"Os índios isolados foram massacrados, mas Funai diz que não há provas"
11.09.2017

Felipe Milanez, Carta Capital

Paulo Marubo, Coordenador-geral da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari relata invasões e denuncia o assassinato de indígenas "flecheiros" por garimpeiros. Para o movimento indígena não há dúvidas de que o massacre contra os “flecheiros” ocorreu. Lançaram uma nota pública na XI Assembleia Geral da Coiab, no Pará, desde o final de agosto".

 leia mais



Estudo aponta falta de tratamento ginecológico e obstétrico a mulheres presas no Brasil
11.09.2017

Gláucio Dettmar, Agência CNJ

A professora de Direito Penal Luciana Boiteux, uma das coordenadoras do Grupo de Pesquisas em Política de Drogas e Direitos Humanos, apresentou um estudo sobre a situação das grávidas presas no Rio de Janeiro, que traz relatos alarmantes sobre as constantes violações de direitos humanos sofridos pelas mães no cárcere.

 leia mais



Fascistas forçam encerramento de exposição de arte em Porto Alegre
10.09.2017

Vinicius Souza, Jornalistas Livres

Mostra histórica de temática LGBT com 264 obras de artistas consagrados é acusada por grupos de extrema direita de ser "anti-cristã". Banco patrocinador aceita a censura com medo de boicote e conflitos.

 leia mais



Em Porto Alegre, o governo do Rio Grande do Sul proibiu marcha do Grito dos Excluídos
07.09.2017

Rede Brasil Atual

Para o juiz e doutor em Direito Rubens Casara, "práticas fascistas são fundamentais no controle da população e na formatação de um pensamento homogêneo que é interessante para a sociedade de consumo, já que em oposição ao Estado Democrático de Direito, no contexto do Estado Pós-Democrático, para a razão neoliberal, só é admitida se puder ser transformada em mercadoria".

 leia mais



Jovens de favelas lançam plataforma para discutir política de drogas
05.09.2017

Luiza Sansão, Ponte

Resultado de um ano de trabalho com apoio de especialistas em segurança pública e drogas, projeto Movimentos foi lançado na favela da Maré, no Rio.

 leia mais



Prefeito que proibiu livros que apresentam diferentes formas de famílias é obrigado a devolvê-los às escolas
05.09.2017

Forum

Thiago Flores (PMDB), prefeito de Ariquemes (RO), havia mandado retirar as páginas de um livro didático por apresentar a união homossexual, e impediu que ele fosse distribuído nas escolas. Mas, a Justiça determinou que os livros devem ser distribuídos imediatamente.

 leia mais



Câmara Municipal de Campinas aprova, em primeira discussão, censura em escolas municipais
05.09.2017

Jornalistas Livres

Vinte e quatro vereadores de Campinas votaram pela aprovação do projeto “Escola Sem Partido” no município, também conhecido como “Lei da Mordaça”. O texto de autoria do vereador Tenente Santini (PSD), parte do princípio de instituir umaa suposta "neutralidade" dentro das escolas, para impedir a livre manifestação de pensamento e discussões políticas.

 leia mais



Ex-procurador Marcello Miller atuou por fim de ocupação de alunos do Colégio Pedro II, no Rio
05.09.2017

Ruben Berta, The Intercept

Antes de deixar o Ministério Público Federal o então procurador Marcello Miller atuou para a desocupação dos do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, que pediam melhorias na educação, protestavam contra a reforma do ensino médio e contra a PEC do Teto dos Gastos Públicos.

 leia mais



Por que nos importamos com símbolos escravagistas dos EUA e ignoramos os do Brasil?
04.09.2017

Regiane Oliveira, El País

Passa ao largo do que se discute pelo mundo o debate sobre a permanência de monumentos em homenagem aos bandeirantes, os sertanistas que a partir do século XVI exploravam o interior do país à caça de indígenas para escravização, riquezas minerais e destruição de quilombos, e que são apresentados como os heróis nacionais responsáveis por levar a civilização aos rincões do Brasil.

 leia mais



Placa instalada no Cemitério de Perus lembra mortos durante a ditadura militar
04.09.2017

Elaine Patricia Cruz, EBC Agência Brasil

Trinta e um ipês foram plantados hoje (4) no Cemitério Dom Bosco, mais conhecido como Cemitério de Perus, na capital paulista, para homenagear 31 militantes políticos sepultados no local em uma vala clandestina durante a ditadura militar. Também foi instalada no local uma placa com o nome dos 31 militantes. A placa atende a recomendações das comissões da Verdade Nacional e Municipal de São Paulo.

 leia mais



"Hoje, o modelo capitalista precisa do fascismo para se manter", diz jurista
03.09.2017

Glauco Faria, Rede Brasil Atual

Para o juiz e doutor em Direito Rubens Casara, "práticas fascistas são fundamentais no controle da população e na formatação de um pensamento homogêneo que é interessante para a sociedade de consumo, já que em oposição ao Estado Democrático de Direito, no contexto do Estado Pós-Democrático, para a razão neoliberal, só é admitida se puder ser transformada em mercadoria".

 leia mais



Estatísticas das denúncias de tortura em São Paulo
03.09.2017

Marcelo Godoy, Estadão

As audiências de custódia feitas pelos juízes-corregedores na cidade de São Paulo terem recolhido de presos 779 alegações de tortura por policiais civis entre o começo de 2015 e agosto de 2017. No caso da PM, o total de queixas de presos nas audiências chegou a 2.770. Além disso, de 2011 a 2017, a tortura apareceu como delito único em 154 dos Boletins de Ocorrência (BOs) feitos em delegacias no Estado, 1 a cada 15 dias – número que dobra quando ela é associada nesses registros a outros crimes. Castigar crianças é a motivação em 33% dos fatos de tortura expostos nesses BOs.

 leia mais



Governo fora da lei: Revista íntima ainda acontece em 98% dos presídios paulistas
01.09.2017

CONECTAS

Alckmin descumpre lei que proíbe revista vexatória: há apenas quatro scanners para 168 unidades prisionais.

 leia mais



Niterói é a primeira cidade do Rio de Janeiro a ter um Conselho LGBT
01.09.2017

Alessandra Monterastelli, Vermelho

O conselho LGBT reúne integrantes da sociedade civil organizada e representantes de secretarias de governo municipais, possuindo como principal objetivo o combate ao preconceito, às desigualdades, à violência e a discriminação.

 leia mais



CNJ absolve Kenarik Boujikian e afirma que TJSP errou ao punir magistrada
29.08.2017

Justificando

O Conselho Nacional de Justiça reformou a decisão de punição de censura aplicada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo à juíza Kenarik Boujikian, que concedeu liberdade a 11 presos provisórios que cumpriam pena há mais tempo do que foi fixado em suas sentenças, sem antes consultar a Câmara Criminal. A corte entendeu que não houve qualquer má conduta por parte da magistrada, bem como considerou que o tribunal paulista errou na decisão.

 leia mais



Com 14% do corpo queimado, indígena se recupera após atentado; os Pitaguary denunciam motivação política no ataque
28.08.2017

Renato Santana, CIMI

Maurício Alves Feitosa Pitaguary dormia quando foi agredido na vacaria onde trabalha, situada na aldeia Santo Antônio, Terra Indígena Pitaguary, município de Maracanaú (CE). Dois homens incendiaram com gasolina a casa onde Mazin estava. Ao tentar fugir, o indígena foi seguro, espancado e colocado de volta no local, que já ardia em chamas.

 leia mais



Alvo de críticas, governo anuncia novo decreto sobre exploração na Renca
28.08.2017

Guilherme Mazui e Laís Lis, G1

Medida revoga decreto anterior, que extinguiu a reserva, mas manterá a extinçãol, preservando reservas ambientais staduais ou federais e terras indígenas. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) afirmou que o novo decreto é uma tentativa de "enganar a sociedade brasileira e a comunidade internacional". "O novo decreto, na prática, não muda nada, ao manter a extinção da Renca, vulnerabiliza as áreas indígenas e a floresta Amazônica".

 leia mais



Não foi acidente em São Matheus, que não sejam esquecidos
27.08.2017

Grito dos Excluidos

Em 27 de agosto de 2013, há quatro anos, dez trabalhadores, entres eles seis jovens operários de vinte anos de idade, morreram no desabamento de uma obra com múltiples irregularidades, e vinte ficaram feridos, entre eles vários mutilados. Até hoje estos fatos estão na impunidade total.

 leia mais



Mineradoras canadenses souberam de extinção de reserva na Amazônia 5 meses antes do anúncio oficial
26.08.2017

Ricardo Senra, BBC

Desde março durante um evento em Toronto, o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, anunciou a empresários canadienses que a área de preservação amazônica seria extinta, e que sua exploração seria leiloada entre empresas privadas, como parte de um pacote de medidas de reformulação do setor mineral brasileiro, que inclui a criação de Agência Nacional de Mineração e outras iniciativas para estimular o investimento privado no setor.

 leia mais



Tortura e cárcere privado praticado por família de fazendeiro em Nova Guarita (MT)
25.08.2017

CPT e Fórum de Direitos Humanos e da Terra de Mato Grosso

As famílias do Assentamento Raimundo Viera III (Lote 10) - Gleba Gama, situado em Nova Guarita- MT vivem sob ameaças constantes e uma violência que não está tendo limites, cometidas pela família Braga (Izairo Batista Braga, Carlos Raposo Braga e esposa, netos, cunhados, genros, sobrinhos), que vão desde ameaças de morte, tortura, cárcere privado, queima de casas, cortes de cercas, envenenamento por pulverização aérea de agrotóxicos, disparos de armas de fogo nas casas e veículos.

 leia mais



“Não quero entrar nunca mais num lugar como a prisão. Tenho medo de voltar”
25.08.2017

Arthur Stabile, Ponte

Jonathan conta como foi ser baleado nas costas, perder um rim e ficar 35 dias preso por um crime que diz não ter cometido.

 leia mais



Os povos originários e o direito a anterioridade: os limites sobre o “marco temporal da ocupação”
24.08.2017

Adriana Gomes Santos, Doutoranda História PUC-SP

Os caminhos percorridos pelos povos originários desde a chegada dos europeus são marcados pela atrocidade do Estado e dos proprietários, ao longo dos vários séculos de domínio, tanto no período de colonização portuguesa perpassando a independência, período imperial e Republicano, quanto na história contemporânea desses povos.

 leia mais



No apagar das velas: Extinta a Reserva Nacional do Cobre entre Amapá e Pará
24.08.2017

Helio Carlos Mello, Jornalistas Livres

A Reserva Nacional do Cobre foi extinta entre Amapá e Pará. Tumucumaque, Paru, Maicuru, Jari, Cajari, Iratapuru, Waiãpi; tudo vivo inibe agora ao metal para moeda, minérios para receitas, "para suprir o déficit".

 leia mais



Religiões de matriz africana se unem contra decreto de Crivella no Rio
24.08.2017

Débora Melo, Carta Capital

“O decreto traz muita preocupação porque dificulta a obtenção de alvará. Tendo em vista que o prefeito Crivella vem da Igreja Universal, que tem um histórico de perseguição principalmente às religiões de matriz africana, se criou no Rio de Janeiro um ambiente de ódio e intolerância”.

 leia mais



Governo Temer Condena os Guarani de Jaraguá por Crimes do Estado Brasileiro
22.08.2017

CIMI


Foto: Comissão Guarani Yvirupa

É injusta, discriminatória, vergonhosa e genocida a iniciativa do governo Temer, por meio do Ministro da Justiça Torquato Jardin, de anular a declaração de tradicionalidade Guarani da terra indígena Jaraguá, em São Paulo. Ao anular a portaria que reconhece como de posse permanente dos Guarani uma área aproximada de 532 hectares, o governo Temer condena mais de 700 Guarani a viverem confinados em 1,7 hectare.

 leia mais



Na Justiça do Pará, dano patrimonial pesa mais que morte de sem terra
21.08.2017

Rodrigo Martins, Carta Capital

Há dez meses, 22 camponeses estão presos por depredar uma fazenda. Os policiais envolvidos na chacina de Pau D'Arco estão soltos.

 leia mais



A falta de canto para a Terra Sem Males
21.08.2017

Helio Carlos Mello, Jornalistas Livres

A terra sem males padece de encontrar seu canto entre a maior cidade da América do Sul. São Paulo não acha lugares para os índios Guarani M’bya, que há décadas se abrigam em exíguo terreno entre rodovias, ruas e vielas ao pé do Pico do Jaraguá, considerado por eles um solo sagrado. Novamente veem exaurir a perspectiva de ter um razoável território homologado, pois o Ministério da Justiça revogou a decisão de criar ai uma reserva indígena.

 leia mais



Brasil registra 10 estupros coletivos por dia; notificações dobram em 5 anos
20.08.2017

Cláudia Colucci, Folha de São Paulo

Dados inéditos do Ministério da Saúde obtidos pela Folha apontam que as notificações pularam de 1.570 em 2011 para 3.526, em 2016. São em média dez casos de estupro coletivo por dia.

 leia mais



Processado injustamente, sindicalista rejeita acordo e mostra força do movimento
18.08.2017

CUT Brasília

O secretário geral do Sindicato dos Servidores Públicos Federais no DF (Sindsep-DF), Oton Pereira Neves, alvo de perseguição ao movimento sindical, acusado de desobedecer a ordem legal de funcionário público por se recusar a suspender realização de assembleia do sindicato no Espaço do Servidor, recusou a proposta de conciliação e alegou que a acusação não tem respaldo legal.

 leia mais



Organizações denunciam inconstitucionalidade da Lei de Combate à Pichação
18.08.2017

Pastoral Carcerária

O ITTC, a Artigo 19 e a Pastoral Carcerária protocolaram o amicus curiae sobre a inconstitucionalidade da Lei de Combate à Pichação, sancionada pelo prefeito João Dória.

 leia mais



MST denuncia a criminalização na luta pela terra em São Paulo
17.08.2017

MST São Paulo

O MST vem à público denunciar mais uma vez as perseguições e tentativas de criminalização da luta por Reforma Agrária. Tais ações acarretam na decretação de prisões preventivas arbitrárias contra agricultores e lideranças sociais, em virtude da luta desempenhada para que as terras que não cumprem sua função social sejam destinadas à Reforma Agrária. A resistência se transforma de pólo protetor fundamental para seguirmos em luta.

 leia mais



Prisões brasileiras são o abismo que a sociedade precisa enxergar
17.08.2017

João Marcos Buch, Justificando

"Somos taxados como lixo da sociedade. Eu não quero morrer aqui". "Não tenho condições de pagar um advogado para ver meu caso." "Preciso de transferência para a Penitenciária pois me encontro muito doente. Tenho que operar. O presídio não tem condições. Já perdi consultas".

 leia mais



Perseguição política: PF apreende equipamentos de educadores populares do IFC
16.08.2017

Forum

Busca e apreensão de computadores e equipamentos, e afastamento de dois educadores populares do MST do campus Abelardo Luz, do Instituto Federal Catarinense, por acusação de suposta “imposição ideológica e política”.

 leia mais   assista ao vídeo



Por oito a zero, STF reafirma direitos originários dos povos indígenas
16.08.2017

Tiago Miotto, CIMI

Mato Grosso não tem direito a indenização por demarcação de terras indígenas. Desde a Constituição de 1934, não se pode considerar terras ocupadas pelos indígenas como devolutas, portanto o estado não deve ser indenizado, pois as terras anexadas pelo governo federal ao Parque Indígena do Xingu não eram de titularidade do Mato Grosso, uma vez que são ocupadas historicamente pelos povos indígenas.

 leia mais



Datar terras ancestrais viola direitos indígenas, diz relatora da ONU
16.08.2017

Júlia Dolce, Brasil de Fato

m entrevista, Victoria Tauli-Corpuz aponta que Brasil vive um enorme retrocesso nas políticas indigenistas.

 leia mais



Incêndio criminoso em acampamento Sem Terra no Tocantins
15.08.2017

Leonardo Fernandes, MST

O acampamento Padre Josimo, em Carrasco Bonito, na região do Bico do Papagaio, estado Tocantins, foi incendiando. As 80 famílias acampadas foram surpreendidas com o incêndio de grandes proporções que queimou mais de 50 barracos.

 leia mais



Moradores da Cracolândia sofrem com sítio violento
15.08.2017

Cecília Bacha, Katia Passos e Gabriela Forabelli, Jornalistas Livres

Moradores da região da chamada Cracolândia são expostos a humilhações diárias levadas a cabo por policiais da GCM e da PM.

 leia mais



Mulher em situação de rua morta em chacina é enterrada em SP
14.08.2017

Kaique Dalapola, Ponte

Flávia Firmino de Souza e mais duas pessoas foram mortas em Interlagos. Segundo a irmã, ela dormia na rua para ficar junta do companheiro, Thiago Santos, também assassinado. Estiveram na enterro os seis filhos de Flávia, além de sua mãe e quatro irmãs.

 leia mais



Massacres no Campo
12.08.2017

CPT

A CPT lança página especial na internet que torna públicos os registros de massacres no campo, de 1985 a 2017. Esse tipo de crime sempre ocorreu no campo brasileiro, apesar de apenas alguns terem ganhado destaque no cenário nacional. Nesse período, a CPT registrou 45 massacres que vitimaram 214 pessoas em nove estados brasileiros.

 leia mais



Relatório denuncia violações de direitos humanos aos Guarani do Oeste do Paraná
11.08.2017

Rafaella Dotta, Brasil de Fato

A realidade de povos indígenas que vivem às margens do Rio Paraná, no Oeste do estado, reunidos no relatório “Guaíra & Terra Roxa sobre violações de direitos humanos contra os Avá Guarani”. O estudo foi lançado no município de Guaíra, no Dia Internacional dos Povos Indígenas.

 leia mais



O que a prescrição de um caso de tortura por policiais diz sobre o combate à tortura no país
10.08.2017

Maria Gorete Marques de Jesus e Mayara Souza Gomes, Justificando

Por 2 votos a 1, o Tribunal de Justiça do Rio do Janeiro (TJRJ) manteve a prisão de Rafael Braga, com base única nas palavras do policial que efetuou a prisão e cujo depoimento foi posto em dúvida por testemunha ocular e pelo próprio acusado. Rafael se tornou símbolo da discussão acerca do racismo no Poder Judiciário.

 leia mais



Escola administrada pela PM imita doutrinação nazista e saúda Bolsonaro
08.08.2017

Revista Forum

Diante de dois policiais militares, nove filas de alunos do terceiro ano da escola repetem em coro, com as mãos para trás, o que um dos policiais grita: “Tenho audácia o suficente para convidar Bolsonaro... Convidamos Bolsonaro, salvação dessa nação”.

 leia mais   assista ao vídeo



Atingidos repudiam suspensão de processo criminal contra a Samarco
08.08.2017

Movimento dos Atingidos por Barragens

O MAB repudia a decisão da Justiça Federal de Ponte Nova (MG) que suspendeu o processo criminal contra 22 pessoas acusadas de serem responsáveis pelo rompimento da barragem de Fundão que provocou a morte de 19 pessoas. Vergonhosamente, esta decisão é a única resposta que a Justiça consegue dar aos atingidos e a toda sociedade brasileira 21 meses depois do crime.

 leia mais



Manutenção de prisão de Rafael Braga por TJRJ causa revolta nas redes sociais
08.08.2017

Justificando

Por 2 votos a 1, o Tribunal de Justiça do Rio do Janeiro manteve a prisão de Rafael Braga, com base única nas palavras do policial que efetuou a prisão e cujo depoimento foi posto em dúvida por testemunha ocular e pelo próprio acusado. Rafael se tornou símbolo da discussão acerca do racismo no Poder Judiciário.

 leia mais



Seis moradores de área quilombola mortos em chacina na Chapada Diamantina
08.08.2017

Mário Bittencourt, Correio

As vítimas moravam em duas casas vizinhas e foram mortas dentro dos imóveis - quatro em uma casa e dois em outra - por homens que estavam em um veículo preto não identificado. Em menos de um mês, oito trabalhadores rurais quilombolas são mortos na Bahia.

 leia mais



Barcos dos índios guarani são incendiados na Aldeia Morro dos Cavalos
06.08.2017

Ângela Bastos, Diário Catarinense

Lideranças da Rekoa Yakã Porã, Terra Indígena Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis, denunciam que barcos de pesca usados pela comunidade foram incendiados. Os índios dizem ter ouvido disparos de armas no meio do mato e que portão da aldeia feito de bambu foi arrebentado. Os Guarani temem pela segurança, especialmente das crianças e das mulheres.

 leia mais



Forças Armadas no Rio: a política da guerra aos pobres e negros
04.08.2017

Justiça Global

As ocupações militares no Rio de Janeiro são historicamente marcadas pelo aumento do número de violações de direitos da população negra, pobre e moradora de favelas e periferias. As forças armadas operam na lógica do combate ao inimigo e é esta, sem dúvidas, a parcela da população considerada como o “inimigo” que deve ser “combatido” pelas tropas do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.

 leia mais



Repúdio e solidariedade frente a ameaças a lideranças em Acre
04.08.2017

Fundação Rosa Luxemburgo

Mais de 80 organizações e indivíduos do mundo inteiro mandaram a carta abaixo para autoridades no Brasil, Alemanha e Califórnia (EUA), repudiando “toda e qualquer tentativa de intimidar ou censurar as pessoas e organizações que criticam e se opõem ás políticas ambientais e climáticas que vêm sendo implementadas pelo governo do Acre”.

 leia mais



Barbárie como espetáculo: assumindo a afirmativa “bandido bom é bandido morto”
04.08.2017

Wesley Martins Santos, Pragmatismo Político

Em 2014, os noticiários destacavam que presidiários de complexos penitenciários do Estado do Maranhão estavam assassinando outros presos de forma bárbara e usando de crueldade máxima. Conforme o noticiário, somente em 2013, 60 presos haviam sido assassinados, inclusive com decapitações que foram filmadas e postadas na internet.

 leia mais



Aliança feminista internacional avança contra machismo e retirada de direitos
03.08.2017

Raquel Wandelli, Jornalistas Livres

Um exército feminino aguerrido ocupou as ruas principais da cidade de Florianópolis. A Marcha Internacional Mundos de Mulheres por Direitos integrou a programação das duas maiores assembleias acadêmicas da humanidade sobre relações de gênero: o 13º Congresso Mundo de Mulheres por Direitos e o 11º Seminário Internacional Fazendo Gênero, que este ano aconteceram simultaneamente no campus da Universidade Federal de Santa Catarina.

 leia mais



Nossa história não começa em 1988! "Marco Temporal" Não!
03.08.2017

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil

Uma das principais bandeiras dos interessados em limitar os direitos territoriais indígenas, com forte representação no Congresso Nacional e no governo federal, tem sido o chamado “marco temporal”, segundo a qual os povos indígenas só teriam direito às terras que estavam sob sua posse em 1988, o que inviabilizaria a demarcação de terras que ainda não tiveram seus processos finalizados.

 leia mais



Cimi denuncia "completa impunidade" em Rondônia
01.08.2017

Radio Vaticano

A coordenadora do CIMI em Rondônia, Ir. Laura Vicuña Pereira Manso, fala da situação na Arquidiocese de Porto Velho e na Diocese de Ji Paraná, em que todas as 20 terras indígenas estão invadidas por madeireiros, garimpeiros, fazendeiros e grandes empreendimentos, que atuam com a conivência das autoridades.

 leia mais



Mercantilização da saúde e violência obstétrica
26.07.2017

Daniela Valle, Justificando

Como produto, mercadoria, o serviço de saúde passa a seguir a lógica de garantir a lucratividade da empresa e não o bem-estar humano. Esse caráter financeiro se revela, entre outros aspectos, na substituição dos médicos por administradores de empresa, na gestão das unidades de saúde.

 leia mais



A Volta da Capela em Barra Longa/MG: violações e incertezas
26.07.2017

Karine Carneiro, Monique Marques e Tatiana de Souza, GEPSA/UFOP

Há quase dois anos do desastre-crime sociotecnológico provocado pela Samarco e suas controladoras (Vale e BHP Billiton), a lama, considerada pelas empresas como inerte, avança. E avança com o auxílio dessas mesmas empresas e suas máquinas extremamente eficientes em violar direitos e interferir no cotidiano das pessoas.

 leia mais



Cúmplices? A Volkswagen e a Ditadura Militar no Brasil
24.07.2017

Das Erste

A empresa Volkswagen esteve profundamente envolvida nas maquinações dos militares na época da ditadura.

 Assista ao filme



Entidades denunciam estado de exceção imposto a indígenas e quilombolas por governo federal
24.07.2017

Guilherme Cavalli, CIMI

A Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Rio de Janeiro, juntamente com o Conselho Indigenista Missionário (Cimi) Regional Sul e a Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas do Rio Grande do Sul divulgaram uma nota pública onde questionam o parecer chancelado pela Presidência da República que determina que só tem direito à terra os povos que estavam sob posse de seu território em 1988.

 leia mais



Historiador contratado pela Volks confirma participação da empresa na repressão a trabalhadores na ditadura
23.07.2017

Opera Mundi

A filial brasileira da Volskwagen colaborou ativamente com a ditadura no Brasil na repressão a trabalhadores. A informação foi confirmada pelo historiador Christopher Kopper, contratado pela montadora, na Alemanha, para investigar as relações da empresa com o aparato repressivo brasileiro.

 leia mais
 Assista ao filme "Cúmplices? A Volkswagen e a Ditadura Militar no Brasil"



Governo reduz verba destinada à fiscalização contra os trabalhos escravo e infantil
23.07.2017

Guilherme Amado, O Globo

Enquanto Michel Temer faz gastos bilionários com emendas parlamentares, a fiscalização do Ministério do Trabalho contra o trabalho escravo e o trabalho infantil vai enfraquecer-se em todo o país a partir de meados de agosto.

 leia mais



Capangas incendeiam território da comunidade tradicional de Canabrava, em Minas Gerais
20.07.2017

CPT

Comunidade pesqueira e vazanteira de Canabrava, no Norte de Minas Gerais, sofreu ataque: Um grupo armado foi até o território, onde várias casas foram queimadas e plantações destruídas.

 leia mais



Presa sete vezes em manifestações, adolescente acusa PM de perseguição
20.07.2017

Fausto Salvadori e Daniel Arroyo, Ponte

Em menos de um ano, esta adolescente de 17 anos já foi detida sete vezes pela PM quando participava de passeatas. Ela e seus advogados não têm dúvidas: afirmam que a adolescente foi “marcada” pelos policiais, com o único objetivo de tirá-la das ruas. Ela afirma que policiais ameaçaram “forjar flagrante” para deixá-la na cadeia quando for maior de idade. “Não quero ser o próximo Rafael Braga”, diz.

 leia mais



A violência no Brasil: números de uma guerra seletiva
19.07.2017

Vermelho

O Brasil vive uma situação de confronto absurda e violenta, semelhante à de países onde há guerra civil aberta. Só no primeiro semestre deste ano, no Rio de Janeiro, houve 89 mortes de policiais. Número grande, mas apenas parte do número de mortes violentas ocorridas no estado, que, em 2016, foi de 6.248.

 leia mais



O Frio, a morte e a cidade mais rica do país
19.07.2017

Silvia Ferraro, Esquerda Online

São Paulo tem, segundo os dados da própria Prefeitura e que podem estar subestimados, cerca de 25 mil pessoas vivendo em situação de rua. Quando chega o frio congelante desses dias, muitas pessoas não resistem e morrem nas calçadas.

 leia mais



Cresce genocídio trans no Brasil: quase cem assassinatos em seis meses
18.07.2017

Allany Thayze Nogueira e Anderson Nogueira Alves, Quilombo Raça e Classe – CSP Conlutas Guarulhos

Um tremendo genocídio se perpetua no Brasil. Segundo o Mapa de Assassinatos de Pessoas Trans no Brasil mais de 100 pessoas travestis, transexuais e homens trans são assassinadas anualmente em nosso país. No ano de 2016, o número de assassinatos chegou a 144, e só nestes 6 primeiros meses de 2017 são 92 pessoas trans que tiveram suas vidas ceifadas pela transfobia.

 leia mais



Acampamento Hugo Chávez sofre ataque de pistoleiros no Pará
17.07.2017

MST

O acampamento Hugo Chavez localizado no município de Marabá, no Pará. sofre ataques por parte de pistoleiros armados. O primeiro ataque começou na noite do sábado. Uma caminhonete com homens armados passou em frente e disparou vários tiros em direção na entrada do acampamento. No domingo, o tiroteio recomeçou e os pistoleiros atearam fogo ao redor do acampamento e nas roças de feijão e mandioca plantadas pelas famílias.

 leia mais



Caso Amarildo, quatro anos depois
15.07.2017

Leandro Resende, Agência Lupa

Em 14 de julho de 2013, o pedreiro Amarildo Dias de Souza, de 43 anos, foi levado por policiais da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) da Rocinha, no Rio de Janeiro, para uma “averiguação” e nunca mais foi visto. Não há nenhuma investigação em andamento e o corpo de Amarildo jamais foi encontrado. Em fevereiro de 2016, a juíza Daniella Alvarez, da 35ª Vara Criminal do Rio, condenou 12 policiais militares pelos crimes de tortura e ocultação de cadáver.

 leia mais



Líder camponês e quilombola Junior Mota foi assassinado na Bahia
14.07.2017

MPA

O líder camponês e quilombola José Raimundo Mota de Souza Júnior foi assassinado a tiros no quilombo de Jiboia, interior do município de Antonio Gonçalves (BA), enquanto trabalhada no campo com um irmão e um sobrinho.

 leia mais



Relatório aponta que o Brasil é o país mais perigoso para lutar pelo direito à terra e pelo meio ambiente
13.07.2017

Global Witness

49 defensoras e defensores assassinados em 2016, ano após ano, este é o país mais perigoso em termos de números. A indústria madeireira está vinculada a 16 assassinatos, enquanto grandes proprietários de terras são suspeitos de perpetrarem vários assassinatos na Amazônia.

 leia mais
resumo do relatório



Massacre de Pau D'Arco: lista de marcados para morrer leva organizações a pedir intervenção federal e proteção na região
12.07.2017

CPT, Justiça Global e Terra de Direitos

Denunciam as ameaças de morte sofridas por trabalhadores rurais e parentes das vítimas do Massacre de Pau D’Arco. Solicitam que o governo federal inclua essas pessoas no Programa de Proteção aos Defensores de Direitos Humanos e que a Polícia Federal garanta a segurança do acampamento e dos ameaçados.

 leia mais



Pescador é assassinado no Maranhão em conflito por território
12.07.2017

CPT

O pescador e agricultor de vazante Zé Menino, em em Araioses (MA), foi mais uma vítima dos inúmeros casos de violência no campo, que em 2017, até o momento, somam 46 assassinatos. Vaqueiros de fazenda próxima de onde os pescadores plantavam iniciaram um tiroteio depois que Zé Menino e seu irmão foram expulsar o gado que estava invadindo a plantação deles.

 leia mais



Doméstica é resgata em situação de trabalho escravo
12.07.2017

MPT-RJ

Foi resgatada uma empregada doméstica de 68 anos que trabalhava em condições análogas às de trabalho escravo na cidade de Rubim, no Vale do Jequitinhonha, no nordeste mineiro. Além de não pagar o salário da doméstica, a empregadora, de 50 anos, ainda usava o dinheiro da pensão que a trabalhadora recebia pela morte do marido e chegou a fazer três empréstimos consignados, num total de R$ 9 mil, em nome da empregada.

 leia mais



Suspeito de articular massacre em Colniza exporta madeira
11.07.2017

Alceu Luís Castilho e Izabela Sanchez, De Olho Nos Ruralistas

A Promotoria de Justiça de Colniza o considera mandante da chacina, mas está foragido desde então. Enquanto estava foragido, suas madeireiras exportavam seus produtos.

 leia mais



Jovens são criminalizados por participar de manifestação contra PEC 241 em Florianópolis
11.07.2017

Raquel Wandelli, Jornalistas Livres

Em nome da justiça e de todos os lutadores sociais que defendem o país contra o ataque aos direitos humanos e às políticas públicas, a estudante de Relações Públicas da UFSC, Vanessa Canei, 28 anos, e o fotógrafo independente, Gabriel Rosa, 29 anos, preferiram correr o risco de serem condenados para provar sua inocência.

 leia mais



Terra e Sangue em Rondônia: até quando?
10.07.2017

CPT Rondônia

A Comissão Pastoral da Terra em Rondônia (CPT-RO) denuncia mais um assassinato no campo no estado, Ademir de Souza Pereira, de 44 anos, e exige a imediata segurança para a sua esposa e seus familiares, que têm recebido ameaças.

 leia mais



Está oficialmente aberta a temporada de caça a pobres do campo no Brasil
10.07.2017

Leonardo Sakamoto

Ao se sentirem fortalecidos pelas alianças políticas que fizeram, certos produtores rurais e extrativistas querem mudar as regras da demarcação de territórios indígenas, suprimir ainda mais a proteção ambiental, "flexibilizar" as regras para a implantação de grandes empreendimentos, enfraquecer o conceito de trabalho escravo contemporâneo, aprovar uma reforma nas leis trabalhistas no campo que transformaria pessoas em objetos descartáveis de trabalho.

 leia mais



Após 40 dias do massacre, mais um trabalhador rural é morto em Pau D'Arco
08.07.2017

Mario Campagnani, Justiça Global

Pouco mais de 40 dias após o Massacre de Pau D’Arco (PA), que tirou a vida de 10 trabalhadores rurais, Rosenildo Pereira de Almeida, conhecido como Negão, de 44 anos, foi executado a tiros na noite de ontem, na cidade de Rio Maria, cerca de 60km de Pau D´Arco. Ele era uma liderança do acampamento da fazenda Santa Lúcia, palco da chacina, e havia deixado o local horas antes porque estava sendo ameaçado e perseguido.

 leia mais



Ademir Souza Pereira, líder da LCP é executado a tiros na Zona Sul de Porto Velho
07.07.2017

Toni Francis, G1 Rondônia

O camponês estava na esquina das ruas Algodoeiro com Viçosa, no bairro Conceição, quando foi surpreendido por dois homens que estavam em um carro preto. Ademir entou correr, mas foi alvejado e, depois de cair, foi executado com um tiro na nuca. A vítima é um dos líderes da Liga dos Camponeses Pobres (LCP) em Ariquemes (RO), no Vale do Jamari. O militante, sua esposa e outras três pessoas estavam em Porto Velho para participar de uma reunião com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

 leia mais



Procuradoria Federal pede fim da revista vexatória em todos os presídios do país
06.07.2017

Maria Teresa Cruz, Ponte

Documento da Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão entregue ao procurador geral da República pede ação de inconstitucionalidade das práticas de revista degradante de parentes de presos.

 leia mais



"A violência de gênero é um dos fenômenos mais democráticos que existem". Entrevista com Marlene Strey
05.07.2017

Vitor Necchi, IHU

Às vezes a violência de gênero pode parecer é um problema apenas de pessoas socialmente vulneráveis, mas isso não é verdade. Também atinge a pessoas de diferentes níveis educacionais o de ingressos, mas frequentemente a questão não fica sendo conhecida pela vizinhança, nem vai para a delegacia ou aos meios de comunicação. A violência de gênero está em todos os lugares onde existirem homens e mulheres, por isso não é algo que possa ser encarado apenas individualmente.

 leia mais



Dossiê apresenta levantamento de crimes cometidos contra defensoras e defensores de direitos humanos no Brasil
04.07.2017

CBDDH

66 ativistas de direitos humanos foram assassinados em 2016 em Brasil, de acordo com relatório divulgado pelo Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (CBDDH). Outros 64 foram criminalizados, atacados ou ameaçados.

 leia mais



Coletivos unidos em jornada de combate a tortura
26.06.2017

Jornalistas Livres

Os movimentos e organizações sociais e populares, coletivos e grupos autônomos, ativistas culturais e artistas engajados, segmentos dos mais diversos, pessoas comprometidas com a defesa dos direitos humanos, preocupados com a prática sistemática da tortura e da violência praticada por agentes do Estado, exigiram um basta de tortura no Dia Internacional de Combate à Tortura.

 leia mais



No Dia em Apoio às Vítimas de Tortura, secretária diz que prática ainda persiste
26.06.2017

Cristina Índio do Brasil, EBC, Agência Brasil

A secretária especial de Direitos Humanos, Flávia Piovesan, disse que, embora a Constituição de 1988 proíba a tortura e o Brasil tenha ratificado convenções da Organização das Nações Unidas (ONU) que condenam esse tipo de crime, a prática ainda persiste no país.

 leia mais



Aumento da violência no campo anuncia cenário de guerra em 2017
23.06.2017

Thais Lazzeri, Repórter Brasil

A crueldade dos ataques choca, mas não surpreende quem acompanha a escalada dos números sobre a violência no campo. Para seguir esse cenário, lançamos o especial multimídia Campo em Guerra. Nele, investigamos as motivações dos ataques, o contexto em que as ilegalidades proliferam, as histórias por trás dos números e as ligações dessa violência com os setores produtivos que abastecem as grandes cidades do Brasil e do mundo.

 leia mais



Assistente social é detida por policiais ao questionar ação na Cracolândia
21.06.2017

Maria Teresa Cruz, Ponte

Uma orientadora socio-educativa que teria observado os PMs quando faziam a abordagem para revistar a mochila de duas adolescentes dependentes químicas, foi algemada, levantada su a blusa e empurrada a uma viatura pelos policiais, que deram voz de prisão por desacato. Identificada como Estela Braga Melo, a profissional presta serviço para a prefeitura de São Paulo na Praça Pincesa Isabel, atuando na abordagem de pessoas em situação de rua, usuárias de drogas. O Conselho Regional do Serviço Social de São Paulo divulgou nota de repúdio e denunciou “violência desmedida” na região por parte da polícia; os profissionais farão ato em resistência ao ocorrido.

 leia mais



Após ser vítima de racismo, estudante abandona curso de Direito no Mackenzie Rio
20.06.2017 

Norma Odara, Brasil de Fato

Uma das colegas da estudante de direito Alba Cristina da Silva Conceição, que cursava o segundo semestre, no Instituto Presbiteriano Mackenzie, no Rio de Janeiro (RJ), se referiu a ela como "macaca" e a suas filhas como "macacas pretas e faveladas que pus pra fora". Alba afirmou ao Brasil de Fato que foi até a universidade para falar com a coordenação, mas que eles trataram a situação de maneira “rasa e superficial”.

 leia mais



E o exército americano chegará à Amazônia?
19.06.2017 

Raúl Zibechi, Outras Palavras

Pela primeira vez na história, tropas dos Estados Unidos participam de um exercício militar no coração da Amazônia. Trata-se do AmazonLog, que acontecerá entre 6 e 13 de novembro no município brasileiro de Tabatinga, na tríplice fronteira entre Peru, Brasil e Colômbia.

 leia mais



Guerra, violência e perseguição elevam deslocamentos forçados a um nível sem precedentes
19.06.2017

ACNUR

Em todo o mundo, o deslocamento forçado causado por guerras, violência e perseguições atingiu em 2016 o número mais alto já registrado, segundo relatório "Tendências Globais" divulgado hoje pela Agência da ONU para Refugiados.

 leia mais



Júlio Lancellotti refuta ação na nova Cracolândia
11.06.2017

Rede Brasil Atual

O padre Júlio Lancellotti, da Pastoral do Povo de Rua, criticou a ação realizada este 11 de junho pelo prefeito de São Paulo, João Doria, e o governador do estado, Geraldo Alckmin, na Praça Princesa Isabel, a "nova Cracolândia", centro de São Paulo. "Alguém acredita que isso vai resolver alguma coisa?! Violência contra os irmãos na Praça Princesa Isabel". Ao publicar uma foto dos policiais em ação, ele lamentou a forma como foi realizada a operação.

 leia mais

 assista aos videos de:
(1) Caio Castor 2'46"   
(2) City News 10'04"



Direitos dos povos indígenas e direito ambiental sob ataque no Brasil, alertam relatores da ONU e CIDH
08.06.2017 

Direitos Humanos na ONU

Três relatores especiais das Nações Unidas e um relator da Comissão Inter Americana de Direitos Humanos se uniram para denunciar que os direitos dos povos indígenas e o direito ambiental estão sob ataque no Brasil. Nos últimos 15 anos, o Brasil tem assistido ao maior numero de assassinatos de ativistas ambientais e da terra em todo o mundo, chegando a uma média de uma morte por semana. Os povos indígenas estão especialmente ameaçados. A pesar da situação, um relatório da CPI recentemente adotado por uma Comissão Parlamentar chega ao extremo de encorajar ao governo brasileiro a abandonar a Convenção 169 da OIT, desmontando qualquer avanço obtido até agora.

 leia mais



Crime ou conflito?
08.06.2017 

Ciro Barros, Agencia Pública

Usada contra o MST no Paraná, Lei de Organizações Criminosas permite juntar acusações e imputá-las a supostos líderes; prisões preventivas de sete militantes foram revogadas depois de mais de seis meses de cadeia. O processo, no entanto, está longe de acabar. 30 mil hectares estão em poder de alguns fazendeiros e da madeireira Araupel. É por esse pedaço de chão que se trava o atual conflito.

 leia mais



Guerras globais, refugiados locais: o maior drama deste século
08.06.2017 

Mariana Serafini, Vermelho

Passaram mais de sete décadas desde o fim da última grande guerra mundial, mas é agora, em 2017, que atingimos a maior cifra de pessoas deslocadas da história: 70 milhões. Os deslocamentos forçados são resultado de guerras ou de violência generalizada; "há milhões de deslocados devido às guerras, mas estas guerras são necessárias para manter o sistema", segundo o doutor Tercio Redondo. Para o professor Reginaldo Nasser, o impacto das políticas neoliberais de poder do mercado é uma das principais causas tanto dos deslocamentos entre países, quanto dos deslocamentos internos. Falta capacidade para prestar a assistência necessária aos refugiados e imigrantes.

 leia mais



Violência no Brasil tem cor, idade e mira nos mais pobres
05.06.2017 

Marcos Aurélio Ruy, CTB

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou no dia 5 de junho o relatório "Atlas da Violência 2017", feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os números são aterradores e confirmam o genocídio negro, principalmente da juventude e das mulheres. Os dados mostram que a cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras.

 leia mais



Jovem de Mariana é levada à delegacia por criticar a PM no Facebook
02.06.2017

Lucas Mantovani, Vértice

Estudante de 19 anos da Universidade Federal de Ouro Preto, foi conduzida à delegacia em Mariana por crime de desacato, após criticar a Polícia Militar em comentário no Facebook no dia 23 de maio.

 leia mais



Chacina no Campo: Vigília no Pará responsabiliza governo e judiciário
01.06.2017 

Fátima Bezerra, Vermelho

Dez cruzes e o derramamento simbólico de sangue em frente ao prédio do Tribunal de Justiça do Pará, foram a forma que os ativistas do Comitê Paraense de Combate à Violência encontraram para dizer o Judiciário paraense e os governos no estado são os grandes responsáveis pelos assassinatos de trabalhadores rurais que lutam por reforma agrária. Segundo um levantamento da Comissão Pastoral da Terra, este ano já houve 36 assassinatos no campo no Brasil, e 18 ocorreram no Pará.

 leia mais


Sem direito à terra em vida, massacre e morte indigna
31.05.2017 

CPT

As Pastorais do Campo divulgaram uma Nota Pública condenando o aumento dos massacres e da violência contra os povos do campo. O documento destaca que "É evidente que esta exacerbação dos conflitos agrários em número e violência, tem ligação com a crise política e com o avanço das forças do agronegócio sobre os Poderes do Estado brasileiro.

 leia mais



Ministério Público diz que Doria quer “caçada humana” na Cracolândia
25.05.2017 

Felipe Betim, El País

O município havia pedido neste mesmo dia autorização da Justiça para internar à força usuários de drogas, mas o Ministério Público de São Paulo, por meio de seus promotores, classificou o pedido de "esdrúxulo" e de "retrocesso". A secretária de Direitos Humanos de São Paulo, Patrícia Bezerra, pediu demissão de seu cargo; em reunião com movimentos sociais, ela classificou a ação policial do domingo 21 de maio na Cracolândia como "desastrosa".

 leia mais



O direto à educação da população migrante
25.05.2017 

Escravo, nem pensar! Repórter Brasil

Uma produção audiovisual dá voz a alunos filhos de imigrantes e brasileiros e educadores para relatarem os desafios de se promover um ambiente multiétnico de aprendizado voltado aos direitos humanos e à integração cultural.

 leia mais



Feridos e hospitalizados chegam a 22 depois de ataque a indígenas Gamela no Maranhão
06.05.2017 

CIMI

Apuração realizada durante esta semana revelou que o número de feridos entre o povo Gamela, atacado no último dia 30 em uma área retomada no Povoado das Baías, município de Viana (MA), chega a 22, cinco deles baleados e Aldenir de Jesus Robeiro e José Ribamar Mendes com mãos amputadas, mas reconstituídas no hospital, de acordo com posicionamento médico oficial.

 leia mais


A líder dos trabalhadores rurais Kátia Martins foi assassinada no Pará
05.05.2017 

CPT

A trabalhadora e líder rural, Kátia Martins, 43 anos, foi assassinada com cinco tiros numa embosca ocorrida em sua própria casa, no Assentamento “1º de Janeiro”, quase na divisa dos municípios de Castanhal e São Domingos do Capim, no nordeste paraense, a 130 quilômetros de Belém. Kátia era a presidente da Associação de Agricultores Familiares deste assentamento.

 leia mais



Relatório da CPI da Funai criminaliza luta pelos direitos indígenas
03.05.2017 

Alceu Luís Castilho

Relatório da CPI da Funai criminaliza 35 líderes indígenas, antropólogos, procuradores, Cimi, CTI e ex-ministro. A CPI foi presidida pelo deputado Alceu Moreira (PMDB-RS), célebre por defender a resistência armada conta indígenas. O relator foi Nilson Leitão (PSDB-MT), atual presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária. O subrelator para a Funai é outro líder da bancada ruralista, dono de terras em Rondônia, Valdir Colattto (PMDB-RS). Foi evidente o propósito de criminalizar o Conselho Indigenista Missionario (Cimi), organização ligada à igreja católica conhecida por defender as etnias.

 leia mais



Militante do MST foi executado no Vale do Rio Doce, Minas Gerais
24.04.2017

MST

Silvino Nunes Gouveia, dirigente regional do MST, foi brutalmente assassinado com dez tiros, o dia 23 de abril no Assentamento Liberdade, município de Periquito-MG. De acordo com relatos de vizinhos, Silvino estava em sua casa quando alguém o chamou, ele saiu com a lanterna e foi recebido com os disparos.

 leia mais


Os nove corpos das vítimas da chacina no MT têm sinais de tortura
24.04.2017

IHU

Os corpos dos nove trabalhadores rurais assassinados na área de Taquaruçu do Norte, a mais de 350 km da zona urbana de Colniza, município a 1.065 km de Cuiabá, apresentam sinais de tortura, segundo os técnicos da Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) que realizaram os exames de necropsia, no sábado 22 de abril.

 leia mais


O assassinato de Umbico, Quilombo do Charco
18.04.2017 

CPT

Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM) e a Comissão Pastoral da Terra no Maranhão vêm a público se manifestar sobre o assassinato de Raimundo Silva, Umbico, no último dia 12 de abril, no Quilombo do Charco, em São Vicente Férrer, no Maranhão.

 leia mais



Justiça condena assassino de Nicinha a 15 anos de prisão
24.03.2017 

MAB

No Fórum Criminal de Porto Velho (RO), o Tribunal do Júri condenou Edione Pessoa da Silva pelo assassinato de Nilce de Souza Magalhães, a Nicinha. A pescadora e militante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) foi assassinada em 7 de janeiro de 2016, mas seu corpo foi achado apenas cinco meses depois no fundo do lago da Usina Hidrelétrica Jirau, com uma marca de tiro na cabeça e com as mãos e pés amarrados a uma pedra.

 leia mais


Não é crise, é projeto
19.01.2017 

Pastoral Carcerária

Apesar do clamor nacional que se seguiu aos massacres de Manaus, Roraima e Rio Grande Norte, o principal produto do sistema prisional brasileiro sempre foi e continua sendo a morte, a indignidade e a violência. Em números bastante subestimados, fornecidos pelas próprias administrações penitenciárias, no mínimo 379 pessoas morreram violentamente nas masmorras do país em 2016.

 leia mais



Fazendeiros são presos por envolvimento em ataque a indígenas em Caarapó (MS)
18.08.2016 

CIMI

O Ministério Público Federal (MPF), por meio da força-tarefa Avá Guarani, obteve a prisão preventiva de proprietários rurais envolvidos na retirada violenta de indígenas da Fazendo Yvu, em Caarapó (MS). O ataque aconteceu em junho deste ano e resultou na morte de um índio e na lesão de outros nove por arma de fogo.

 leia mais



Emboscada a acampamento do MST no Paraná deixa dois mortos e vários feridos
07.04.2016

Brasil de Fato

Uma emboscada contra o acampamento Dom Tomás Balduíno, em Quedas do Iguaçu, região centro do Paraná, deixou dois mortos e pelo menos 6 feridos. Segundo a secretaria do MST, seguranças e jagunços da madeireira Araupel armaram uma emboscada, com participação da Polícia Militar.

 leia mais


Ver arquivo de notícias

 


Observatório das Violências Policiais e dos Direitos Humanos
Rua Monte Alegre 984 - Perdizes -  Prédio Novo - 4º andar - Bloco A - Sala 4E08 - CEP 05014-901 - São Paulo - SP