrica - uma luta antiga.

 leia mais



Relatório "Violência Contra os Povos Indígenas do Brasil - Dados 2016"
05.10.2017

CIMI

As disputas políticas e o recrudescimento da ofensiva sobre os direitos indígenas em 2016 refletiram-se em graves ações de violência e violações em aldeias em todo o país. É uma das constatações do Relatório publicado pelo Conselho Indigenista Missionário, que foi lançado em 5 de outubro, às 14h30, na nova sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília.

 leia o relatório



Crivella corta da programação peça e exposição LGBT no “Mês da Diversidade”
05.10.2017

Márcio Anastacio, Jornalistas Libres

Artistas anunciaram no início da noite desta quinta-feira (5), o cancelamento da peça “Bicha oca” e da exposição fotográfica “Curto Circuito”. Elas estavam programadas para serem expostas no “Mês da Diversidade”, organizado pela Coordenadoria de Diversidade Sexual (Cdes) da Prefeitura do Rio de Janeiro. As mostras continham imagens de homens nus. Os eventos iriam acontecer no Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho, conhecido como “Castelinho Botafogo”, administrado pela Prefeitura do Rio.

 leia mais



Brasil lidera ranking de asesinatos de personas LGBT en las Américas
05.10.2017

Juliana Gonçalves, Brasil de Fato

Datos del informe de la ONG Grupo Gay de Bahia muestran que de las 343 personas LGBT asesinadas el año pasado, la mitad era gay y el 42% era travesti o transexual.

 leia mais



Violência contra quilombolas dispara em 2017
04.10.2017

IHU

O número de quilombolas assassinados no Brasil em 2017 chegou a 14, de acordo com levantamento da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). Mais de 70% dos casos ocorreram na Bahia.

 leia mais



Por que o Estado insiste em ocupações militares que fracassam há 20 anos?
04.10.2017

Almir Felitte, Agência Brasil

Setembro de 2017 viu mais uma cena do apartheid brasileiro. Durante uma semana, a Rocinha, favela com mais de 70 mil moradores no coração do Rio de Janeiro, sofreu um cerco militar recheado de tiroteios entre policiais, Forças Armadas e traficantes. A situação, porém, não é novidade. A Nova República já se acostumou com as frequentes intervenções militares.

 leia mais



A omissão do Estado incentiva o esbulho possessório
04.10.2017

CIMI Rondônia

Os órgãos de fiscalização estão totalmente omissos. Dia após dia crescem os desmatamentos no território Karipuna. O processo colonizatório em Rondônia continua de forma brutal com o avanço agressivo da exploração madeireira e grilagem das terras públicas.

 leia mais



Um grito por dignidade: conheça a ocupação Povo Sem Medo
04.10.2017

Taís Di Crisci, GICA TV, Jornalistas Livres

Centenas de famílias unidas ao Movimento de Trabalhadores Sem Teto (MTST) ocupam um grande terreno em São Bernardo do Campo (SP) em busca do compromisso do governo com a construção de moradias populares. São pessoas que não possuem condições financeiras para pagar uma moradia e estão demonstrando muita força de vontade e organização.

 leia mais



Nas ruas do Brasil, a ditadura ainda vive
04.10.2017

Rodrigo Menegat, Pública

Uma rua de menos de 200 metros no centro de São Paulo leva o nome de Vladimir Herzog. Ela homenageia o jornalista que foi torturado e morto pela ditadura militar – que governou o país de 1964 até 1985 – e se constitui em uma pequena exceção: a maioria das ruas que levam os nomes de personagens do período homenageia o lado dos ditadores e torturadores.

 leia mais



A Universidade brasileira golpeada
04.10.2017

Boaventura de Sousa Santos, Outras Palavras

Naomar Almeida Filho, reitor pro-tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia, acaba de pedir a exoneração do cargo por razões que são esclarecidas na Carta Aberta que segue abaixo. A exoneração do Reitor Naomar, uma dos mais brilhantes reitores da sua geração, representa um duro golpe para todos e todas que lutamos pela democratização e, mais amplamente, pela refundação da universidade de modo a prepará-la para os desafios do século XXI.

 leia mais



Ana Cañas: “A censura faz parte da manipulação, porque a arte faz pensar”
04.10.2017

Marcos Barbosa, Brasil de Fato

“A arte é muito ampla. Tenho escutado muito Belchior, por exemplo. Recentemente, fiz um show em homenagem a ele, em São Paulo. A arte serve para isso, para abrir os nossos horizontes, para nos fazer sonhar. Tem muita gente bacana fazendo a gente pensar. O próprio Criolo, o Emicida, a Karina Buhr. Tem a Nação Zumbi, que resiste e luta há muito tempo.”

 leia mais



Suicídio do reitor ou da universidade livre?
04.10.2017

Roberto Romano da Silva, Jornal da UNICAMP

As universidades públicas brasileiras foram tomadas de estupor com o suicídio cometido pelo Dr. Luiz Carlos Cancellier Olivo, reitor da UFSC. A tragédia evidencia problemas éticos, científicos e políticos que marcam os tratos entre poder e conhecimento em nossa terra.

 leia mais



Atacar a arte é uma tradição totalitária
03.10.2017

Nabil Bonduki, Folha de S.Paulo

Os nazistas considravam "degenerada" a arte modernista. Hitler declaro "uma guerra implacável contra os remanescentes da desintegração cultural". Quatro mil obras foram incineradas. Chagall, Kandinsky, Munch, Klee, Mondrian e Lasar Segall foram banidos. Os "artistas degenerados" eram sancionados. Talebã ordenou destruir as estátuas em Afeganistão. Isso parecia distante do Brasil. Mas, o monstro submerso aflorou.

 leia mais



Bolsonaro é condenado por discurso contra quilombolas
03.10.2017

Forum

Deputado federal fez declarações preconceituosas contra os quilombolas, afirmando que eles “não servem nem para procriar”. Terá de pagar R$ 50 mil por danos morais.

 leia mais



Carta da Diversidade
03.10.2017

Aliança Nacional LGBTI

À luz dos princípios instituídos a partir da Constituição Federal de 1988, apresentarmos em conjunto e publicamente, a Plataforma Nacional dos Direitos Humanos e de Cidadania das Pessoas LGBTI+ na Agenda Legislativa e de Litigância Estratégica, com compromissos em prol da aprovação de leis que garantam a plena cidadania, sem discriminação; também pela apreciação de ações que, hoje, estão na pauta do Supremo Tribunal Federal (STF), com a mesma pretensão.

 leia mais



Feliciano quer proibir shows de artistas “profanos” no país
03.10.2017

Forum

Um confuso projeto de lei de autoria do pastor visa proibir apresentações artísticas em que haja a “profanação de símbolos sagrados”. Medida se estende ainda para programação de TV, cinema, teatro e até jogos eletrônicos.

 leia mais



Justiça suspende reintegração de posse da Ocupação Mauá
03.10.2017

Maria Teresa Cruz, Ponte

Ação de despejo estava prevista para acontecer no dia 22/10, mas o desembargador José Simões de Vergueiro entendeu que um acordo pode ser menos danoso. As famílias da Ocupação Mauá organizaram antes um protesto em frente ao Tribunal de Justiça com o objetivo de reverter a ação de despejo que estava prevista.

 leia mais



PCC decide pena e proíbe fofoca na quebrada em São Paulo
03.10.2017

Willian Novaes, Ponte

Crime organizado repete lógica punitivista do Estado e tribunal do crime resolve caso de adultério e diz quem e o que pode ser dito.

 leia mais



Ananindeua (PA): “O poder público só nos vê quando a gente tomba”
02.10.2017

Andrea Dip e Bruno Fonseca, Pública

Cada mulher sentada naquela roda sabe que não será fácil reconstituir as lembranças da violência sofrida durante anos. Elas estão reunidas na sede do Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram) em Ananindeua, cidade da zona metropolitana de Belém. São mulheres diversas em idade, raça, classe e história, todas atendidas pelo serviço. Apesar das diferenças, todas têm algo em comum.

 leia mais
 leia também: As cidades que mais matam mulheres no Brasil



Rostos do cerrado: histórias de luta e resistência no campo
02.10.2017

Emmanuel Ponte e Rute Pina, Brasil de Fato

Mesmo com alguns direitos conquistados, a disputa territorial com as frentes do agronegócio nunca deixou de ser acirrada. São inúmeros os casos de grilagem e de violência no campo, e, para indígenas e quilombolas, ainda há muitos gargalos no processo de reconhecimento e demarcação de suas terras.

 leia mais



Justiça suspende despejo e determina negociação por terreno em São Bernardo (SP)
02.10.2017

Rodrigo Gomes, Rede Brasil Atual

A 20ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) decidiu hoje (2) suspender a reintegração de posse do terreno por cerca de 7 mil famílias organizadas pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). Reunião entre Justiça, sem-teto, governo de São Paulo, prefeitura e construtora deve buscar acordo sobre área e reivindicações das famílias.

 leia mais



Dois anos de impunidade do rompimento da barragem em Mariana: MAB protesta em escritório da Vale, no Rio de Janeiro
02.10.2017

MAB

“Eles sabiam que ia romper”, cantaram em coro cerca de mil pessoas vindas de diversas regiões de Minas Gerais e Espírito Santo até onde está instalado um dos escritórios da Vale, a maior produtora de minério de ferro do mundo e co-responsável pelo maior desastre sócio-ambiental da história mundial.

 leia mais



Acordo acaba com a revista íntima nas unidades prisionais do Rio
02.10.2017

Agência Brasil

“Os agentes penitenciários da Secretaria de Administração Penitenciária do estado do Rio de Janeiro foram proibidos de forma definitiva a realizar revista íntima vexatória nos visitantes das unidades prisionais.

 leia mais



"Somos Todos MAM": Artistas abraçam museu em SP contra agressões
02.10.2017

O Tempo

Um “abraçaço” em torno da sede do museu selou o compromisso de diretores de museus e importantes nomes das artes visuais do Brasil, entre eles Paulo Pasta, Ivo Mesquita, Aguilar e Guto Lacaz, contra os atos de barbárie perpetrados contra o MAM que “foi invadido e seus colaboradores e visitantes foram alvo de ofensas e agressões verbais em claro ato intimidatório”.

 leia mais



Empresas se recusam a pedir desculpas a indígenas por danos de usinas no Teles Pires
02.10.2017

MPF, Pará

Os indígenas atingidos pelo complexo de hidrelétricas construídas no rio Teles Pires, no Mato Grosso, acusam as empresas e o governo de impedirem a continuidade dos modos de vida tradicionais e de descumprirem as leis brasileiras que protegem o meio ambiente e os direitos dos povos originários.

 leia mais



MAM unido contra o fascismo e a censura
02.10.2017

Vinicius Souza, Jornalistas Livres

Artista e comunicadora cultural, Andrea Lombardi conta como foi a invasão falso moralista à exposição 35º Panorama da Arte Brasileira.

 leia mais



Onda reacionária aponta futuro sombrio para o país
01.10.2017

João Filho, The Intercept

Em 2017, estamos diante de um quadro sombrio: um entusiasta da tortura no regime militar tem 21% de intenções de voto; o projeto Escola Sem Partido passa a ser aprovado em algumas cidades; museus viraram alvo da fúria moralista; e o General Mourão se sente confortável para cogitar publicamente um golpe militar. Esse fatos pinçados indicam que o conservadorismo está na moda no país, mas há muitos outros. A onda reacionária já virou tsunami e parece que ainda não atingiu o seu auge.

 leia mais



Os irmãos, o operário, o 1º: conheça vítimas enterradas em vala clandestina durante a ditadura
30.09.2017

Aiuri Rebelllo, UOL

"Trago em meu corpo as marcas do meu tempo", diz a placa em homenagem às vítimas da ditadura militar no cemitério Dom Bosco, em Perus (SP). Cerca de 300 metros do totem, está a vala clandestina onde foram descobertos mais de mil corpos de vítimas da repressão numa época em que as forças do Estado reservavam-se o direito de torturar e matar quem ousasse defender a democracia.

 leia mais



Movimentos sociais e PM divergem em audiência sobre direitos humanos
30.09.2017

Sarah Furtado, Ponte

Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo realizou a última audiência pública para elaboração do texto-base do Plano Estadual de Educação em Direitos Humanos de São Paulo. Estiveram presentes fazendo contribuições, desde movimentos sociais como o MTST, Movimento Negro, de Mulheres, Professores, Culturais, artisticos e estudantis, passando pelos mais variados grupos de direitos humanos, até representantes da Polícia Militare familiares de PMs.

 leia mais



O Estado deve tratar adolescentes como sujeitos em formação, diz jurista Dimitri Sales
30.09.2017

Cristiane Sampaio, Brasil de Fato

Para o advogado, membro do Conselho Estadual de Direitos Humanos de São Paulo e doutor em Direito Constitucional, a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos desconsidera o nível de desenvolvimento dos adolescentes.

 leia mais



Sob ameaça, Comissão da Anistia sofre intervenção do governo Temer
29.09.2017

Norma Odara, Brasil de Fato

Nos últimos meses, o governo de Michel Temer (PMDB) vem realizando intervenções nas decisões da Comissão da Anistia, fato nunca ocorrido antes. A Advocacia Geral da União (AGU), sob o comando do ministro da Justiça Torquato Lorena, reprovou diversos processos de reparação histórica julgados pela Comissão. Assim, vítimas da ditadura militar no país tiveram o pedido de indenização negados. Diante disso, diversas organizações lançaram um manifesto pedindo o fim da intervenção na Comissão da Anistia.

 leia mais



Associação Brasileira de Críticos de Arte repudia tentativas de censura
29.09.2017

Guilherme Sobota, Estadão

"Neste momento em que ações de maior e menor magnitude atentam contra a livre exposição de obras de artes visuais, não podemos deixar de nos manifestar... Evitar o dissenso proibindo a exposição de obras de arte é uma violência com a qual não podemos concordar, a censura é uma ameaça que paira sobre nossa sociedade". A nota vem num momento em que uma performance com um homem nu, no Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM), gera gritaria nas redes sociais.

 leia mais



Temer reduz a zero repasses a políticas de combate à homofobia
29.09.2017

Tai Nalon, Aos Fatos

O governo do presidente Michel Temer zerou em 2017 os já escassos repasses federais para programas específicos de defesa da comunidade LGBT. Historicamente vinculados a ministérios como Direitos Humanos, Justiça e Cultura, os projetos têm sido paulatinamente cortados pelo governo federal desde 2015 e foram extintos em 2017.

 leia mais



ExxonMobil avança sobre o petróleo brasileiro movida por interesses geoestratégicos
29.09.2017

Forum

O maior destaque foi o apetite da americana ExxonMobil que marcou sua entrada na obtenção de blocos de petróleo e gás natural no Brasil. A empresa ganhou dez blocos exploratórios: como operadora em dois blocos na Bacia de Sergipe-Alagoas e dois na Bacia de Campos; e como sócia da Petrobrás em seis blocos na Bacia de Campos.

 leia mais



Queermuseu: MPF recomenda que Santander reabra a exposição
29.09.2017

Lucas Rivas, Estadão

Segundo procurador da República Fabiano de Moraes, o precedente do fechamento de uma exposição artística causa um efeito deletério a toda liberdade de expressão artística, trazendo a memória situações perigosas da história da humanidade, como a destruição de obras na Alemanha durante o período de governo nazista.

 leia mais



Trabalhador sem carteira e autônomo sustentam "recuperação" do mercado
29.09.2017

Rede Brasil Atual

"Temer cria cenário para empresários inescrupulosos explorarem mão de obra barata pela total falta de opção e desespero", diz presidente da CUT.

 leia mais



Histórico de escravidão explica imensa desigualdade de renda no Brasil, diz Pikertty
28.09.2017

Forum

Na opinião do economista francês, Thomas Pikertty, a concentração de renda nas mãos dos mais ricos no Brasil vem se mantendo intacta devido à própria história do país. “O Brasil foi o último a abolir a escravidão no século 19”. Segundo ele, o Brasil não voltará a crescer de forma sustentável enquanto não reduzir sua desigualdade e a extrema concentração da renda no topo da pirâmide social.

 leia mais



“Não ao suposto “Encontro nacional da agricultura indígena”
28.09.2017

APIB

A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) repudia veementemente a truculenta decisão da Frente Parlamentar Agropecuária – bancada ruralista – de realizar, no dia 10 de outubro próximo, no âmbito da Comissão de Agricultura, Abastecimento e Pecuária da Câmara dos Deputados, uma audiência pública para supostamente “debater a produção agrícola indígena”.

 leia mais



Os 18 do presente e o 2018 do futuro
27.09.2017

Paulo Endo, Psicanalistas pela Democracia, Jornalistas Libres

Os 18 manifestantes, que flagram a teia que pune, cerca e tenta destruir os resistentes, denunciam um sistema repressivo que trabalha para inocular medo em todos. Tal sistema atribula as famílias, invade suas vidas e ameaça o futuro daqueles que resistem. O judiciário, como estamos cansados, exaustos de presenciar, cumpre papel central nesse sistema. Estratégias muito bem calculadas são aplicadas sobre pessoas comuns e vários laboratórios de perseguição são criados pelo país.

 leia mais



Povo Karipuna vive iminência de genocídio em Rondônia
27.09.2017

Ana Aranda, CIMI Rondonia

A Terra Indígena (TI) Karipuna, localizada nos municípios de Porto Velho e Nova Mamoré fica no centro de uma região onde é grande e crescente a pressão sobre a floresta e fica no olho de um furacão, devido à pressão de madeireiros, pescadores e grileiros que estão adentrando na mesma em todos os seus quadrantes.

 leia mais



Treinamento militar na Smart Fit: a doutrinação já anda em academias de ginástica?
27.09.2017

Fernando Valente, Justificando

Marcia Marques escreveu em seu perfil nas redes sociais:“A Smart Fit ofereceu hoje uma aula de Treinamento Militar com um… Militar!. Questionei a recepcionista pela presença de um militar ali e a música imposta para todos. Ela alegou, com certa raiva do meu questionamento, que era patriota”

 leia mais



STF determina volta à prisão de fazendeiros envolvidos em ataque a indígenas no Mato Grosso do Sul
27.09.2017

Secretaria de Comunicação Social da PGR

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) manteve a prisão preventiva de cinco fazendeiros acusados de envolvimento em um ataque a indígenas no Mato Grosso do Sul que deixou um morto e oito feridos, em junho do ano passado, na Fazenda Yvu, localizada em Caarapó.

 leia mais



Movimento negro busca reparação por fraudes em cotas raciais nas universidades
27.09.2017

Júlia Dolce, Brasil de Fato

O movimento e cursinho popular Educafro está tentando instalar medidas de reparação pelas fraudes ocorridas em relação à política de cotas raciais. O assunto voltou a ganhar atenção pública o jornal Folha de S.Paulo divulgou diversos casos de estudantes brancos que se autodeclararam negros e tornaram-se cotistas.

 leia mais



Juíza dá carteirada e manda prender cidadão negro e pobre
26.09.2017

Bem Blogado

Uma juíza do Plantão Judiciário do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, deu voz de prisão contra um cidadão negro pelo suposto crime de estar na calçada do prédio do Fórum, no Centro do Rio. Para a juíza, ele se encontrava em área de perímetro do Fórum, considerada área de segurança.

 leia mais



Moradores da Rocinha (RJ) convivem com o medo e a suspensão de serviços públicos
26.09.2017

Jaqueline Deister, Brasil de Fato

O clima de tensão na comunidade da Rocinha permanece. Atendimento da UPA do bairro está interrompido por tempo indeterminado e mais de 3.300 alunos estão sem aula.

 leia mais



Uso de água com sabão em pó e detergente como laxante é proibido nos presídios
26.09.2017

Justificando

O julgamento na 14ª Vara da Fazenda Pública do Rio resultou em sentença na qual ficou proibido compelir o indivíduo a ingerir água e sabão para expelir eventual objeto identificado em seu organismo.

 leia mais



Comitê Brasileiro de Defensores dos Direitos Humanos analisa atuação da bancada ruralista
26.09.2017

Rede Brasil Atual

O jornalista Alceu Castilho apresentou no Tribunal Tiradentes um conjunto de dados coletados pelo Comitê Brasileiro de Defensores dos Direitos Humanos, que revelam aspectos que orientam a ação da bancada ruralista em âmbito nacional. O primeiro ponto levantado por Castilho o aumento da violência política.

 leia mais



Fascistas ameaçam advogado negro em Blumenau (SC)
25.09.2017

Forum

O advogado negro Marco Antônio André, de Blumenau, Santa Catarina, se deparou com uma ameaça de fascistas em um cartaz colado em um poste em frente sua residência: “Negro, comunista, antifa e macumbeiro, estamos de olho em você”, diz o cartaz, que tem ainda uma imagem representativa do movimento racista KKK (Ku Klux Klan), dos Estados Unidos.

 leia mais



Lei de Drogas brasileira é um absoluto fracasso
25.09.2017

Pastoral Carcerária

Cristiano Maronna, secretário executivo da Plataforma Brasileira de Políticas de Drogas, avalia os 11 anos da lei de guerra às drogas no Brasil e os impactos que ela causou no aumento da violência policial e do encarceramento em massa no país. “O sistema prisional brasileiro vive uma situação de sistemática violação de direitos humanos, há a tortura sistemática, eles são campos de concentração onde a tortura é a regra. Qualquer avaliação honesta que se faça sobre a política de drogas global brasileira é que ela não vem funcionando e gera custos constitucionais e sociais os mais graves”.

 primeira parte  segunda parte



“Reescreveram a minha vida, mas eu não pude escrevê-la”, conta vítima do Césio 137 em GO
25.09.2017

Yago Sales, Ponte

Loudes das Neves conta como conseguiu sobreviver à dor provocada pela radioatividade em Goiânia, após do acidente conhecido como caso do Césio 137, ocorrido em 1987.

 leia mais



ONG aponta recorde de LGBTs assassinados no Brasil em 2017
25.09.2017

Carlos Madeiro, UOL

Até o dia 20 de setembro, 277 homicídios foram registrados neste ano, segundo levantamento do GGB. Trata-se da maior média de assassinatos desde que os dados passaram a ser contabilizados pela entidade baiana. Também pela primeira vez, a média de mortes ligadas à homofobia passou de um assassinato por dia.

 leia mais



Temer cede a pressões e revoga extinção da Renca
25.09.2017

Rede Brasil Atual

O presidente Michel Temer assinou o decreto 9.159 que revoga a extinção da Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca). O decreto revogado causou manifestações contrárias em Brasil e em todo o mundo.

 leia mais



Durante torturas de presos teve tiro nas nádegas e pimenta nos olhos
24.09.2017

Pauta Judicial

Além de serem atingidos com balas de borrachas até nas nádegas e em todo o corpo, passando dois dias sem comer, teve preso que quase perde o olho com spray de pimenta. O gesto desumano de se tratar os detentos do Piauí é visto com naturalidade pelo secretário de justiça do Piauí.

 leia mais



Sociedade se mobiliza contra agressões a religiões de matriz africana
23.09.2017

Marcelo Santos, Rede Brasil Atual

Stete depredações e ataques a terreiros no mês, apenas na Baixada Fluminense, desencadeiam ações contra intolerância religiosa. Em Copacabana, 50 mil pessoas participam da 10º Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. Em São Paulo se realizaram duas marchas.

 leia mais



O risco da radicalização
22.09.2017

Ilimar Franco, Bárbara Libório e Germano Oliveira, Istoé

Reunião realizada na surdina com a presença do Alto Comando do Exército, em que se discutiu a possibilidade de uma intervenção militar no País, revela que a voz do general Antonio Hamilton Martins Mourão, com notas extremistas, não é isolada na caserna. É preciso ficar alerta.

 leia mais



Ameaças e violência em comunidades do Cerrado piauiense
22.09.2017

APIM

Clima de ameaças, insegurança e medo que reina em comunidades dos municípios de Baixa Grande do Ribeiro, Santa Filomena, Gilbués, Bom Jesus, Currais e Monte Alegre. Adaildo José da Silva, morador do povoado Morro D’água, no município de Baixa Grande do Ribeiro (PI), ao sair de sua casa para levar os filhos para a escola, foi vítima de uma emboscada, em que foi ameaçado de morte com o uso de um facão e agredido física e verbalmente.

 leia mais



"PMs se contradisseram em 1ª audiência de 18 jovens presos em ato anti-Temer"
22.09.2017

Janaina Garcia, UOL

Advogados que acompanharam a audiência, realizada no Fórum da Barra Funda, afirmaram que os PMs se contradisseram em ao menos três pontos em relação à acusação contra os 17 jovens que o 4 de setembro de 2016 iam a se manifestra contra Temer e um estudante que havia ido à biblioteca do CCSP. Familiares, amigos e ativistas de direitos humanos não puderam acessar o prédio do Fórum.

 leia mais



Brasil já contabiliza 62 assassinatos de defensores humanos em 2017
22.09.2017

Brasil de Fato

Três meses antes do fim de 2017, o Brasil já contabiliza 62 assassinatos de ativistas e lideranças do campo e da cidade. Os números estão no documento elaborado Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos, que reúne 15 situações de violência a qual estão expostos ativistas.

 leia mais



Cercados, Guarani Nhandeva temem ataque de pistoleiros em retomada no Mato Grosso do Sul
22.09.2017

Tiago Miotto, CIMI e Rafael de Abreu

Após a retomada de uma fazenda localizada dentro do perímetro da Terra Indígena Ypo’i/Triunfo, no município de Paranhos (MS), fronteira com o Paraguai, indígenas do povo Guarani Nhandeva foram cercados por pistoleiros e, com medo de ataques e mortes, pedem a presença da Polícia Federal. A retomada ocorreu no início desta semana e o grupo está isolado e sem alimentação.

 leia mais



Estudantes da USP podem ser expulsos por decreto editado no regime militar
21.09.2017

Fernando Valente, Justificando

Três estudantes da Universidade de São Paulo estão sendo administrativamente acusados “de atos de violência”, e podem ser expulsos com base em um decreto de 1972, da Ditadura Militar pela “moral e dos bons costumes”. A acusação foi feita após a participação dos alunos em protesto na Cidade Universitária, em 28 de maio deste ano, data da Greve Geral contra os projetos de lei de Temer.

 leia mais



Tentam censurar palestra de Dráuzio Varella em colégio de SP
21.09.2017

Fabiana Cambricoli, Estadão

Uma palestra sobre gênero e sexualidade oferecida aos pais dos alunos do Colégio São Luís, e ministrada pelo médico Drauzio Varella, foi alvo de grupos religiosos que a criticaram por “promover a agenda de gênero” e solicitaram que o evento fosse cancelado. A repercussão levou o reitor, padre Carlos Alberto Contieri, a enviar uma carta aos pais, prestando esclarecimentos, mas ressaltando que a atividade seria mantida. Nas redes sociais, a maioria dos mais de 2 mil comentários era de pais parabenizando o colégio pela iniciativa e reprovando o posicionamento dos que discordavam do evento.

 leia mais



Retirada de direitos tenta prejudicar mobilização popular, avalia presidente do CNDH
21.09.2017

Franciele Petry Schramm, Brasil de Fato

Presidente do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), Darci Frigo alerta para o aumento de casos de violência e criminalização contra os movimentos sociais. Apenas em 2017, já 65 pessoas que defendem direitos humanos foram assassinadas.

 leia mais



Comandante do Exército reinterpreta Constituição com viés golpista
21.09.2017

Kennedy Alencar

A emenda saiu pior do que o soneto. Em entrevista ao jornalista Pedro Bial, na madrugada de hoje, na TV Globo, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, disse que não haverá punição ao general Antonio Hamilton Mourão, secretario de economia e finanças dessa força. Segundo Villas Bôas, “na iminência de um caos”, a Constituição daria “um mandato” para que se faça uma "intervenção militar".

 leia mais



O Dia de Luta pelos Direitos ao Teto e ao Trabalho
20.09.2017

Brigada de Comunicação, MTST

O Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto saiu às ruas de todo o país em luta por Teto, diante do congelamento dos programas habitacionais. O movimento parou vias de 10 capitais brasileiras e chegou a reunir 30 mil pessoas na avenida Paulista, em São Paulo, além de ter ocupado o Ministério da Fazenda, em Brasília.

 leia mais


Ver arquivo de Direitos Humanos

 


Observatório das Violências Policiais e dos Direitos Humanos
Rua Monte Alegre 984 - Perdizes -  Prédio Novo - 4º andar - Bloco A - Sala 4E08 - CEP 05014-901 - São Paulo - SP