Diogo Cintra: ator, jovem, negro e mais uma vítima do racismo institucional
16.11.2017

Maria FrôForum

“Eu tava andando na rua, próximo do Terminal Parque Dom Pedro II quando fui abordado por dois homens, que pediram meu celular e meu dinheiro. Eu reagi e saí correndo pra tentar me abrigar no próprio Terminal. Porem, os seguranças acreditaram nos asaltantes e sem pensar duas vezes e aí começaram a me segurar com força e violência.”

 leia mais



Em Ameaças e violência contra líderes quilombolas se espalham pelo Brasil
10.11.2017

Koinonia

O ano de 2017 tem sido delicado para causa quilombola. Ameaçados em seus direitos territoriais por uma ação que os processos de demarcação e titulação das áreas que já ocupam, eles têm ainda que enfrentar a violência. Este ano foram pelo menos 14 as vítimas fatais, 70% na Bahia.

 leia mais



Em Rio: alunos do Instituto Federal do Maranhão são chamados de “macacos” e “macumbeiros”
10.11.2017

Mariana Botão, O Imparcial

Durante evento na capital carioca, estudantes maranhenses sofreram com discurso racista e xenofóbico. A palavra “sujos” foi escrita nos ônibus da Instituição.

 leia mais



ADI quilombola: A luta contra o Marco Temporal continua no STF
09.11.2017

Daniela Fichino , Justiça Global

Dias Toffoli apresentou seu voto durante aproximadamente duas horas, discorrendo em detalhes sobre os pontos em disputa. O voto do ministro, entretanto, reconheceu a tese do chamado “marco temporal”, segundo a qual as terras passíveis de titulação deveriam estar ocupadas pelas comunidades quilombolas na data da promulgação da Constituição, 5 de outubro de 1988.

 leia mais



Após declaração racista, Globo afasta William Waack por tempo indeterminado
08.11.2017

Forum

Quase seis horas depois, com uma nota sem destaque algum em seu site e ainda tecendo elogios ao jornalista, a emissora informou que o suspendeu “até que a situação seja esclarecida”.

 leia mais



Prática de racismo institucional e violência desregrada dirigida contra os/as quilombolas de Rio dos Macacos
07.11.2017

AATR

Foi convocado pelo comando da Marinha um grande contingente de soldados armados, que reforçaram o clima de tensão e ameaças às/aos quilombolas. E, mesmo após sua partida, o impasse persistiu com as famílias de oficiais da Vila naval impedindo o retorno das famílias quilombolas às suas residências, verbalizando discursos de ódio e atirando pedras e ovos sobre as/os quilombolas e assessoras jurídicas.

 leia mais



Você, que de alguma forma crê em direitos humanos, precisa conhecer Tatiane
18.10.2017

Winnie Bueno, Justificando

Esta é mais uma coluna sobre silenciamento, racismo, cárcere, seletividade do sistema penal, interseccionalidade e a morte da população. Uma coluna que fala sobre os efeitos perversos da estrutura racial mas que também é um pedido de socorro. Um pedido para que ao menos uma vez a empatia e a solidariedade estejam a serviço das mulheres negras..

 leia mais



A Farsa da Justiça Democrática : o Direito ao Território Quilombola sob ameaça
17.10.2017

Gardenia Mota Ayres e Davi Pereira Junior, Justiça Global

Na arena da disputa política a ADI 3239/04 é mais um instrumento orquestrado pela bancada ruralista / conservadora e seus apoiadores contra os direitos territoriais das comunidades quilombolas. A contestação da constitucionalidade do Decreto 4.887/2003 impetrada pelo já extinto Partido da Frente Liberal (PFL), atual Democratas (DEM), escancara a solidez do projeto racista da elite aristocrática.

 leia mais



Nove meses após prisão injusta, ambulante é lembrado em rap
16.10.2017

Kaique Dalapola, Ponte

A prisão injusta do vendedor ambulante Wilson Alberto Rosa, o Chandelly, foi lembrada na música Guetto Cypher, dos rappers Bethoven, Conspira BDC, Aliado Treze, Romão Akin e Edu Akupulla. “Até trampando o racismo vem nos caçar / salve, Chandelly, sua liberdade vai cantar / seu crime foi ser preto, ser pobre, do gueto / país eurocêntrico, aqui não tem mais jeito”, diz o trecho da música.

 leia mais



No Rio, truculência da Guarda Municipal também atinge quem tem licença
13.10.2017

Pedro Prado, The Intercept

A Guarda atacou no Méier, Zona Norte do Rio, em um ponto entre as ruas Dias da Cruz e Silva Rabelo, onde se concentram dezenas de camelôs, a maioria ilegais. O estranho é que a única barraca apreendida foi uma de esfirras que tinha autorização para estar ali, a que pertence a Toyba Hussein, refugiada vinda da Etiópia.

 leia mais



Juíza suspende decisão que determinou saída de 17 famílias de área quilombola
12.10.2017

Airton Marques, RD News

A juíza Rogéria Maria Castro Debelli, do Tribunal Regional Federal da Primeira Região, anulou a decisão despejou 17 famílias da comunidade do Pequizeiro, no quilombo Mata Cavalo, localizado no município de Nossa Senhora do Livramento (MT), a 56 km da Cuiabá. A área onde está situada a comunidade quilombola é alvo de uma disputa judicial que remonta 133 anos e perdura até hoje. Os lados opostos são os fazendeiros e descendentes de escravos que ocupam a terra desde o início da colonização em Mato Grosso e vivem na região até os dias atuais.

 leia mais



Racismo na infância
11.10.2017

Preta Rara, Midia Ninja

Como construir a identidade étnica dessa criança, que já não se vê nas grandes mídias e tem sua história apagada na escola?

 leia mais



Ataque depreda terreiro de candomblé em Seropédica, no Rio
06.10.2017

Leonardo Coelho, Ponte

O desabafo de Iyalorisá Vivian de Bara tem voz, mas não tem eco. Voz porque a mãe de santo se posicionou de forma clara frente a mais um caso de intolerância religiosa no Estado do Rio de Janeiro. Seu terreiro, o Ilê Asé Afefé T. Oju Lonan, foi depredado no município de Seropédica, no Rio de Janeiro. Diretor da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa critica falta de atuação do Estado: “Vamos esperar que matem um sacerdote?”

 leia mais



Violência contra quilombolas dispara em 2017
04.10.2017

IHU

O número de quilombolas assassinados no Brasil em 2017 chegou a 14, de acordo com levantamento da Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (Conaq). Mais de 70% dos casos ocorreram na Bahia.

 leia mais



Bolsonaro é condenado por discurso contra quilombolas
03.10.2017

Forum

Deputado federal fez declarações preconceituosas contra os quilombolas, afirmando que eles “não servem nem para procriar”. Terá de pagar R$ 50 mil por danos morais.

 leia mais



Metroviários protestam contra demissão de funcionário vítima de racismo
28.09.2017

Gabriel Valery, Rede Brasil Atual

Trabalhadores do Metrô de São Paulo realizaram um ato pela reintegração imediata de Valter Rocha ao quadro de funcionários da empresa, além de rechaçar o plano privatista de Alckmin.

 leia mais



Histórico de escravidão explica imensa desigualdade de renda no Brasil, diz Pikertty
28.09.2017

Forum

Na opinião do economista francês, Thomas Pikertty, a concentração de renda nas mãos dos mais ricos no Brasil vem se mantendo intacta devido à própria história do país. “O Brasil foi o último a abolir a escravidão no século 19”. Segundo ele, o Brasil não voltará a crescer de forma sustentável enquanto não reduzir sua desigualdade e a extrema concentração da renda no topo da pirâmide social.

 leia mais



Movimento negro busca reparação por fraudes em cotas raciais nas universidades
27.09.2017

Júlia Dolce, Brasil de Fato

O movimento e cursinho popular Educafro está tentando instalar medidas de reparação pelas fraudes ocorridas em relação à política de cotas raciais. O assunto voltou a ganhar atenção pública o jornal Folha de São Paulo divulgou diversos casos de estudantes brancos que se autodeclararam negros e tornaram-se cotistas.

 leia mais



Fascistas ameaçam advogado negro em Blumenau (SC)
25.09.2017

Forum

O advogado negro Marco Antônio André, de Blumenau Santa Catarina, se deparou com uma ameaça de fascistas em um cartaz colado em um poste em frente sua residência: “Negro, comunista, antifa e macumbeiro, estamos de olho em você”, diz o cartaz, que tem ainda uma imagem representativa do movimento racista KKK (Ku Klux Klan), dos Estados Unidos.

 leia mais   assista ao vídeo de AB News



Sociedade se mobiliza contra agressões a religiões de matriz africana
23.09.2017

Marcelo Santos, Rede Brasil Atual

Stete depredações e ataques a terreiros no mês, apenas na Baixada Fluminense, desencadeiam ações contra intolerância religiosa. Em Copacabana, 50 mil pessoas participam da 10º Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa. Também em São Paulo se realizaram marchas.

 leia mais



Líder quilombola Flavio Gabriel Pacifico dos Santos é morto a tiros em Simões Filho (BA)
19.09.2017

Simões Filho Online

O líder Quilombola Flavio Gabriel Pacifico dos Santos, 36 anos, conhecido por todos como “Binho do Quilombo”, foi morto com pelo menos 10 tiros na cidade de Simões Filho, na região metropolitana de Salvador.

 leia mais



Wòn kò lè gbà á lówó wa! O proselitismo racista não vai nos privar da nossa ancestralidade
19.09.2017

Winnie Bueno e Marcela Lisboa, Justificando

As expressões religiosas das tradições de matriz africana são atravessadas por um histórico de supressões de direitos, limitações e criminalizações que se inserem desde o período colonial até o auge daquilo que conhecemos por estado democrático de direito.

 leia mais



Funcionário demitido pelo Metrô afirma que foi vítima de racismo
19.09.2017

Maria Teresa Cruz, Ponte

Ao longo de 15 anos, Valter ouviu que seu cabelo era "anti-higiênico" e que "não tinha genes" para operar equipamentos. Foi demitido após reagir contra ofensa racista de um passageiro.

 leia mais



Intolerância religiosa: a livre expressão do racismo brasileiro
19.09.2017

Joice Berh, Justificando

Os recentes vídeos propagados nas redes sociais, onde traficantes violentam casas de culto religioso africano (ou de dissidência africana), que trouxe para os 15 minutos de debates rasos e indignações passageiras, um sofrimento que, além de histórico é seguramente uma ramificação da expressão do racismo arraigado nas estruturas e instituições.

 leia mais



PM algema mulher negra que precisava de cuidados médicos
13.09.2017

Maria Teresa Cruz, Ponte

Testemunha que gravou vídeo afirma que, em mais de uma oportunidade, pediu aos policiais que soltassem a jovem Karen dos Santos, e acionassem o atendimento médico.

 leia mais



O significado racista por trás da mudança da faculdade de direito da UERJ
22.08.2017

Coletivo Negro Patrice Lumumba, Brasil de Fato

Há aproximadamente uma semana, fomos surpreendidos com a notícia veiculada pela mídia de mudança da Faculdade de Direito da UERJ para um prédio cedido pelo Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ). Embora a esmagadora maioria dos corpos docente, discente e de servidores da faculdade não ter sido sequer informada sobre a proposta, as tratativas por parte de um pequeno grupo de docentes e a presidência do TJRJ já estavam avançadas e a transferência.

 leia mais



Rafael Braga contraiu tuberculose
22.08.2017

Luiza Sansão, Ponte

Com tosse que persiste há quase um ano, internado há cinco dias sob suspeita de ter contraído tuberculose, ex-catador de latas, negro, agora prisioneiro teve diagnóstico confirmado e está sendo medicado.

 leia mais



Preocupa o silêncio ante ao massacre da população negra e pobre de Jacarezinho
21.08.2017

Samuel Lourenço Filho, Justificando

Desde a morte de um inspetor da Polícia Civil numa operação policial em uma das favelas do Rio de Janeiro, um verdadeiro caos se instalou. A favela do Jacarezinho tem sido alvos de constantes operações que nas entrelinhas é vista como ações vingativas e verdadeiro massacre em cada ocorrência, e estão moradores sendo mortos nos confrontos que duram mais de 7 dias .

 leia mais



Dos traficados com drogas aos traficantes de drogas: racismo e proibicionismo no Brasil
17.08.2017

Henrique Oliveira, Justificando

A história do povo negro no Brasil desde que fomos trazidos da África é atravessada pela relação com as drogas, seja como moeda de troca no tráfico atlântico, ou na contemporaneidade, onde pessoas negras são mortas e presas em massa pela política criminal de drogas, que ainda nos mantém acorrentados.

 leia mais



Charlottesville é aqui
14.08.2017

Joice Berth, Justificando

O Brasil é um país de exaltação escancarada da brancura. Não queremos conhecer a cultura que deriva da presença dos povos africanos no nosso país e quando o fazemos, somos cínicos em usurpar, distorcer e excluir o componente cultural africano que é formador dessa cultura.

 leia mais



Manutenção de prisão de Rafael Braga por TJRJ causa revolta nas redes sociais
08.08.2017

Justificando

Por 2 votos a 1, o Tribunal de Justiça do Rio do Janeiro (TJRJ) manteve a prisão de Rafael Braga, com base única nas palavras do policial que efetuou a prisão e cujo depoimento foi posto em dúvida por testemunha ocular e pelo próprio acusado. Rafael se tornou símbolo da discussão acerca do racismo no Poder Judiciário.ça.

 leia mais



Seis moradores de área quilombola morrem em chacina na Chapada Diamantina
08.08.2017

Mário Bittencourt, Correio

As vítimas moravam em duas casas vizinhas e foram mortas dentro dos imóveis - quatro em uma casa e dois em outra - por homens que estavam em um veículo preto não identificado. Em menos de um mês, oito trabalhadores rurais quilombolas são mortos na Bahia.

 leia mais



Retomada do julgamento sobre titulação de territórios: uma ameaça aos direitos quilombolas
01.08.2017

Lilian C.B. Gomes e Cesar Augusto Baldi, Justificando

Os quilombolas, por exemplo, passam por um momento de grande tensão e ameaça de perda de garantias, pela Ação Direta de Inconstitucionalidade 3239/2004, que questiona o direito de propriedade das comunidades quilombolas e pode paralisar o andamento dos processos para titulação de terras no Incra, além de ameaçar os quilombos já titulados.

 leia mais



Negros fazem ato no centro de SP por habeas corpus a Rafael Braga
01.08.2017

Sérgio Silva, Ponte

Véspera do julgamento do habeas corpus impetrado pela defesa de Rafael Braga, o Movimento Negro de São Paulo, organizado através da Frente Alternativa Preta, realizou um ato na região central da capital paulista pela liberdade do ex-catador de latas. Durante ato, os ativistas marcharam até Cracolândia e pediram fim da violência de Estado na região.

 leia mais



Angela Davis compara encarceramento à escravidão moderna
27.07.2017

Midiã Noelle, Jornalistas Livres

O “sistema carcerário industrial” alimenta os presídios de corpos negros em uma escala global. A lógica do punitivismo do encarceramento tem “mantido ligações muito óbvias com o sistema de escravização”.

 leia mais



Quando 9g de racismo pesam mais que 129kg de maconha
26.07.2017

Henrique Oliveira, Justificando

Breno Fernando Solon Borges, que é dono de uma metalúrgica e serralheria em Campo Grande no Mato Grosso do Sul, é filho da presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Mato Grosso do Sul, preso carregando junto com outras pessoas em dois carros, 129 quilos de Maconha, uma pistola nove milímetros e 199 munições de fuzil calibre 7,62, conseguiu liberdade para que cumprir tratamento psiquiátrico. Enquanto isso, Rafael Braga, um jovem negro e pobre, catador de material reciclável, foi condenado há 11 anos de prisão.

 leia mais



Marcha das mulheres negras e indígenas pediu o fim da violência de gênero e de raça
26.07.2017

Maria Teresa Cruz, Ponte

Organizada pelo coletivo autônomo Marcha das Mulheres Negras de São Paulo, a “Marcha de Mulheres Negras e Indígenas por nós, por todas nós, pelo bem viver” começou na praça Roosevelt e continuou até o Largo do Paissandu

 leia mais



Após críticas e protestos, uma FLIP mais diversa
26.07.2017

Tory Oliveira, Carta Capital

Após pressão dos movimentos negros, de protestos e de ser acusada de ser um “arraial da branquitude”, com centro na obra de Lima Barreto, a 15ª edição da Festa Literária de Paraty tem 46 autores, entre eles, 24 mulheres, inclui 30% de autores negros em sua programação.

 leia mais



Julgamento no STF ameaça direitos quilombolas
25.07.2017

Daniela Fichino, Justiça Global

Trata-se do embate jurídico de maior importância para os direitos quilombolas desde a promulgação da Constituição de 1988, que reconheceu, no art. 68 do ADCT, o direito dessas comunidades aos seus territórios ancestrais. Uma grande mobilização está prevista para esta data em Brasília, reunindo comunidades quilombolas de todo o país.

 leia mais



Para Juristas, decisão que cerceia candomblé é inconstitucional e se vale de racismo
21.07.2017

Justificando

O caso de repressão e intolerância religiosa sofrido por uma casa de candomblé localizada na região metropolitana de Belo Horizonte/MG, em que a Justiça estipulou um conjunto de regras para a realização dos cultos, levantou críticas de juristas. Para a Iyaloríxa Winnie Bueno, “o caso está relacionado com uma regulação que, aparentemente, é jurídica. Trata-se de uma tentativa de suprimir a liberdade religiosa e o livre direito ao culto”.

 leia mais



Lindomar Fernandes Martins, quilombola, foi assassinado em comunidade do município de Lençóis, Bahia
17.07.2017

CPT

Mais um crime envolvendo trabalhador rural quilombola aconteceu na Bahia. Dessa vez na região da Chapada Diamantina.

 leia mais



Grêmio e Aranha, uma história de racismo perverso e continuado
17.07.2017

Breiller Pires, El País

Visto por dirigentes como “pessoa perigosa”, goleiro revive o trauma dos ataques racistas.

 leia mais



Líder quilombola Junior Mota foi assassinado na Bahia
14.07.2017

MPA

O líder camponês e quilombola, José Raimundo Mota de Souza Júnior foi assassinado a tiros no quilombo de Jiboia, interior do município de Antonio Gonçalves (BA), enquanto trabalhada no campo com um irmão e um sobrinho.

 leia mais



Sociologia e o mundo das leis: racismo, desigualdades e violência
05.07.2017 

Paulo Ramos, Justificando

Para quem debate a partir do campo da sociologia das relações raciais, podemos encontrar três exemplos em que nos deparamos com o mundo das leis. Um deles, da primeira metade do século XX, quando da criminalização do racismo; mais recentemente podemos citar a formulação das ações afirmativas; e outro exemplo bem atual, quando debatemos o Genocídio da Juventude Negra.

 leia mais



Religiosos lutam para libertar orixás da polícia
04.06.2017 

Juliana Gonçalves, The Intercept

No início do século XX, a prática das religiões de matriz africana era considerada crime pelo código penal e diversos objetos ritualísticos seus foram apreendidos em batidas policiais. Mais de 100 anos depois, líderes religiosos e ativistas do movimento negro buscam a transferência desta parte da história para um local apropriado e de exaltação à cultura negra através da campanha “Liberte o Nosso Sagrado”.

 leia mais



Após ser vítima de racismo, estudante abandona curso de Direito no Mackenzie Rio
20.06.2017 

Norma Odara, Brasil de Fato

Uma das colegas da estudante de direito Alba Cristina da Silva Conceição, que cursava o segundo semestre, no Instituto Presbiteriano Mackenzie, no Rio de Janeiro (RJ), se referiu a ela como "macaca" e a suas filhas como "macacas pretas e faveladas que pus pra fora". Alba afirmou ao Brasil de Fato que foi até a universidade para falar com a coordenação, mas que eles trataram a situação de maneira “rasa e superficial”.

 leia mais



Violência no Brasil tem cor, idade e mira nos mais pobres
05.06.2017 

Marcos Aurélio Ruy, CTB

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) divulgou no dia 5 de junho o relatório Atlas da Violência 2017, feito em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Os números são aterradores e confirmam o genocídio negro, principalmente da juventude e das mulheres. Os dados mostram que a cada 100 pessoas assassinadas no Brasil, 71 são negras.

 leia mais



Em pleno século XXI, quilombolas ainda têm que lutar por direitos básicos
19.05.2017 

Juliana Gonçalves e Thiago Dezan, The Intercept

Passados 129 anos desde a abolição da escravatura, os quilombos continuam sendo locais necessários à resistência da população negra. A ancestralidade negra vira combustível para a luta atual contra o racismo e pelo direito à terra – ameaçado ainda mais pelo governo Michel Temer, que paralisou as demarcações das terras quilombolas. O reconhecimento das comunidades remanescentes de quilombos é uma forma de reparar os danos do período escravagista sentidos ainda hoje.

 leia mais


O assassinato de Umbico, Quilombo do Charco
18.04.2017

CPT

Movimento Quilombola do Maranhão (MOQUIBOM) e a Comissão Pastoral da Terra no Maranhão vêm a público se manifestar sobre o assassinato de Raimundo Silva, Umbico, no último dia 12 de abril, no Quilombo do Charco, em São Vicente Férrer, no Maranhão.

 leia mais



Especial Quilombolas: Aquados
1.10. 2016 

Patrik Camporez Mação e Luísa Torre, Pública

No Sapê do Norte, uma região tomada por plantações de eucalipto no norte do Espírito Santo, 32 comunidades quilombolas vivem sob forte clima de tensão. Dezenas de descendentes de escravizados africanos foram parar na cadeia sob a acusação de formação de quadrilha ou furto de madeira. A maior parte das prisões ocorre em uma área administrada pela empresa Fibria, mas que é reivindicada pelas comunidades como seu território ancestral.

 leia mais



Observatório das Violências Policiais e dos Direitos Humanos
Rua Monte Alegre 984 - Perdizes -  Prédio Novo - 4º andar - Bloco A - Sala 4E08 - CEP 05014-901 - São Paulo - SP